Se vale o investimento?
A 120 km/h, 5% de 23 kWh/100km são 1.15 kWh.
12 a 20 cêntimos de poupanças a cada 100km?
120 a 200€ por cada 100'000 km (a 120km/h!!!).
Para quem faz muita AE, vale a pena.

Aerodinâmica do LEAF
Re: Aerodinâmica do LEAF
Não é sobre o Leaf, mas não deixa de ser interessante.
https://electrek.co/2017/11/10/tesla-mo ... efficency/
4.9% more consumption for Model S P100D with 21″ vs 19″ wheels.
5.2% more consumption for Model S P90D with 21″ vs 19″ wheels.
11.6% more consumption for Model S 60/75 with 21″ vs 19″ wheels.
11.8% more consumption for Model S 60D/75D/90D with 21″ vs 19″ wheels.
22.2% more consumption for Model X P90D with 22″ vs 20″ wheels.
22.5% more consumption for Model X 60D/75D/90D with 22″ vs 20″ wheels.
23.3% more consumption for Model X P100D with 22″ vs 20″ wheels.
https://electrek.co/2017/11/10/tesla-mo ... efficency/
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Aerodinâmica do LEAF
O que fizeste foi para eliminar o desgaste excessivo do lado externo dos pneus, como chegaste a estes valores?RNM Escreveu:Neste momento, tenho os Michelin Energy Saver montados (de origem, 2014), com ~27200 km. São C/A, Rolamento e aderência.
Quando precisar de trocar de pneus, deverei ir para os Michelin Energy Saver+, 205/55 R16 94H XL S1, Referência: 3528701036953.
São A/A, e os Energy Saver costumam durar MUITOS km.Assim:sparrow Escreveu:Não percebi como alteraste o camber... Isso não é só ajustar no alinhamento? Quanto tem de origem e quanto tem agora?
[img]https://www.fusion1.cz/images/catalog-f ... t-16mm.jpg[/img]
Camber frente
Origem: -0.25º
Agora: -1.5º
Para um ajuste tão pequeno, não precisava dos parafusos, tem folga suficiente naquela zona do amortecedor
Foi detetado num alinhamento ou foste tu que disseste?
Corro o risco de montar os pneus, alinhar e o carro vir na mesma, certo?
Atualização: entretanto li os restantes posts e já respondi às minhas perguntas acima.
Posso dar a indicação, no alinhamento, que quero o camber da frente a -1.5º, foi o que fizeste, certo?
Pelo que dizes não será preciso qualquer peça, certo?
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Aerodinâmica do LEAF
Olá pemifer,
O valor -1.5° camber foi eu que estipulei.
Engenheiro de (de)formação, sou GRANDE fã daquilo que resulta e não de seguir recomendações cegamente.
E contra factos não há argumentos, o desgaste dos pneus está uniforme.
Nota#1
-1.0° camber deverá chegar para quem tem a suspensão de origem (não é o meu caso)
Nota#2
2.5 bar aparenta ser pressão a menos, visto que as laterais desaparecem antes do centro do pneu.
Recomendo 2.7 bar
O valor -1.5° camber foi eu que estipulei.
Engenheiro de (de)formação, sou GRANDE fã daquilo que resulta e não de seguir recomendações cegamente.
E contra factos não há argumentos, o desgaste dos pneus está uniforme.
Nota#1
-1.0° camber deverá chegar para quem tem a suspensão de origem (não é o meu caso)
Nota#2
2.5 bar aparenta ser pressão a menos, visto que as laterais desaparecem antes do centro do pneu.
Recomendo 2.7 bar
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Aerodinâmica do LEAF
Excelente! Quando for alinhar vou pedir para porem -1RNM Escreveu:Olá pemifer,
O valor -1.5° camber foi eu que estipulei.
Engenheiro de (de)formação, sou GRANDE fã daquilo que resulta e não de seguir recomendações cegamente.
E contra factos não há argumentos, o desgaste dos pneus está uniforme.
Nota#1
-1.0° camber deverá chegar para quem tem a suspensão de origem (não é o meu caso)
Nota#2
2.5 bar aparenta ser pressão a menos, visto que as laterais desaparecem antes do centro do pneu.
Recomendo 2.7 bar
Sim, também notei nos pneus de trás sinais de desgaste por pressão a menos, já pus um bocadinho mais de pressão mas vou por o que aconselhas.
Muito obrigado!
A ver se vem um bocadinho de sol para fazermos aquelas fotos...