
Temperatura mínima do pack.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Temperatura mínima do pack.
Nesta coisa de tirar foto com a temperatura mínima nestes dias, apanhei o meu Leaf mk1 com 15v na bateria auxiliar:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 081841.jpg[/img]
Uma vez fui ao log, que mantenho sempre ativo, consultar os registos da tensão dessa bateria de 12v e fiz este quadro que há-de estar algures cá pelo fórum:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 1/B12v.png[/img]
Como podem ver, nem aos 14v ela chegava.
Será que isto dela estar agora a ir até aos 15v quer dizer alguma coisa?
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 081841.jpg[/img]
Uma vez fui ao log, que mantenho sempre ativo, consultar os registos da tensão dessa bateria de 12v e fiz este quadro que há-de estar algures cá pelo fórum:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 1/B12v.png[/img]
Como podem ver, nem aos 14v ela chegava.
Será que isto dela estar agora a ir até aos 15v quer dizer alguma coisa?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Temperatura mínima do pack.
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 00:54, editado 1 vez no total.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Temperatura mínima do pack.
Não acredito.
Eu estava a circular normalmente há pelo menos 30 minutos.
Até prova em contrário, a explicação mais credível que tenho, é que o meu mk1 ficou excitado com este "empata" que ia à minha frente:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 083006.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 083347.jpg[/img]

Eu estava a circular normalmente há pelo menos 30 minutos.
Até prova em contrário, a explicação mais credível que tenho, é que o meu mk1 ficou excitado com este "empata" que ia à minha frente:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 083006.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 083347.jpg[/img]

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Temperatura mínima do pack.
eheh.
A tensão máxima que já vi na bateria de 12V foi de 14,40V, e é sempre igual esse máximo. Acontece sempre que ligo o carro durante alguns segundos, e noutras situações específicas. Uma delas é quando se liga o lipa para brisas. Também é possível que aconteça quando se liga o desembaciador traseiro. 15V é de facto estranho. Verifica quando ligas o carro qual a tensão que ele coloca na bateria de 12V.
A tensão máxima que já vi na bateria de 12V foi de 14,40V, e é sempre igual esse máximo. Acontece sempre que ligo o carro durante alguns segundos, e noutras situações específicas. Uma delas é quando se liga o lipa para brisas. Também é possível que aconteça quando se liga o desembaciador traseiro. 15V é de facto estranho. Verifica quando ligas o carro qual a tensão que ele coloca na bateria de 12V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Temperatura mínima do pack.
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 16:56, editado 1 vez no total.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Temperatura mínima do pack.
A versão do LeafSpy não quer dizer nada.pemifer Escreveu:Por acaso reparei que a versão do LeafSpy é mais antigas.
Será que arredonda os 14.40 para 15 ?
O LeafSpy só pesca o que anda a circular no carro.
Esta versão do LeafSpy é a mesma que nunca antes tinha lido 15v.
Tenho que consultar os logs um dia destes para ajuizar algo de jeito.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Temperatura mínima do pack.
Será do frio?VETL Escreveu:A versão do LeafSpy não quer dizer nada.pemifer Escreveu:Por acaso reparei que a versão do LeafSpy é mais antigas.
Será que arredonda os 14.40 para 15 ?
O LeafSpy só pesca o que anda a circular no carro.
Esta versão do LeafSpy é a mesma que nunca antes tinha lido 15v.
Tenho que consultar os logs um dia destes para ajuizar algo de jeito.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Temperatura mínima do pack.
A tensão de carregamento das baterias de chumbo tem que ser ajustada com a temperatura, mas para dar 15V tinha que estar mesmo frio (menos de 10 graus negativos):


- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Temperatura mínima do pack.
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 16:56, editado 1 vez no total.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Temperatura mínima do pack.
Se for isso é porque faz por patamares. No meu entre os 2C e os 39C de temperatura ambiente sempre mostrou 14,4V.
Esse gráfico é para tensão constante e não com uma fase de equilibração a uma tensão superior, tal com faz o Leaf (14,4V até a corrente baixar para quase zero e depois 13,x V constantes), portanto faz sentido colocar 15V com temperaturas próximo de 0C.
Esse gráfico é para tensão constante e não com uma fase de equilibração a uma tensão superior, tal com faz o Leaf (14,4V até a corrente baixar para quase zero e depois 13,x V constantes), portanto faz sentido colocar 15V com temperaturas próximo de 0C.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt