Aerodinâmica do LEAF
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				sparrow
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Re: Aerodinâmica do LEAF
e na grelha frontal não há nada que se possa fazer para melhorar a aerodinâmica?
			
									
									
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				RNM
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Tapar a grelha frontal, parcial ou completamente, é uma opção para melhorar a aero de praticamente qq carro.sparrow Escreveu:e na grelha frontal não há nada que se possa fazer para melhorar a aerodinâmica?
No caso do Leaf, há quem já tenha testado e diz que funciona:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 81#p412748
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				sparrow
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Re: Aerodinâmica do LEAF
e estás a pensar em também fazer essa mod?
a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
			
									
									
						a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
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				jfr2006
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Boa em termos de aerodinâmica... Má em termos de segurança..qualquer obstáculo mais alto que passa bem por debaixo do camião e não passa por debaixo do carro constitui um risco de segurança e meio caminho andado para danos com custo elevado. Além disso, há o risco de apanhar com alguma pedra projectada pelo camião no vidro.sparrow Escreveu:
a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
- pemifer
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Já houve quem o fizesse aqui no forum.sparrow Escreveu:e estás a pensar em também fazer essa mod?
a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
Se não me engano foi numa viagem Lisboa Fátima mas não me lembro o suficiente para te dizer onde está.
Estou certo que a pessoa se acusará.
- mjr
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Na Wikipedia tem este artigo sobre isso:
https://en.wikipedia.org/wiki/Drafting_(aerodynamics)
Cito o seguinte parágrafo:
			
									
									https://en.wikipedia.org/wiki/Drafting_(aerodynamics)
Cito o seguinte parágrafo:
30m é uma distância considerável, superior à distância de paragem típica a 90km/h (e considerando que o camião nunca parará instantaneamente), e alegadamente permite um ganho de 11% em eficiência. Parece-me demasiado.On the show MythBusters, drafting behind an 18-wheeler truck was tested and results showed that traveling 100 feet (30 m) behind the truck increased overall mpg efficiency by 11%.[10] Traveling 10 feet (3.0 m) behind the truck produced a 39% gain in efficiency.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Para já não.sparrow Escreveu:e estás a pensar em também fazer essa mod?
Neste momento estou concentrado nas zonas das rodas.
Fiz Pombal Aveiras com essa técnica. Achei curioso ninguém ter comentado a média de consumo tão baixa àquela velocidade média.a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... dia#p72178
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Finalmente algumas novidades (!!!)
O meu Leaf já tem uma autonomia maior 10% a 120 km/h, em relação à original.
Vem a calhar, visto que já só tenho 254 Gids, 90% das 281 Gids de uma bateria nova.
Modificações até à data:
- Tampões
- Pressão nos pneus extra 0.2 bar
- Suspensão mais curta 35 mm (vulgo "rebaixado")
- Kit de correcção de camber nas rodas da frente
Sumário, desde o primeiro post:
- Rebaixar o carro parece ter melhorado 1.2% o Cd
. - Valor não relevante dada a difícil repetibilidade de testes no mundo real
. - Área frontal do carro diminui 0.56%, visto que as rodas estão mais para dentro das cavas, 30 mm.
. - Total medido: 1.78% de diminuição do arrasto aero (Cd x A)
- Diminuição do atrito de rolamento via kit de correcção de camber (agradável surpresa!)
. - Comprei este kit com 2 intuitos, diminuir o desgaste dos pneus na parte exterior e diminuir a subviragem (vulgo "understeer")
. - Efectivamente, cumpriu os objectivos.
. - Diminuir o atrito de rolamento em 12% (!!!) foi um resultado inesperado.
Assim, aqui ficam os seguintes gráficos de consumos para vossa apreciação.
Quem tiver experiência prática de conduzir em plano a velocidade constante e tiver valores diferentes destes, partilhe sff.
[img]https://s20.postimg.cc/53em8rjm5/k_Wh_v ... 90-160.jpg[/img]
[img]https://s20.postimg.cc/vczork5jh/k_Wh_vs_speed.jpg[/img]
			
													O meu Leaf já tem uma autonomia maior 10% a 120 km/h, em relação à original.
Vem a calhar, visto que já só tenho 254 Gids, 90% das 281 Gids de uma bateria nova.
Modificações até à data:
- Tampões
- Pressão nos pneus extra 0.2 bar
- Suspensão mais curta 35 mm (vulgo "rebaixado")
- Kit de correcção de camber nas rodas da frente
Sumário, desde o primeiro post:
- Rebaixar o carro parece ter melhorado 1.2% o Cd
. - Valor não relevante dada a difícil repetibilidade de testes no mundo real
. - Área frontal do carro diminui 0.56%, visto que as rodas estão mais para dentro das cavas, 30 mm.
. - Total medido: 1.78% de diminuição do arrasto aero (Cd x A)
- Diminuição do atrito de rolamento via kit de correcção de camber (agradável surpresa!)
. - Comprei este kit com 2 intuitos, diminuir o desgaste dos pneus na parte exterior e diminuir a subviragem (vulgo "understeer")
. - Efectivamente, cumpriu os objectivos.
. - Diminuir o atrito de rolamento em 12% (!!!) foi um resultado inesperado.
Assim, aqui ficam os seguintes gráficos de consumos para vossa apreciação.
Quem tiver experiência prática de conduzir em plano a velocidade constante e tiver valores diferentes destes, partilhe sff.
[img]https://s20.postimg.cc/53em8rjm5/k_Wh_v ... 90-160.jpg[/img]
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					Última edição por RNM em 11 set 2017, 16:39, editado 2 vezes no total.
									
			
									
						Re: Aerodinâmica do LEAF
Essa redução de 12% é de facto muito inesperada. Só se as rodas tivessem fora do carro e passassem a estar por dentro, é que fazia sentido. A não ser que isso tenha reduzido em demasia o contacto com o solo, e subsequente segurança. Notaste alguma coisa em performance? Agora tens chuva para experimentar.
			
									
									
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				Orlando
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Re: Aerodinâmica do LEAF
12%%%%%%
Eh lá!
			
									
									Eh lá!
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