Bem, mantendo o lema da nissan "Talkers talk, Doers do the things that get talked about", o que interessa aqui são as experiências reais... teorias e diz que disse, também conheço um tipo que diz que viu a Rita Pereira a fazer nudismo no algarve, mas não lhe dou muito crédito...
Saí de Pedrógão Grande com 37º de temp ambiente e cerca de 29,5º no pack, ontem às 16h +/-.
Dei umas voltas, e fui para Pombal a seguir. 1º CR, dos 46% aos 100%. Temp ambiente, 34º. Temp do pack após carga: 40.1º
Fui pra baixo e cheguei a Aveiras com 37%. (podia ter vindo mais depressa, mas como não conhecia a máquina, vim a 100km/h com alguns picos de 110km/h (foi a loucura

). à Chegada, temp ambiente 30º . Carregamento até aos 100% de novo. Temp final do pack, 51º, 10 barras.
Segui viagem e cheguei a casa com o pack a 47º e 76% de carga.
De salientar que não notei qualquer redução de performance no carregamento. chegou aos 96% de carga em cerca de 17 a 20min. o resto foi os últimos pozinhos.
Eu sei que só fiz duas CR, mas foram feitas com temperaturas ambiente bem altas... fiz 260km no total do percurso.
À ida para cima, a temperatura após a 2ª CR (na realidade 3ª) tinha chegado aos 47º, mas com direito a CR até 97% e outra CR logo a seguir para fazer "topping" até aos 100%.
Depois reparei que embora no PCR dissesse 98% quando acabou a 2ª CR seguida, o carro dizia 100%... Eu já tinha reparado que nunca os PCR me tinham dito 100%, mas pensei que era por falta de tempo para lá chegar. Aparentemente não, porque o carro desligou a 2ª carga ao fim de uns 5 ou 6 minutos, e no PCR dizia os tais 98%.
Se estou preocupado com a vida do pack? Sim, qb, mas se é para usar, usa-se como é preciso... O Pack tem 8 anos de garantia...
Não vou estar a pensar muito se tenho de deixar o carro 1h a 2h com a bateria a 100%, porque a abasteço de dia, ao sol, e não tenho forma de ir lá colocar à carga às 15 para estar pronto às 19h, por exemplo... Preferia abastecer de noite, à sombra e arrancar mal acaba de carregar? Sim, mas por enquanto ainda não tenho forma de o fazer, e para além disso, os Mobi.e ainda não se pagam... se não se pagarem até Junho do ano que vem, os cerca de 300€ que poupo de elecrticidade já pagam quase 10% da bateria, e não devo degradar esses mesmos 10% (a mais que a degradação normal) por causa deste comportamento.
O carro tem de se adaptar a mim, tanto como eu me tenho de adaptar a ele... Obviamente que nunca o deixo deliberadamente a 100% de carga uma noite inteira, ou um dia inteiro, por exemplo... mas deixo o tempo que me é humanamente possível, não indo parar de trabalhar, para fazer 250m para cada lado, para ir ao parque desligá-lo, por exemplo.
Hipotéticamente e conduzindo com todas as precauções, teria o quê de desgaste em 8 anos? 20% ?
E se conduzo de forma despreocupada terá o quê? 30%?
Então até pode ser que saia a ganhar e tenha uma bateria nova por degradação acima do limite aceitável.
Por isso, não vou sofrer pelos hipotéticos 10% a mais que "estrago" por fazer uma condução mais despreocupada.
E se ainda assim não atingir os 30%, então feliz da vida porque conduzi 8 anos de forma mais despreocupada e a bateria é mesmo boa. Se ela aguentar com, por exemplo, 75% ao fim de 8 anos, então quer dizer que posso andar com ela 16 anos sem ter de me preocupar com autonomia para a minha vida normal... ao fim de 16 anos, nem pondero trocar de bateria... troco de carro que nessa altura já fazem 2000km com uma carga de 15 minutos