Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

Sim
7
23%
Não
24
77%
 
Total de votos: 31

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por ICEM4N » 22 ago 2016, 09:33

rdias Escreveu:
Malm Escreveu:Pobres Leaf, já estou com pena deles. As viagens ao Algarve vão fazer mossa, vão sim senhor. Porque ir até lá no verão é colecionar barras de temperatura. Ora deixa cá ver, só para Sul, duas cargas em Pombal, mais duas em Aveiras... Estava tramado.
Os 50 PcR vão fazer muita mossa nos leafs. Digo eu , que não percebo nada disto e que só sei dizer mal segundo alguns.
O tempo é um fino amigo da verdade.
E em 2011 a lógica era comprar leaf. Quem diria Malm , que ir contra a lógica trouxe o imiev .... o tempo é o fino amigo da verdade .
Rdias uma questão para ti para clarificar a minha cabeça e a de muitoa outros:
És a favor ou contra os VE?

A minha humilde opinião é que se és a favor não parece, se és contra não sei o que estás aqui a fazer.

Não vejo o ogadiv, vetl, mjr preocupados a fundo com esta questão, quem tem Leaf ao quer andar.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 22 ago 2016, 09:54

Há muito que sabemos que o rdias é contra "esta" mobilidade elétrica. A dele é de carros com 500km de autonomia, 5000 PCRs de 150kW em Portugal, eletricidade de graça, etc, etc, etc. Enquanto isso não acontecer vamos ter o rdias a mandar abaixo a mobilidade elétrica aqui e nas redes sociais. E nós vamos calmamente continuar a fazer milhões de km eletricos, e a mostrar que é possível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 22 ago 2016, 09:56

Iceman, isto é um forum, todos podem participar, não vês que o rdias tem mais post do que tu e todos, mas o contributo é que realmente é igual a 0...é um bug. :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por BrunoAlves » 22 ago 2016, 09:59

rdias Escreveu:Então o rdias é mentiroso. O Telmo é mentiroso.
Margaret, então?
Não foi isso que eu disse, não jogues essa carta.
Eu quero é ver relatos na primeira pessoa ou comprovados com fotos ou por várias pessoas.
Eu não conheço o Telmo. Ele esteve na inauguração ou também "ouviu dizer"? De quem era esse Leaf, o dono comprova isso?
Eu quando digo que na minha opinião é falso é porque eu fiz a experiência no meu. Eu vi o comportamento em carga + andar + carga + andar. Esses carros passaram grande parte do dia parados enquanto outros carregavam, mais discursos e tais. Acho extremamente difícil isso ter acontecido, mas eu tenho uma base de comparação. Tu tens?

Enquanto não se comprovar que aconteceu, na minha opinião o unicórnio cor de rosa continua a não existir :whistle:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por jasmim » 22 ago 2016, 10:00

mjr Escreveu:nós vamos calmamente continuar a fazer milhões de km eletricos, e a mostrar que é possível.
A minha primeira Mota elétrica fazia 50 km de autonomia. Fiz 7000 km em 8 meses. :)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por tuela » 22 ago 2016, 10:53

Esperem aí não é a supra sumo da Tesla que vende banha da cobra com o ludicrous mode?

http://www.greencarreports.com/news/110 ... erformance
"The thing about Ludicrous mode is that it's a facade,"
When Car and Driver conducted an instrumented test of a Model S P90D, staffers found that they had to wait "at least three minutes" between acceleration runs for the battery pack to cool down.

In addition, Ludicrous mode is only available when the battery's state of charge is at 95 percent, and "max battery performance mode" is selected.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 22 ago 2016, 11:16

Todos os produtos de engenharia têm limitações. Para alguns não é aceitável ter um carro que não faça 300km seguidos uma vez por ano, para outros têm de fazer sem qualquer limitação 600km seguidos com mais de 35C de temperatura exterior e a mais de 120km/h com CRs. Outros ainda querem fazer drag races o dia todo sem limitações. E nós, utilizadores diários, percebemos as limitações e usamos os carros todos os dias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por tuela » 22 ago 2016, 11:21

+1 e bem dito mjr!

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por ICEM4N » 22 ago 2016, 11:47

Eu tenho sofrido essa limitacao todos os dias MJR.

Quando comprei a mota 40ah, mais parecia um coitadinho. Os meus colegas faziam de mota 7.000km por ano e a mim caia-me o queixo. Quando fiz 18.000km no primeiro ano de mota a minha frase era: ai se eu nao tivesse limitacoes... Com isso fiz quase 50.000km de mota limitadora!

Agora com o carro chego ao fim de 12 meses com 23.000km e continuo a dizer: Ai se pudesse andar com o meu carro à vontade como voces (que fazem 10.000km por ano sem limitacoes)

Rdias, tens que aprender a viver com os nossos problemas electricos pois nós ja ha 5 anos que aprendemos ...
O meu bmw tem uma grande limitacao que se chama gasoleo a 1.15€/litro e ninguem me resolve esse problema, nem mesmo tu.

Ainda nao percebeste que todos nos que temos carro electrico só lemos as revistas de Automoveis para nos rirmos um bocado, tu vais la para adquirir informacoes!!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por HellMaster » 22 ago 2016, 12:14

Bem, mantendo o lema da nissan "Talkers talk, Doers do the things that get talked about", o que interessa aqui são as experiências reais... teorias e diz que disse, também conheço um tipo que diz que viu a Rita Pereira a fazer nudismo no algarve, mas não lhe dou muito crédito... :lol: :lol:

Saí de Pedrógão Grande com 37º de temp ambiente e cerca de 29,5º no pack, ontem às 16h +/-.
Dei umas voltas, e fui para Pombal a seguir. 1º CR, dos 46% aos 100%. Temp ambiente, 34º. Temp do pack após carga: 40.1º
Fui pra baixo e cheguei a Aveiras com 37%. (podia ter vindo mais depressa, mas como não conhecia a máquina, vim a 100km/h com alguns picos de 110km/h (foi a loucura :lol: ). à Chegada, temp ambiente 30º . Carregamento até aos 100% de novo. Temp final do pack, 51º, 10 barras.
Segui viagem e cheguei a casa com o pack a 47º e 76% de carga.

De salientar que não notei qualquer redução de performance no carregamento. chegou aos 96% de carga em cerca de 17 a 20min. o resto foi os últimos pozinhos.

Eu sei que só fiz duas CR, mas foram feitas com temperaturas ambiente bem altas... fiz 260km no total do percurso.

À ida para cima, a temperatura após a 2ª CR (na realidade 3ª) tinha chegado aos 47º, mas com direito a CR até 97% e outra CR logo a seguir para fazer "topping" até aos 100%.
Depois reparei que embora no PCR dissesse 98% quando acabou a 2ª CR seguida, o carro dizia 100%... Eu já tinha reparado que nunca os PCR me tinham dito 100%, mas pensei que era por falta de tempo para lá chegar. Aparentemente não, porque o carro desligou a 2ª carga ao fim de uns 5 ou 6 minutos, e no PCR dizia os tais 98%.

Se estou preocupado com a vida do pack? Sim, qb, mas se é para usar, usa-se como é preciso... O Pack tem 8 anos de garantia...
Não vou estar a pensar muito se tenho de deixar o carro 1h a 2h com a bateria a 100%, porque a abasteço de dia, ao sol, e não tenho forma de ir lá colocar à carga às 15 para estar pronto às 19h, por exemplo... Preferia abastecer de noite, à sombra e arrancar mal acaba de carregar? Sim, mas por enquanto ainda não tenho forma de o fazer, e para além disso, os Mobi.e ainda não se pagam... se não se pagarem até Junho do ano que vem, os cerca de 300€ que poupo de elecrticidade já pagam quase 10% da bateria, e não devo degradar esses mesmos 10% (a mais que a degradação normal) por causa deste comportamento.
O carro tem de se adaptar a mim, tanto como eu me tenho de adaptar a ele... Obviamente que nunca o deixo deliberadamente a 100% de carga uma noite inteira, ou um dia inteiro, por exemplo... mas deixo o tempo que me é humanamente possível, não indo parar de trabalhar, para fazer 250m para cada lado, para ir ao parque desligá-lo, por exemplo.

Hipotéticamente e conduzindo com todas as precauções, teria o quê de desgaste em 8 anos? 20% ?

E se conduzo de forma despreocupada terá o quê? 30%?
Então até pode ser que saia a ganhar e tenha uma bateria nova por degradação acima do limite aceitável.
Por isso, não vou sofrer pelos hipotéticos 10% a mais que "estrago" por fazer uma condução mais despreocupada.
E se ainda assim não atingir os 30%, então feliz da vida porque conduzi 8 anos de forma mais despreocupada e a bateria é mesmo boa. Se ela aguentar com, por exemplo, 75% ao fim de 8 anos, então quer dizer que posso andar com ela 16 anos sem ter de me preocupar com autonomia para a minha vida normal... ao fim de 16 anos, nem pondero trocar de bateria... troco de carro que nessa altura já fazem 2000km com uma carga de 15 minutos :lol:

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”