EVSE Colaborativo
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3478
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: EVSE Colaborativo
O ESP8266 é programado no ambiente Arduino.
Quanto ao Wi-Fi tanto funciona em AP, cliente ou AP e cliente em simultâneo.
Permite até desligar o ap de forma automática quando encontra a rede de casa para se ligar. De momento é assim que tenho: quando deteta a rede de casa é apenas cliente, se não estiver ligado à rede de casa automaticamente funciona como AP.
Quanto ao Wi-Fi tanto funciona em AP, cliente ou AP e cliente em simultâneo.
Permite até desligar o ap de forma automática quando encontra a rede de casa para se ligar. De momento é assim que tenho: quando deteta a rede de casa é apenas cliente, se não estiver ligado à rede de casa automaticamente funciona como AP.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 768
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Re: EVSE Colaborativo
Eu sou da opinião que o trabalho das pessoas deve ser devidamente remunerado.
Por isso acho que vocês só têm de ver quanto é que gastam de material em cada opção, quanto tempo levam a preparar cada uma das opções, atribuir um valor ao tempo que vão ter de trabalhar e apresentar o preço final para cada uma das opções.
Quem quiser compra. Quem não quiser não compra.
Eu estou em vias de comprar um Leaf MK1 e depois vou querer montar uma wallbox para carregar a 16A. Nessa altura terei de analisar as opções e decidir a melhor opção para mim. Se o valor da vossa opção for a um nível que poderei pagar terão aqui um cliente.
Por isso acho que vocês só têm de ver quanto é que gastam de material em cada opção, quanto tempo levam a preparar cada uma das opções, atribuir um valor ao tempo que vão ter de trabalhar e apresentar o preço final para cada uma das opções.
Quem quiser compra. Quem não quiser não compra.
Eu estou em vias de comprar um Leaf MK1 e depois vou querer montar uma wallbox para carregar a 16A. Nessa altura terei de analisar as opções e decidir a melhor opção para mim. Se o valor da vossa opção for a um nível que poderei pagar terão aqui um cliente.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3478
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: EVSE Colaborativo
É tudo aberto, e cada um é livre de comprar os componentes e montar.oops Escreveu:Estão de parabéns.
Em relação ao "donativo" de que falam só têm que ser francos e transparentes para terem a confiança de todos. Afinal todos precisamos de "motivação".
Estamos a trabalhar no monitor de energia da casa via wifi também, porque sem isso o evse não pode ajustar dinamicamente ao consumo da casa. Mas hardware para isso ainda não existe. O APR na casa dele tem o open energy monitor de momento, assim que tiver tempo ele pública aqui a solução que tem neste momento.
Quanto à gestão de carga comunicado com o carro, parece ser possível com um raspberry pi lendo as barras do carwings.
-
- Mensagens: 2506
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: EVSE Colaborativo
Sim, eu sei...não tinha percebido era a partir da descrição se:RJSC Escreveu:O ESP8266 é programado no ambiente Arduino.
este iria operar apenas como AP, ou como cliente. Operando como cliente, é fácil se existe um servidor web onde se escolhe opções como a corrente de carga, enviar uma simples mensagem do tipo GET para mudar a corrente de carga.Quanto ao Wi-Fi tanto funciona em AP, cliente ou AP e cliente em simultâneo.
Permite até desligar o ap de forma automática quando encontra a rede de casa para se ligar. De momento é assim que tenho: quando deteta a rede de casa é apenas cliente, se não estiver ligado à rede de casa automaticamente funciona como AP.
Algo que não percebi ainda, é se é possível programar a hora de início da carga e do fim desta? Tal requer a presença de um chip RTC (algo que o Arduino não tem de base) e para melhor controlo a comunicação com um servidor NTP de forma periódica (uma vez por dia seria mais que suficiente) para acerto do relógio.
Tenho pena de neste momento a minha disponibilidade ser muito baixa, senão poderia ajudar em muitas coisas neste projecto. Hardware (electrónica) para mim não é problema nenhum e software também não...
Quando tiver mais algum tempo, colocarei aqui o meu projecto de monitor de energia com um arduino com ecrã LCD que estou a tentar implementar.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: EVSE Colaborativo
O carro tem programador de carga, não será redundante ter isso também no EVSE?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 2506
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: EVSE Colaborativo
Referes-te ao Leaf, correcto? E os outros? Não conheço em detalhe todos os EV, para saber se todos tem.. se tem, então sim, é redundante...margarett Escreveu:O carro tem programador de carga, não será redundante ter isso também no EVSE?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: EVSE Colaborativo
O Leaf de 30kWh deixou de ter programador de carregamentos a 80%...margarett Escreveu:O carro tem programador de carga, não será redundante ter isso também no EVSE?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: EVSE Colaborativo
Não sabia, obrigado. Mas continua a poder programar-se a hora de carga, certo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: EVSE Colaborativo
Eu não sou entendido nisto.
Os carregadores da Mobie indicam a percentagem de carga? Penso que sim.
Haverá algum tipo de informação fornecida pelo carro?
Desculpem lá se disse grandes asneiras...
Os carregadores da Mobie indicam a percentagem de carga? Penso que sim.
Haverá algum tipo de informação fornecida pelo carro?
Desculpem lá se disse grandes asneiras...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3478
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: EVSE Colaborativo
Só os carregadores rápidos DC (Chademo/CCS) porque o estado de carga é comunicado pelo carro na porta de carregamento rápido.pemifer Escreveu: Os carregadores da Mobie indicam a percentagem de carga? Penso que sim.
Na de carregamento normal o carro não comunica nada a não ser se quer que a energia seja ligada.