Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 13 jun 2016, 09:29

Parece que em Israel, o pessoal que ficou com carros da BetterPlace e não tem bateria alugada, está a desesperar com a Renault a dizer que nada pode fazer em relação às baterias degradadas.
Acho que vai ser o ponto de partida para empresas como o Kreiser se lançarem em baterias de substituição para o Fluence.

Entretanto a minha bateria alugada continua a perder Ah, num Leaf já teria perdido 2 barras acho eu.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 13 jun 2016, 09:40

Sim, num Leaf já teria perdido duas barras.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por FullElectric » 13 jun 2016, 14:33

LOL
Com esses Ah um Leaf estaria quase a meio caminho entre a perda da 2ª e da 3ª barra.

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 16 jun 2016, 18:45

Mas isto não pára de descer ? :(

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por psi20 » 16 jun 2016, 18:49

alexmol Escreveu:Mas isto não pára de descer ? :(

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realmente essa descida quase a pique assusta um pouco... por um lado estás "salvaguardado" pelo aluguer.
já não tenho o meu fluence, mas seria interessante comparar o comportamento

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 16 jun 2016, 19:42

alexmol Escreveu:Mas isto não pára de descer ? :(

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O meu último ano foi assim...e palas minhas contas em Abril volto a trocar...!
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 19 jun 2016, 17:37

alexmol Escreveu:Tenho algumas dúvidas que uma oficina sem técnico ZE consiga fornecer essa informação, mas vou tentar.

Quanto a ser o SOH a valer para troca de bateria é algo que ainda vai ser discutido, possivelmente com advogado.

Enquanto cliente (não tendo qualquer ferramenta CanBus) o que vale é carregar a 100%, fazer reset no contador de kWh do painel de instrumentos, e conduzir até o carro parar.
Se o contador mostrar menos de 16,5kWh nessa situação a bateria terá menos de 75% dos 22kWh do folheto da Renault.
Acabei de fazer o teste de descarga completa!
O SOH esteve sempre em 85% e os Ah em 50,19.

Com carga a 100% a Energia restante marcava 16,5kWh.
Fiz reset do contador de kWh do carro e de um dos contadores parciais do Fluence ZE Spy.

A técnica para fazer uma descarga completa sem stress é a seguinte :ugeek:

Ligar o carro no seu local de estacionamento habitual.
Abrir as janelas.
Ligar o Ar Condicionado no modo FAST, e escolher a temperatura máxima HI.
Do lado do pendura escolher a temperatura mínima LO.
Vai trabalhar em simultâneo o compressor e a resistência, garantindo um consumo permanente entre os 4 e os 5kW.

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... oxinml.jpg[/img]

O teste demorará à volta de 5 horas.

Quando o carro desliga verificar o valor de kWh no contador do carro e no Fluence ZE Spy.

Alguns pontos intermédios obtidos no meu caso:

SOC do painél 0%: Gastos 17,2kWh
SOC Real a 0%: Gastos 18,0kWh

E finalmente o carro desligou-se com 18,7kWh gastos.

Conclusões:
:arrow: O contador parcial de kWh do Fluence ZE Spy está certo
:arrow: Confirmam-se os cerca de 1,5kWh de reserva entre o SOC 0% e o carro desligar-se
:arrow: O valor de energia restante reportado pelo carro é só até ao aviso de bateria muito fraca, depois desse aviso ainda restam cerca de 2kWh (a autonomia é calculada com base neste valor)

Mais conclusões
:arrow: O meu SOH de 85% parece descabido para os 16,5kWh de energia utilizável, mas a descarga total permitiu extrair 18,7kWh, o que, para uma energia utilizável quando novo de 22kWh, corresponde de facto aos 85%, conclui-se assim que o SOH está de facto certo no caso de descarga total
:arrow: O SOH e os Ah são duas faces da mesma moeda. O SOH pode ser obtido dos Ah pela conta SOH = Ah / 65 x 1.1
:arrow: Uma bateria com 100% de SOH tem 59,09Ah e permite descarregar 22kWh até desligar

Outras conclusões
:arrow: O circuito de arrefecimento líquido do inversor/conversor DCDC/carregador é activado aos 55ºC e desliga por volta dos 50ºC
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 23 jun 2016, 10:27

Para comparação: tirada hoje depois de uma descarga profunda; não tive tempo para o teste da tomada.


[img]http://s33.postimg.cc/uef4ooeov/Screens ... _06_45.png[/img]
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 23 jun 2016, 21:41

Ainda à espera da reparação da traseira, que parece que vai ser na próxima semana, surge mais uma chatice :(

Hoje a minha mulher ligou-me a dizer que o carro deu um aviso vermelho de "Perigo Avaria Eléctrica".
Pensei, ainda há um ano levou um motor novo, será que é o mesmo problema do carregador que teve o Flyer? :think:

O carro deixava andar por isso disse-lhe para não ligar e eu depois logo via.

Cheguei a casa e fui ligar o carro.
Tudo bem durante uns segundos e depois lá aparece o "Perigo Avaria Eléctrica" a vermelho.

Fluence ZE Spy ligado e uma coisa salta à vista: tensão da bateria 12V em 10,6V.

Mas então e o conversor DC/DC? Estava a marcar 0A :o
Pensei, estou lixado, pifou o conversor DC/DC :cry:

Desliguei o carro e voltei a ligar. Durante uns 30 segundos o conversor DC/DC marcou 2100W e mais de 150A e mesmo assim a tensão da bateria não passava dos 12,4V. :doh:

Toca a desligar a bateria e ligar o carro a uma bateria daquelas pequenas tipo UPS de 12V 7Ah. :geek:
Ligo o carro e nada, nada de avisos, tudo ok! :) O conversor DC/DC marcava 200W e 14,4V.

Conclusão: a bateria 12V 70Ah sem manutenção marca Renault HiLife deu o berro e ainda por cima de uma maneira estranha!
Tentei carregá-la cá fora mas mesmo a meter 20A durante 1 hora lá para dentro não passa dos 12,4V.

Para desenrascar fiz um pack de 4 baterias 12V 7Ah em paralelo que meti dentro da caixa da bateria. :ugeek:

Agora a questão à qual não sei responder:
A bateria 12V está incluída na garantia de 5 anos do carro ?
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Fil » 23 jun 2016, 22:22

Não sei nos renault, mas a mim trocaram-me a bateria de 12v quando o carro tinha 3 anos, sem qualquer custo.

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