Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Um representante da Nissan irá proximamente participar neste fórum e responder a perguntas que tenham relacionadas com o Leaf.
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 22:39
Data de Aquisicao: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por ruimegas »

Gostaria que a Nissan nos informasse dos resultados do Crash Test do Nissan Leaf pela EURO NCAP, pois acho que já é mais do que tempo para o conhecermos.

O que acham?
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 05 jan 2011, 23:40

Re: Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por Seal »

Concordo. :)
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 22:39
Data de Aquisicao: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por ruimegas »

Seal Escreveu:Concordo. :)
Neste vídeo vê-se um crash test feito no Japão não sei bem é quais foram os resultados


Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 19:25

Re: Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por ruicvt »

Olá.

Estou convencido que na próxima ronda de testes, a ser divulgada pelo consórcio EuroNcap a 23 de Fevereiro, o Nissan Leaf será testado.

Ainda por cima foi eleito carro do ano...

Eu aposto nas "5 estrelas" sem grande margem para dúvidas. Veremos depois os resultados detalhados.

Cumprimentos
Rui Valente
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por mjr »

Neste video dá para perceber o grande cuidado que a Nissan teve em proteger as baterias. Mesmo com o choque traseiro brutal, aparentemente a integridade do compartimento das baterias não foi afectada. No choque frontal contra a barreira não deformável também parece ter ficada intacta a célula de segurança.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 19:25

Re: Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por ruicvt »

mjr Escreveu:Neste video dá para perceber o grande cuidado que a Nissan teve em proteger as baterias. Mesmo com o choque traseiro brutal, aparentemente a integridade do compartimento das baterias não foi afectada. No choque frontal contra a barreira não deformável também parece ter ficada intacta a célula de segurança.
Sim, de facto parece resistir bem. Mas é de notar o facto de o teste da EuroNcap ser descentrado (sujeita o chassis a maior esforço) e não com 100% frente como neste teste. Por outro lado, o EuroNcap não contempla crash traseiro (a não ser para aferição da eficácia dos encostos de cabeça) o que acho absurdo.

Contudo, acredito num excelente resultado. Aliás, a Nissan tem boas credenciais em segurança passiva (excluindo o novo Micra e o pick-up Navarra).

Já agora uma questão: há dados sobre as consequências de acidentes em baterias deste género? Que perigos teóricos pode acarretar um forte impacto?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 22:39
Data de Aquisicao: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por ruimegas »

ruicvt Escreveu:
mjr Escreveu:Neste video dá para perceber o grande cuidado que a Nissan teve em proteger as baterias. Mesmo com o choque traseiro brutal, aparentemente a integridade do compartimento das baterias não foi afectada. No choque frontal contra a barreira não deformável também parece ter ficada intacta a célula de segurança.
Sim, de facto parece resistir bem. Mas é de notar o facto de o teste da EuroNcap ser descentrado (sujeita o chassis a maior esforço) e não com 100% frente como neste teste. Por outro lado, o EuroNcap não contempla crash traseiro (a não ser para aferição da eficácia dos encostos de cabeça) o que acho absurdo.

Contudo, acredito num excelente resultado. Aliás, a Nissan tem boas credenciais em segurança passiva (excluindo o novo Micra e o pick-up Navarra).

Já agora uma questão: há dados sobre as consequências de acidentes em baterias deste género? Que perigos teóricos pode acarretar um forte impacto?

Cumprimentos
Sobre esse assunto relativo a procedimentos com acidentes com VE's podes ver o que saiu nos EUA para distribuição aos serviços de emergência e para utilização dos proprietários do veiculo no documento abaixo

https://docs.google.com/viewer?url=http ... .pdf&pli=1

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por mjr »

O principal perigo seria o de incêndio em caso de curto-circuito dos terminais à saída da bateria ou então a possibilidade de as pessoas que iriam fazer desencarceramentos apanharem choques eléctricos. No entanto as baterias possuem circuitos de protecção contra estes casos, como sensores que desligam a bateria em caso de forças G muito elevadas. Na prática penso ser mais fácil de proteger um pack de baterias do que um depósito de combustível, pois no caso de um depósito de combustível, a partir do momento em que a sua integridade física é violada não há nada que impeça o fluído de se espalhar e incendiar. Já no caso das baterias, elas podem ter circuitos dedicados para as desligar em caso de quebra da integridade do seu espaço.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 22:33

Re: Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por vgomes »

Acho que qd a EroNcap o testar aparece aqui: http://www.euroncap.com/home.aspx
Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 19:25

Re: Para quando os resultados do Crash Test da EURO

Mensagem por ruicvt »

Imagem
Responder

Voltar para “Pergunte à Nissan”