

DIÁRIO DE BORDO - jfreire
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Se calhar são segundos americanos em vez de nipónicos. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Relativamente ao 7 segundos.
Estava num jantar e alguém perguntou quanto é que fazia dos 0 aos 100, e eu disse que não sabia, mas que não devia ser mau porque o carro acelerava que nem um doido.
Um amigo pegou no iPhone e foi à net, e lá estava: 0-60mph em 7s!
Não fui verificar nem muito menos testar!
Além de que nestas coisas das velocidades, um facto menos correcto, desde que seja para o nosso lado, não faz mal a ninguém!
Quanto aos 13A vs 16A (ou 3000W vs 3900W), alguém já testou a potencia instantânea com um Homecharger? Gostava de falar com a Efacec, mas queria alguns testemunhos porque estou mesmo a ver que a Efacec vai-me mandar falar com a Nissan, e a Nissan com a Efacec.
Relativamente ao ligar o EVSE portátil e medir, não é possível porque não tenho nenhuma ficha disponível, nem um contador para o acoplar.
Já estou a tratar da logística para o convívio de 5 de Novembro. Não sei se consigo chegar às 15h, se calhar só para as 15h30m.
Estava num jantar e alguém perguntou quanto é que fazia dos 0 aos 100, e eu disse que não sabia, mas que não devia ser mau porque o carro acelerava que nem um doido.
Um amigo pegou no iPhone e foi à net, e lá estava: 0-60mph em 7s!
Não fui verificar nem muito menos testar!
Além de que nestas coisas das velocidades, um facto menos correcto, desde que seja para o nosso lado, não faz mal a ninguém!
Quanto aos 13A vs 16A (ou 3000W vs 3900W), alguém já testou a potencia instantânea com um Homecharger? Gostava de falar com a Efacec, mas queria alguns testemunhos porque estou mesmo a ver que a Efacec vai-me mandar falar com a Nissan, e a Nissan com a Efacec.
Relativamente ao ligar o EVSE portátil e medir, não é possível porque não tenho nenhuma ficha disponível, nem um contador para o acoplar.
Já estou a tratar da logística para o convívio de 5 de Novembro. Não sei se consigo chegar às 15h, se calhar só para as 15h30m.
- ruimegas
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
lá nos encontraremos.
O meu contador leu entre 3600 W e 3700 W, nunca 3900 W.
Cumprimentos
O meu contador leu entre 3600 W e 3700 W, nunca 3900 W.
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TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Há uma maneira de testar quanto o EVSE portátil gasta. Basta ir a um posto Mobi.e e verificar numa hora de carga o consumo de energia indicado pelo posto (ou fazer uma regra de três simples para intervalos de tempo diferentes...).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Esse esquema de ir a um posto de carga, nesta altura do ano é um bocado chato na medida que é aborrecido, pois parece que para um condutor
de VE's não há chuva nem intempéries.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Bem... hoje passei 2h na Nissan enquanto tentaram ativar o Carwings, mas sem sucesso.
Parece que vão ter de falar com a Nissan para combinar com o mestre dos mestres para me resolverem o problema.
Eu estou a apostar que o carro tem (por alguma razão) um software de uma versão diferente do que devia, e talvez isso explique o tema dos 13A. Como os carros vêm todos do Japão para os vários mercados, não deve ser difícil alguém ter feito um ZIG em vez de um ZAG.
No entanto já falei com a Efacec sobre o carregamento não estar a ser feito com a potência toda, e eles disponibilizaram-se logo para me substituir o Homecharger.
Mas eu vou primeiro resolver este assunto do Carwings, e pode ser que os dois problemas estejam relacionados.
Abraços!
Zé
Parece que vão ter de falar com a Nissan para combinar com o mestre dos mestres para me resolverem o problema.
Eu estou a apostar que o carro tem (por alguma razão) um software de uma versão diferente do que devia, e talvez isso explique o tema dos 13A. Como os carros vêm todos do Japão para os vários mercados, não deve ser difícil alguém ter feito um ZIG em vez de um ZAG.
No entanto já falei com a Efacec sobre o carregamento não estar a ser feito com a potência toda, e eles disponibilizaram-se logo para me substituir o Homecharger.
Mas eu vou primeiro resolver este assunto do Carwings, e pode ser que os dois problemas estejam relacionados.
Abraços!
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Eu suponho que o Homecharger não faça nenhuma quebra de tensão, pois deve limitar-se a fazer o corte completo de corrente quando não está lá o carro ligado, pode eventualmente enviar algum sinal digital que diga ao LEAF para só puxar 13A em vez de 15 ou 16, mas também não estou a ver existir um Homecharger diferente dos outros, a não ser algum prototipo com programações diferentes que se tenha misturado com os outros 
Por acaso não tens uma extensão de cabo muito grande com cabo mais fino (tipo 2.5mm) até chegar ao homecharger? isso pode causar uma quebra de tensão apreciavel, e por conseguinte também quebra de corrente com o respectivo desperdício causado pelas perdas ao longo do cabo... (penso que normalmente usam condutores de 4mm até ao Homecharger, mas se já existir uma parte da instalação feita com 2.5mm também está dentro dos limites, mas terá mais perdas consoante a distancia) e até podes medir 230V junto ao quadro onde pode estar um contador, mas o que chega ao homecharger pode nem chegar aos 200V...
Por acaso o LEAF devia mostrar estes valores em tempo real (Volts e Amperes).. tanta tecnologia e mostradores digitais, e sabendo que uma boa parte do consumidor alvo é entendido na matéria, bem podiam ter um menu avançado (ou de serviço) para aceder a estas informações... vai na volta se telefonares para o Japão quando o carro está a carregar e perguntares quantos Volts é que eles estão a ver à entrada do teu LEAF devem dizer

Por acaso não tens uma extensão de cabo muito grande com cabo mais fino (tipo 2.5mm) até chegar ao homecharger? isso pode causar uma quebra de tensão apreciavel, e por conseguinte também quebra de corrente com o respectivo desperdício causado pelas perdas ao longo do cabo... (penso que normalmente usam condutores de 4mm até ao Homecharger, mas se já existir uma parte da instalação feita com 2.5mm também está dentro dos limites, mas terá mais perdas consoante a distancia) e até podes medir 230V junto ao quadro onde pode estar um contador, mas o que chega ao homecharger pode nem chegar aos 200V...
Por acaso o LEAF devia mostrar estes valores em tempo real (Volts e Amperes).. tanta tecnologia e mostradores digitais, e sabendo que uma boa parte do consumidor alvo é entendido na matéria, bem podiam ter um menu avançado (ou de serviço) para aceder a estas informações... vai na volta se telefonares para o Japão quando o carro está a carregar e perguntares quantos Volts é que eles estão a ver à entrada do teu LEAF devem dizer

- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Deve ser mesmo o HC que só indica ao LEAF para puxar 13A.
Se o problema fosse por queda de tensão, então os fios já teriam queimado pois estamos a falar de mais de 600W de potência a dissipar!
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Sim, mas se forem 600W em 60metros dá 5W por metro por condutor, o que pode ser suficiente para manter o cabo quente, mas não derreter...mjr Escreveu:Deve ser mesmo o HC que só indica ao LEAF para puxar 13A.
Se o problema fosse por queda de tensão, então os fios já teriam queimado pois estamos a falar de mais de 600W de potência a dissipar!
- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Supondo os 600W de dissipação no cabo e 16A, para estes parâmetros o cabo tem de ter 2,34 Ohm (P=RI^2). Se o cabo for de 2,5mm^2 (6,5 Ohm/km) dariam 360m de cabo. Mesmo que fosse cabo de 1,5mm^2 (11 Ohm/km) seriam ainda 210m de cabo! Não deve ser por aqui... Ou então a EDP usa cabo muito fraco na ligação exterior e não cumpre com os 230V+/-10% para a potência contratada.
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