
EVSE Colaborativo
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE Colaborativo
obrigado sossimple, aproveito também para meter um gráfico que compus para outro forum que descreve um final de dia cá em casa:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/AzGpj ... 77-h640-no[/img]
Ter um EVSE com corrente regulável é bom se houver alguém a regular a corrente por nós lol!
[img]https://lh3.googleusercontent.com/AzGpj ... 77-h640-no[/img]
Ter um EVSE com corrente regulável é bom se houver alguém a regular a corrente por nós lol!
-
- Mensagens: 264
- Registado: 25 mai 2017, 11:07
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: EVSE Colaborativo
Ando a ver se compro ou monto um EVSE "portátil" e lá acabei por vir parar a este tópico, mas no meio de tanta pagina não encontrei o estado actual do projecto, há, ou vai haver brevemente, kits para montagem para quem até faz ligações eléctricas mas não electrónicas nem gosta muito de soldar? E não necessito muito da parte de acerto da potencia em tempo real com base no gasto medido no quadro, portanto essa parte é perfeitamente dispensável para mim (se é que faz diferença).
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE Colaborativo
A parte do ajuste automático não é mandatório neste EVSE, apesar de ser essa a razão de ele existir. São tudo coisas que se podem ir montando consoante as necessidades.
Estamos a corrigir o desenho das placas PCB que tem algumas arestas por limar, ainda vai demorar algum tempo para termos tudo pronto para começar a fazer produção em pequena quantidade. É um processo demorado porque é preciso fazer encomendas da china, montar, testar e voltar a encomendar. Só à conta do desalfandegamento contam-se uns meses largos de espera.
Estamos a corrigir o desenho das placas PCB que tem algumas arestas por limar, ainda vai demorar algum tempo para termos tudo pronto para começar a fazer produção em pequena quantidade. É um processo demorado porque é preciso fazer encomendas da china, montar, testar e voltar a encomendar. Só à conta do desalfandegamento contam-se uns meses largos de espera.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: EVSE Colaborativo
Mesmo ignorando o modo power (ajuste automático à potência máxima), esta cena de comandar o EVSE com o telemóvel a partir da cama, é uma maçada.
Esta noite vai ligar só um pouco antes das 5 e meter no bucho apenas 35% SOC: Só porque me apetece...
Esta noite vai ligar só um pouco antes das 5 e meter no bucho apenas 35% SOC: Só porque me apetece...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- dmorgado
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 311
- Registado: 19 set 2014, 17:42
- Data de fabrico: 01 jan 2017
- Capacidade bateria: 81 Ah
Re: EVSE Colaborativo
Isso é mesmo muita preguiça Vetl
Bem...mas mais preguiça ainda tiveram os engenheiros da Nissan quando construíram a versão de 30kw.
Assim, tiveram os nossos Engenheiros tugas de fazer muito melhor. Em vez das opções de carga de 80% ou 100% existentes no leaf de 24kw, tiveram a ousadia e sabedoria para meter a "coisa" a carregar de Ampere em Ampere, de % em %, no horário económico ou nem tanto!, à hora de almoço, do jantar ou até da Sueca, em modo Power (até o que a potência da casa der) ou nem tanto, apenas aproveitando o que o sol nos oferece (modo solar)....
Porquê? Como diz o Vetl .....basta que "nos dê na telha".

Bem...mas mais preguiça ainda tiveram os engenheiros da Nissan quando construíram a versão de 30kw.
Assim, tiveram os nossos Engenheiros tugas de fazer muito melhor. Em vez das opções de carga de 80% ou 100% existentes no leaf de 24kw, tiveram a ousadia e sabedoria para meter a "coisa" a carregar de Ampere em Ampere, de % em %, no horário económico ou nem tanto!, à hora de almoço, do jantar ou até da Sueca, em modo Power (até o que a potência da casa der) ou nem tanto, apenas aproveitando o que o sol nos oferece (modo solar)....

Porquê? Como diz o Vetl .....basta que "nos dê na telha".

- dmorgado
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 311
- Registado: 19 set 2014, 17:42
- Data de fabrico: 01 jan 2017
- Capacidade bateria: 81 Ah
Re: EVSE Colaborativo
E se já deitadinho me lembrar que afinal vou precisar de mais energia no carro, porque entretanto, surgiu um imprevisto

É pá....e se o contador dispara?

Lá vou ter que ir desapertar os parausos todos do contador da rua e corro o risco de apanhar uma molha

Não isso acabou

Telemóvel na mão...
programação afinada....
e "bora lá em Modo Power, porque não tenho muito tempo para arrancar e o horario económino está a terminar

Bem...mas quero ter a certeza que a carga iniciou efetivamente sem ter que me deslocar àgaragem

Email recebido do Início da carga:


Email recebido do Fim da carga:

PS: Relatos de um caso verídico.
As idas à rua por disparos do quadro elétrico por causa da carga do leaf acabaram...

Última edição por dmorgado em 16 nov 2017, 03:45, editado 2 vezes no total.
- dmorgado
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 311
- Registado: 19 set 2014, 17:42
- Data de fabrico: 01 jan 2017
- Capacidade bateria: 81 Ah
Re: EVSE Colaborativo
Outros casos reais
A determinada altura, só porque me apeteceu, como alguém disse, decidi carregar 8kw a 25A
Mas como ainda faltavam 4h horas para o horário mais favorecido, fiz a programação necessária e...
só porque me apeteceu,não deixei o carro passar 3 h de carga

Agora, só por uma questão de teste, vamos brincar com a carga até ao máximo e até ao minimo do carro/EVSE

Alguns registos de brincadeiras que podem muito bem ficar registadas no emoncms


A determinada altura, só porque me apeteceu, como alguém disse, decidi carregar 8kw a 25A
Mas como ainda faltavam 4h horas para o horário mais favorecido, fiz a programação necessária e...
só porque me apeteceu,não deixei o carro passar 3 h de carga


Agora, só por uma questão de teste, vamos brincar com a carga até ao máximo e até ao minimo do carro/EVSE

Alguns registos de brincadeiras que podem muito bem ficar registadas no emoncms


- vitocril
- Mensagens: 139
- Registado: 10 mai 2017, 22:22
- Data de fabrico: 01 set 2015
- Capacidade bateria: 42,3 Ah
Re: EVSE Colaborativo
Espetáculo.




- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: EVSE Colaborativo
Andava à procura de uma wallbox e recomendaram-me este tópico. Ando a ler isto há 3 semanas e hoje, finalmente, cheguei ao fim.
Então, do que entendo ainda estão à espera das encomendas? Tem sido mau na alfândega este Verão, não tem? Para mim, também.
As wallboxes que tenho procurado, fazem isto e também a partilha de potência com outra, para poder carregar dois VEs. Eu tenho garagem para dois carros, mais cedo ou mais tarde.. este EVSE vai poder fazer isso? Talvez com um update de software?
Eu estou muito interessado nisto, principalmente se puder mexer lá dentro (isto é, no software). Há soluções boas no mercado, mas que depois, ou por miopia do fabricante, ou porque não podem desenvolver o produto ideal para cada cliente, passado uns anos transformam-se em monos inúteis.
Há coisas que eu gostaria que fossem diferentes neste. Isto é um EVSE portátil? Isso faz sentido num EVSE colaborativo? No meu caso, o EVSE do Ioniq chega aos 12A, penso que é o máximo que me passaria pela cabeça puxar de uma instalação eléctrica que não é a minha. Uma wallbox trás outras vantagens, como a segurança (há tomadas CEE de 32A com proteção para crianças?) e arrumação.
Depois, também não me agrada a ideia de meter Wi-Fi na garagem. Se fosse um cabo ethernet...
Mas sou mais um interessado... vou ficar a aguardar.
Então, do que entendo ainda estão à espera das encomendas? Tem sido mau na alfândega este Verão, não tem? Para mim, também.
As wallboxes que tenho procurado, fazem isto e também a partilha de potência com outra, para poder carregar dois VEs. Eu tenho garagem para dois carros, mais cedo ou mais tarde.. este EVSE vai poder fazer isso? Talvez com um update de software?
Eu estou muito interessado nisto, principalmente se puder mexer lá dentro (isto é, no software). Há soluções boas no mercado, mas que depois, ou por miopia do fabricante, ou porque não podem desenvolver o produto ideal para cada cliente, passado uns anos transformam-se em monos inúteis.
Há coisas que eu gostaria que fossem diferentes neste. Isto é um EVSE portátil? Isso faz sentido num EVSE colaborativo? No meu caso, o EVSE do Ioniq chega aos 12A, penso que é o máximo que me passaria pela cabeça puxar de uma instalação eléctrica que não é a minha. Uma wallbox trás outras vantagens, como a segurança (há tomadas CEE de 32A com proteção para crianças?) e arrumação.
Depois, também não me agrada a ideia de meter Wi-Fi na garagem. Se fosse um cabo ethernet...
Mas sou mais um interessado... vou ficar a aguardar.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE Colaborativo
A partilha de carga entre EVSE's apesar de ainda não estar implementada está simplificada, ha uns tempos refiz o codigo todo para permitir o tratamento de multiplos EVSE's e até já é possivel definir prioridades por EVSE. O problema neste momento é que não tenho 2 VE's e não tenho necessidade disso, aposto que se conseguir colocar este sistema nas mãos dos utilizadores alguém irá implementar isto mais depressa que eu.