Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por beme83 » 31 jul 2016, 11:47

FullElectric Escreveu:O projeto inicial da rede contempla 50 PCR.
Nesta listagem dos PCR a instalar somam-se 46. Seria bom que não esqueçamos os 4 que estão em falta e que a UVE questionasse sobre eles se não queremos que fiquem esquecidos para sempre.
Destes, 1 é o famoso PCR de Gaia (o primeiro da rede e que desapareceu misteriosamente à cerca de 2 anos) e que é necessário que reapareça.
Dos restantes 3, um poderia muito bem ir para Viseu e colmatar essa grave lacuna.
E ainda sobram 2...
Se as minhas informações não estão erradas o PCR de Gaia apenas foi instalado por causa o Autocarro da Caetano que estava em testes. No chão claramente estava marcado BUS. COm o acidente que aconteceu penso que ninguém se quis assumir como dono do equipamento e então o seguro fez o que seria normal, não pagou a ninguém o equipamento e ficamos todos a perder....

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mrr » 31 jul 2016, 12:16

e o PCR que está em braga na Nissan, não conta destes 50??
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por FullElectric » 31 jul 2016, 12:19

beme83 Escreveu:
FullElectric Escreveu:O projeto inicial da rede contempla 50 PCR.
Nesta listagem dos PCR a instalar somam-se 46. Seria bom que não esqueçamos os 4 que estão em falta e que a UVE questionasse sobre eles se não queremos que fiquem esquecidos para sempre.
Destes, 1 é o famoso PCR de Gaia (o primeiro da rede e que desapareceu misteriosamente à cerca de 2 anos) e que é necessário que reapareça.
Dos restantes 3, um poderia muito bem ir para Viseu e colmatar essa grave lacuna.
E ainda sobram 2...
Se as minhas informações não estão erradas o PCR de Gaia apenas foi instalado por causa o Autocarro da Caetano que estava em testes. No chão claramente estava marcado BUS. COm o acidente que aconteceu penso que ninguém se quis assumir como dono do equipamento e então o seguro fez o que seria normal, não pagou a ninguém o equipamento e ficamos todos a perder....
O PCR de Gaia pertence à rede Mobi.e, é verdade que o autocarro forçou a sua instalação mas esse motivo não lhe retira nenhum estatuto. Este PCR foi o primeiro e único da rede Mobi.e até ser abalroado.
O PCR pertence à rede Mobi.e e era operado pela EDP MOP. Quando foi abalroado ninguém quis saber pois se calhar até convinha a alguém que fosse retirado.
Tanto a EDP como a CM Gaia como a Mobi.e sabem quem o abalroou, o condutor foi identificado, contudo nenhuma destas entidades levou o caso para a frente, esbarrou sempre em alguém... Como foi um acidente, os custos de colocação de um PCR novo até eram suportados pelo seguro.
Agora uma coisa é certa, o PCR era e é um activo público, pago com dinheiro público (de todos nós), foi destruído e ninguém se preocupou :?: :?: :?: no meu entender até dava um caso de polícia.
Última edição por FullElectric em 31 jul 2016, 19:06, editado 1 vez no total.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por FullElectric » 31 jul 2016, 12:26

mrr Escreveu:e o PCR que está em braga na Nissan, não conta destes 50??
Não, esse é da Nissan.
Os PCR privados foram pagos pelos privados e não contam para os 50, são o caso dos 5 da Nissan (penso que são 5), dos 2 que tinha a Prio.e (Vilar de Andorinho e Porto), dos 5 da Galp (2 Pombal + 2 Aveiras + 1 A5), do da SIVA, etc.
Última edição por FullElectric em 31 jul 2016, 19:07, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pemifer » 31 jul 2016, 12:52

tuela Escreveu:Ou seja uma vez mais a legislação foi mal pensada e anda-se com o carro à frente dos bois .... No caso dos postos Mobie na Ikea quem é que gere então os mesmos? Ou a Ikea está licenciada como operador / comercializador de energia elétrica?
Basicamente está tudo feito para que poucos suguem os recursos de muitos desculpem a honestidade.
Se é certo que não vivemos num pais perfeito, parece que muitos portugueses acham que o são e facilmente começam a apontar defeitos...
Por acaso já pensaram que a IKEA não precisa de ser comercializadora se oferecer a eletricidade aos clientes?

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por tuela » 31 jul 2016, 14:28

No caso da Ikea a comercializadora creio ser da Prio. Isto mostra apenas má vontade ou defesa de interesses que não o bem comum , ou falhas de mercado, como preferirem chamar a criação de monopólios naturais.

A EDP tal como outros operadores parece estar menos que interessada no sucesso da mobilidade elétrica.

LFN
Mensagens: 410
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por LFN » 31 jul 2016, 16:53

pemifer Escreveu:
tuela Escreveu:Ou seja uma vez mais a legislação foi mal pensada e anda-se com o carro à frente dos bois .... No caso dos postos Mobie na Ikea quem é que gere então os mesmos? Ou a Ikea está licenciada como operador / comercializador de energia elétrica?
Basicamente está tudo feito para que poucos suguem os recursos de muitos desculpem a honestidade.
Se é certo que não vivemos num pais perfeito, parece que muitos portugueses acham que o são e facilmente começam a apontar defeitos...
Por acaso já pensaram que a IKEA não precisa de ser comercializadora se oferecer a eletricidade aos clientes?
Não estou certo disso, em zonas de acesso público pelos vistos não é permitido oferecer cargas, medida que só se compreende para proteção dos comercializadores...

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por OCasal » 31 jul 2016, 17:33

Na A1 em Estarreja, não é Galp! Então será que estes só vão ficar para o fim, quando a Repsol estiver licenciada para comercializar electricidade?

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por FullElectric » 31 jul 2016, 19:25

Não é obrigatório que a Repsol se constitua operador, basta que queiram contratar a operação a um operador existente. Entendo que "seja difícil" contratarem a operação à Galp ou à Prio, mas podem fazer acordo com a EDP ou outro, penso que neste momento já existem mais OPC.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Orlando » 31 jul 2016, 22:41

Há 3 operadores: EDP, GALP e PRIO.

Há tb um centro comercial por aí que apenas oferece tomada normal e tem um placard que diz "Carregamento não exclusivo a VE".
Para tudo há solução.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Carregamento”