alexmol Escreveu:Malm Escreveu:Com todas as células a 4,015V, como pode o SoC ser só 73? Não pode.
Dá ideia que o software se guia pela contagem de Ah a entrar e sair da bateria (com os erros que isso implica) para calcular o SOC mas que também tem uma curva SOC/tensão com margens programadas, que, ao sair dessas margens, despoleta uma correção no cálculo do SOC.
Exatamente, é isso mesmo que eu acho. E ele só faz essa correção se estiver algum tempo parado, duas horas chega para ele se decidir em verificar se o SoC está de acordo com a voltagem total.
Mas ele não faz estas correções em novo. Porque as duas coisas raramente revelam um desfasamento que obriguem a correções.
Eu justifico (cá ideias minhas

) este desfasamento tão comum no meu carro da seguinte maneira: A curva de descarga do meu carro é para ele estranha. Quando era novo tinha uma curva de descarga perfeitinha. Depois veio a perda de capacidade, mas não veio por igual. Parece que umas células têm 5 anos, outras 6, outras 7, outras 8, outras 9, outras 10. E é aí que surge o problema, porque isto faz com que a minha curva de descarga seja única e imprevisível no início da vida da bateria. Não é uma curva igual à inicial, apenas apertada na horizontal. É uma curva em que as voltagens vêm a baixo muito, muito rápido. Na minha ideia, talvez duas ou três vezes mais rápido do que seria de esperar numa curva apenas encolhida na horizontal. Assim, quando gasta 10% da carga, ele, tal e qual como o ensinaram, pensa que terá uma voltagem total X, de acordo com uma curva de descarga corrigida para menor capacidade. Só que a real curva de descarga corresponde, para esses 10% de carga gasta, a uma voltagem significativamente menor. E a Mitsubishi partiu do princípio que essa curva ia ser igual para todos os carros, desde que tivessem a mesma capacidade. E não é, digo eu, porque as células não degradaram todas ao mesmo ritmo. E isso vai variar de carro para carro.
Para mim é isto, faça-vos isto todo o sentido, algum sentido ou nenhum sentido.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.