Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 30 jan 2017, 18:45

mjr Escreveu:Noto essas limitações só quando a bateria está fria. Acima de 30C penso ter ficado igual, tanto nas CR como na regeneração.
Não.
Pelo menos no meu caso, não é sensível com a temperatura. Mesmo no verão, a descer a CREL (viaduto de Loures), se não travar com as pastilhas, o C/C não consegue "segurar" o carro, chego lá abaixo beeem em excesso de velocidade.
...coisa que não fazia, quando era perfeito...

Para 4 bolas de regeneração, tem de estar perto do 2º aviso de bateria fraca e não posso passar dos 60 KM/h.

Não deviam mesmo retirar essas características ao carro, neste aspeto estou de acordo com o FullElectric.

sm
:|
Última edição por Essiemme em 30 jan 2017, 18:53, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Essiemme
Proprietário Leaf

Mensagem por Essiemme » 30 jan 2017, 18:53

FullElectric Escreveu:
galt Escreveu:Conseguirás isso tudo.

Os travões têm atualização de fábrica.

A regeneração volta ao modo inicial quando tiver um bateria nova.

Vais voltar a ser muito feliz com um Leaf de 2011 :dance:

;)
Pois, a regeneração volta com bateria nova assim como volta com um carro novo.
A questão é mais grave que isso. A nissan retirou capacidade de regeneração aos mk1 que levaram com a P3227, e isso é muito grave.
Se a Nissan vendeu um carro com determinadas características, não pode depois vir retirá-las ao cliente. É semelhante vir retirar o para-brisas e agora o dono que apanhe chuva, ou terem reduzido a potência do motor para metade ... não se faz nem é admissível
E o problema ainda é mais grave que o roubo da regeneração pois os carros perderam também capacidade de carga rápida, ficaram a carregar muito mais lento em DC, pelo menos o meu ficou, facto que a Nissan nunca aceitou apesar das inúmeras reclamações.

É tudo a lamentar.
E as pastilhas de travão ?
E o aquecimento dos discos de travagem, especialmente em grandes descidas e no verão ?
E o perigo que isso representa ? O carro fica a parecer-se com um camião a descer... o motor não consegue segura-lo, tem de recorrer ao desperdício em calor ?!?!?
Num carro ecológico, ainda por cima conhecendo as suas potencialidades do início ?!?...

Não consigo aceitar qq que seja a justificação.
Porém, não tenho espírito para envolver tribunais, advogados, etc... mas estou mais triste do que pareço.

Até agora, fui bem atendido, tanto fui bem recebido na CP Sintra como fui bem atendido pela Nissan Portugal.

E não quero (MESMO) desfazer-me do carro!

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 30 jan 2017, 21:16

Essiemme Escreveu:
mjr Escreveu:Noto essas limitações só quando a bateria está fria. Acima de 30C penso ter ficado igual, tanto nas CR como na regeneração.
Não.
Pelo menos no meu caso, não é sensível com a temperatura. Mesmo no verão, a descer a CREL (viaduto de Loures), se não travar com as pastilhas, o C/C não consegue "segurar" o carro, chego lá abaixo beeem em excesso de velocidade.
...coisa que não fazia, quando era perfeito...

Para 4 bolas de regeneração, tem de estar perto do 2º aviso de bateria fraca e não posso passar dos 60 KM/h.

Não deviam mesmo retirar essas características ao carro, neste aspeto estou de acordo com o FullElectric.

sm
Isso não será por já só ter 7 barras de capacidade? Ou já é assim mesmo com 9 barras como o meu?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 30 jan 2017, 23:08

Já passei por tudo isso. Com a bateria nova voltou tudo ao normal.

Tecnicamente poderá fazer sentido a bateria não poder receber 30kw numa travagem devia à capacidade ser inferior a 15kw. Com esta relação contribuiria para aumentar a temperatura e degradar mais em épocas quentes.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

FullElectric
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Mensagem por FullElectric » 30 jan 2017, 23:31

O meu tem 9 barras e está equivalente ao que descreve o Essiemme.

Essiemme
Proprietário Leaf

Mensagem por Essiemme » 31 jan 2017, 00:11

Lembro-me de ter notado a diferença bruscamente.
Levei o carro à revisão a 100% e, assim que saí da oficina, notei logo algo diferente.
Nao liguei muito, até porque já ia a caminho de casa. Acabei por telefonar no dia seguinte a queixar-me.
Combinou-se que deveria levar la o carro e eles, depois, davam uma "vista de olhos".
Acabei por nao lá ir mais...

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs

FullElectric
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Mensagem por FullElectric » 31 jan 2017, 10:30

galt Escreveu:Já passei por tudo isso. Com a bateria nova voltou tudo ao normal.

Tecnicamente poderá fazer sentido a bateria não poder receber 30kw numa travagem devia à capacidade ser inferior a 15kw. Com esta relação contribuiria para aumentar a temperatura e degradar mais em épocas quentes.
Não é justificação.
Tive um Czero que aos 98.000kms, como estava com mais de 30% de degradação, levou bateria nova em garantia da Citroen. Só tenho a dizer bem da Citroen, ou melhor Mitsubishi, pois salvo a diferença óbvia na autonomia, o carro com bateria degradada ou nova é rigorosamente o mesmo. Mesma potência, mesma regeneração, mesma velocidade de carga, o mesmo comportamento em travagem, tudo rigorosamente igual. E isto sim, considero um bom produto, o Czero, apesar de parecer um carrito, neste aspecto é tecnicamente muito superior ao Leaf.
A Nissan para fugir às responsabilidades tomou esta medida de tirar características importantes ao carro, atitude que é lamentável e onde fica muito mal na fotografia.
Se a bateria degradada pode não aguentar tanta regeneração, como diz o galt, então nesse caso o que a Nissan deveria ter feito era considerar a troca em garantia mais cedo. O cliente é que de forma alguma deverá arcar com as incompetências técnicas da marca.

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 31 jan 2017, 10:36

FullElectric Escreveu:
galt Escreveu:Já passei por tudo isso. Com a bateria nova voltou tudo ao normal.

Não é justificação.
Tive um Czero que aos 98.000kms, como estava com mais de 30% de degradação, levou bateria nova em garantia da Citroen. Só tenho a dizer bem da Citroen, ou melhor Mitsubishi, pois salvo a diferença óbvia na autonomia, o carro com bateria degradada ou nova é rigorosamente o mesmo. Mesma potência, mesma regeneração, mesma velocidade de carga, o mesmo comportamento em travagem, tudo rigorosamente igual. E isto sim, considero um bom produto, o Czero, apesar de parecer um carrito, neste aspecto é tecnicamente muito superior ao Leaf.
A Nissan para fugir às responsabilidades tomou esta medida de tirar características importantes ao carro, atitude que é lamentável e onde fica muito mal na fotografia.
Se a bateria degradada pode não aguentar tanta regeneração, como diz o galt, então nesse caso o que a Nissan deveria ter feito era considerar a troca em garantia mais cedo. O cliente é que de forma alguma deverá arcar com as incompetências técnicas da marca.
Eu não justifico nada.
Neste momento já não acontece.

Está com o comportamento de novo.
Perguntem à Nissan, qual a razão da mudança.

Como qualquer produto ao longo da vida útil sofre mudanças, tal como acontece na maioria dos produtos tecnológicos.

Os humanos também mudam de comportamento ao longo da sua vida.. :lol: :lol: :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Essiemme
Proprietário Leaf

Mensagem por Essiemme » 31 jan 2017, 10:57

Caro galt,

Pessoalmente, continuo a nao aceitar uma evoluçao, ainda por cima negativa (muito), so pelo facto de ter levado o carro a revisao obrigatoria.
Relembro que essa evoluçao ocorreu de um momento para o outro.
Nao foi mesmo nada progressivo, o carro mudou de comportamento abruptamente.

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 31 jan 2017, 11:05

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 16:49, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”