12. Barra
-
- Registado: 27 jun 2017, 13:29
- Data de fabrico: 01 mar 2015
- Capacidade bateria: 11 barras
Re: 12. Barra
Olá mjr, bem se é de 15% o rombo é maior que pensava! Vivo em Mira, Distrito de Coimbra, alguém por perto para fazer uma leitura?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
A leitura vai dar o mesmo que o carro te reporta, ou seja menos de 85% SOH. O LS seria importante para conseguires fazer um teste de tomada, sobretudo na parte de descarregar a bateria de forma controlada.
Para te dar um exemplo de como os mk2 aparentemente estimam mal a capacidade, temos aqui um colega de Coimbra que perdeu essa primeira barra aos 10.000km (!!!)
Não perdeu nada em termos de distância atingível em viagem, performance, nada. Mas o estilo de carga e condução fez com que o carro ao fim de um ano e "meia dúzia" de km visse a bateria abaixo dos tais 85% de capacidade. Daí para cá tem "coçado" o carro mais um pouco e, tanto quanto julgo saber, a capacidade que o carro estima para a bateria já vai nos 87%. Claro que a barra perdida não voltou...
A degradação é inevitável e mais cedo ou mais tarde a perda de capacidade vai notar-se. Se não notas qualquer limitações na utilização do carro, tenta esquecer isso e continua a usar e poupar
Para te dar um exemplo de como os mk2 aparentemente estimam mal a capacidade, temos aqui um colega de Coimbra que perdeu essa primeira barra aos 10.000km (!!!)
Não perdeu nada em termos de distância atingível em viagem, performance, nada. Mas o estilo de carga e condução fez com que o carro ao fim de um ano e "meia dúzia" de km visse a bateria abaixo dos tais 85% de capacidade. Daí para cá tem "coçado" o carro mais um pouco e, tanto quanto julgo saber, a capacidade que o carro estima para a bateria já vai nos 87%. Claro que a barra perdida não voltou...
A degradação é inevitável e mais cedo ou mais tarde a perda de capacidade vai notar-se. Se não notas qualquer limitações na utilização do carro, tenta esquecer isso e continua a usar e poupar

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
Eu sou de Vagos.miguelfcab Escreveu:Olá mjr, bem se é de 15% o rombo é maior que pensava! Vivo em Mira, Distrito de Coimbra, alguém por perto para fazer uma leitura?
Estou disponível todos os dias de manhã. Podemos combinar.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Não acho que a perca de barras tenha a ver com o tipo de condução e carregamento. O do Santanamos é da mesma "fornada" do meu, tem seguramente hábitos de condução e carregamentos diferentes dos meus, e também perdeu uma barra. Cá para mim, são várias coisas, mas principalmente parâmetros e software inseridos na fábrica.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Ainda relativamente aos mk2 e a capacidade "perdida", recordo-me do teste que o cromero fez ao Leaf dele quando era novo e que estava a subestimar a capacidade no LS (e no GOM, claro). A capacidade perdida estava toda escondida abaixo do aviso de bateria fraca, se bem me lembro fez perto de 50km após esse aviso. Talvez seja algo semelhante neste caso. Com o Leaf Spy é possível usar essa capacidade extra sem a ansiedade de não saber quando é que o carro vai parar, pois dá para monitorizar a tensão das células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
O que temos mais em comum é a data de fabrico. Eu já levo um avanço de kms mas o factor deverá continuar na idade.lmlr Escreveu:Não acho que a perca de barras tenha a ver com o tipo de condução e carregamento. O do Santanamos é da mesma "fornada" do meu, tem seguramente hábitos de condução e carregamentos diferentes dos meus, e também perdeu uma barra. Cá para mim, são várias coisas, mas principalmente parâmetros e software inseridos na fábrica.
Para descansar o miguelfcab, a degradação (que é normal e previsivel), estabilizou nos ~15%.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Perdi hoje a 12ª barra, com 113000Km e 4 anos.
Siga!
Siga!
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 18 ago 2014, 02:48
- Data de fabrico: 01 mai 2014
Bom dia pessoal, perdi a 12ª barra com 88.000 Km.
Julgo que o tipo de utilização das baterias influenciou e muito a sua degradação.
Neste momento o menino tem 90.000 e vai à revisão, já falei com a oficina para ver o desgaste dos módulos, gostava de saber se alguém já fez algum teste credível aos módulos e que informações é que deram as oficinas em relação a isso?
Grande abraço
Julgo que o tipo de utilização das baterias influenciou e muito a sua degradação.
Neste momento o menino tem 90.000 e vai à revisão, já falei com a oficina para ver o desgaste dos módulos, gostava de saber se alguém já fez algum teste credível aos módulos e que informações é que deram as oficinas em relação a isso?
Grande abraço
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
É melhor esquecer as oficinas e os concessionários. LeafSpy Pro e está a andar...Mafonso Escreveu:...gostava de saber se alguém já fez algum teste credível aos módulos e que informações é que deram as oficinas em relação a isso?...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 18 ago 2014, 02:48
- Data de fabrico: 01 mai 2014
Eu sou um pouco totó no que diz respeito a essas coisas, vou tentar averiguar.VETL Escreveu:É melhor esquecer as oficinas e os concessionários. LeafSpy Pro e está a andar...Mafonso Escreveu:...gostava de saber se alguém já fez algum teste credível aos módulos e que informações é que deram as oficinas em relação a isso?...
Obrigado pela dica.