Corey8 Escreveu:Boas noites a todos.
Desde já obrigado pelas boas vindas.
Pois é isto ainda é tudo muito fresco, mas é um começo.
Não sou grande entendedor de carros, muito menos de elétricos , sempre escolhi na base custo/qualidade e que servisse as necessidades pretendidas. Acontece que nunca fiz tantos kms como agora, e isso nota-se na carteira. Daí o pensamento ter começado a recair sobre um carro elétrico como forma de atenuar esse peso(dado ao custo reduzido no dia a dia) . Deparei-me com o fórum e ao ler alguns dbs é de realçar o entusiasmo com que falam aqui da condução de um elétrico, desde de o record de autonomias conseguidas, ao prazer de condução de um VE e dizerem que quem experimenta um não quer mais voltar ao conduzir carros CI. Isso realmente motiva e faz crescer a água na boca por ter um.
Quanto ao meu caso, não sei se será para já a aquisição de um, mas que gostava gostava. Isto porque, respondendo ao Jasmim, o orçamento ainda deve ser curto, diria que para já apenas daria para um clone dos pequenos, tipo ion. Novos ou usados, muito provavelmente usado, porque novos é muito caro. Quanto a garagem tenho, no entanto não a uso como tal, mas acho que conseguia por parte do carro lá dentro

. E fica a primeira dúvida, um carro elétrico pode ser carregado à chuva? (desculpem se a questão parece idiota de mais), mas visto que a garagem é mais casa das máquinas que outra coisa, o mais provável seria por o carro no corredor, mas há sempre a hipótese de por a frente do carro lá dentro e a garagem aberta, eh eh eh.
Em relação a um possível carro, um clone por mim até podia dar, não fosse a questão da autonomia (espero não estar a ser preconceituoso), mas pelo que tenho lido parece que para 100kms pode ficar à quem.
Devido à falta de tempo, o ideal para mim será algo que desse para ir e voltar numa só carga, e carregar em casa, uma vez que no trabalho não é possível carregar.
Não sei se ajuda mas marquei o meu percurso diário no Google, dá algo entre 92 a 97 kms dia, consoante algumas alternativas. Parecendo quase um Uber, o percurso de casa trabalho casa, tem nacional, autoestrada A33, cerca de 18 kms que não tem trânsito e costumo andar a 100/ 120kms, depois muito pára arranca para a 25 de Abril, utilizo tb a A5 e N117 e passagem pelo centro de Lisboa.
Desde já obrigado por toda a disponibilidade.
Colegas da mobilildade eléctrica, estão a pintar um cenário demasiado rosa. É um erro que nós todos criticamos nos vendedores e parece-me que estamos a fazer o mesmo aqui.
Não sou pessimista, não diria nada disto se o Corey8 não tivesse referido dois pontos importantes que podem minar a sua expectativa:
- não poderá carregar no trabalho
- sofre por demorar muito tempo em circulação entre casa, trabalho, casa, não queria sofrer por falta de bateria
As vantagens já foram enumeradas, eu vou ser o velho do Restelo:
Sejam realistas: 100kms diários, trajeto misto, com pára-arranca à mistura, sem carregamento no destino, não é pêra doce. Eu nunca recomendaria um clone nestas condições. Mesmo um Leaf 24 rapidamente ficará no limite. No primeiro ano será canja, no segundo já nem tanto, do 3º para a frente é uma ginástica e no 5º deixa de ser possível, a menos que se habitue a fazer 100km/dia a uma média de 50 Km/h.
Desculpem, mas esta é a realidade.
O nosso foco na ajuda ao Corey8 deve ser: mentalizar para o incontornável, que é: tens de arranjar maneira de carregar no trabalho. Ter um carro eléctrico é canja se for fácil carregar em casa - guiar à vontade para o trabalho - carregar no trabalho - guiar à vontade no regresso.
Sem isto, com um Leaf 24 (cuja autonomia
realista não passa dos 120kms quando novo, 80kms ao fim de 100.000kms), em muito pouco tempo vai acontecer-te aquilo que já aconteceu a muitos de nós:
- reboque
- conduzir a 40kms/h com o aquecimento desligado
- deixar de ir a algum lado pq depois não consegues ir para o destino
O meu Leaf 24 tem 115.000kms, 44% de desgaste de bateria, e o dia a dia é hoje uma realidade completamente diferente da inicial. Impensável fazer 100kms sem carregar a meio. Esqueçam, não é possível.
O Leaf 24 do meu irmão tem 165.000, 50% de desgaste, e a minha cunhada sofre
a sério todos os dias pq na margem sul os carregadores deixaram de existir. O requisito dela são 90kms/dia.
Corey 8, o meu melhor conselho é este:
- testa um VE novo. Vais adorar.
- testa um VE usado, se puderes. Assim terás uma visão de como será o teu futuro daqui a 3 ou 4 anos.
- decide depois
Desculpem o pragmatismo, mas prefiro que um fumarento adie a decisão de mudar VE do que que o faça e se arrependa.