Autonomia versus Temperatura
- ruimegas
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Autonomia versus Temperatura
Autonomia versus Temperatura
"This is from all the data I've been logging over the past 8 months.
Range is calculated as 21.5 * Leaf m/kWh. Ofcourse the shape & correlation to temperature won't change if we use a different figure. Temperature comes from http://www.beautifulseattle.com.
Data behind this.
Em: http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=31&t=6701
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NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
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Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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- Malm
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Re: Autonomia versus Temperatura
Pelos vistos a temperatura tem uma influência significativa na autonomia. Ainda bem que em Portugal as temperaturas não são muito baixas. Acho que no meu I-MiEV já se nota o efeito das temperatura mais baixas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
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Re: Autonomia versus Temperatura
Mas com uma diferença tão grande, não será que eles estão a ter em conta o facto de para manter uma temperatura aceitável no habitáculo se ligue o aquecimento?
- mjr
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Re: Autonomia versus Temperatura
Para temperaturas até 5ºC o principal consumidor de energia deve ser o aquecimento do habitáculo. A partir daí também entra em cena o abaixamento de capacidade da bateria.
É de notar que o consumo para aquecimento do habitáculo depende do tempo em que se está a conduzir, pelo que será menor para trajectos em estrada e maior em ambiente urbano.
É de notar que o consumo para aquecimento do habitáculo depende do tempo em que se está a conduzir, pelo que será menor para trajectos em estrada e maior em ambiente urbano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Autonomia versus Temperatura
Hoje (ontem a noite) usámos pela primeira vez o programador do AC.
Assim, as 8:00 quando estavam 7º o habitáculo estava bem mais quentinho.
Em viagens longas não deve fazer muita diferença mas em curtas quase que dá para andar só com o calor residual do aquecimento prematuro.
Em ambos os casos não se liga o aquecimento para aquecer o habitáculo, mas só para o manter quente.
Assim, as 8:00 quando estavam 7º o habitáculo estava bem mais quentinho.
Em viagens longas não deve fazer muita diferença mas em curtas quase que dá para andar só com o calor residual do aquecimento prematuro.
Em ambos os casos não se liga o aquecimento para aquecer o habitáculo, mas só para o manter quente.
- mikexilva
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Re: Autonomia versus Temperatura
É verdade, no entanto a referencia de quentinho pode ser diferente de quando se chega ao carro e está quentinho, ou quando vamos aquecer o habitáculo para sentir algum quentinho... quero dizer se chegarmos ao carro e ele está a 25 graus depois vamos querer manter esses 25 até ao fim da viagem, se não manter, podemos achar que 20graus é frio, mas se iniciarmos a viagem com 15 e ligarmos o aquecedor para manter 18 dentro do carro pode parecer-nos quentinho... claro que isto é contra o conceito de aquecer o carro enquanto ainda tem o cabo de energia ligado... mas é um caso a pensarvgomes Escreveu:Hoje (ontem a noite) usámos pela primeira vez o programador do AC.
Assim, as 8:00 quando estavam 7º o habitáculo estava bem mais quentinho.
Em viagens longas não deve fazer muita diferença mas em curtas quase que dá para andar só com o calor residual do aquecimento prematuro.
Em ambos os casos não se liga o aquecimento para aquecer o habitáculo, mas só para o manter quente.
- Malm
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Re: Autonomia versus Temperatura
Com o vento frio a passar de baixo do carro, quando atingimos determinada velocidade, deve provocar um arrefecimento bastante significativo das baterias .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Filipe
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Re: Autonomia versus Temperatura
Lembrando a última dica do Mike, faço algumas recomendações temperaturotemperamentais ( inventada agora mesmo ) :
Para dias muito frios para estar bem ambientado aquando da saída, dormir de janelas abertas, ou se tiverem uma daquelas
arcas frigoríficas de vários hectares (e ou muitos cavalos ), dentro da dita.
Para dias bem quentinhos, antes de sair fazer uma ou duas saunas, seguida de 2 ou 3 voltas ao quarteirão a correr.
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Para dias bem quentinhos, antes de sair fazer uma ou duas saunas, seguida de 2 ou 3 voltas ao quarteirão a correr.
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Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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- mikexilva
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Re: Autonomia versus Temperatura
pois eu não queria ser tão radicalFilipe Escreveu:Lembrando a última dica do Mike, faço algumas recomendações temperaturotemperamentais ( inventada agora mesmo ) :
Para dias muito frios para estar bem ambientado aquando da saída, dormir de janelas abertas, ou se tiverem uma daquelas
arcas frigoríficas de vários hectares (e ou muitos cavalos ), dentro da dita.
Para dias bem quentinhos, antes de sair fazer uma ou duas saunas, seguida de 2 ou 3 voltas ao quarteirão a correr.
Mas no inverno às vezes costumava meter o calor a bombar ao máximo (no carro de combustão) durante um bom bocado até começar a suar, e depois quando saía do carro o fresquinho da rua até sabia bem