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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 15:37
por ruicvt
mjr Escreveu:ruicvt Escreveu:Um Volvo V70 (mais pesado) com um motor 1.6 gasta cerca de 5l de média. E está claramente sub-motorizado dada a baixa potência e o alto peso.
http://www.adac.de/infotestrat/tests/ec ... DMess=2753
Por isso, acredito que numa V60 com a ajuda do motor eléctrico e nova gestão electrónica fique nos 2l/100. Com uma utilização regrada, claro

Assim como é possível num 1.9 Tdi, ou num 1.5 Dci fazer médias de 4, tendo uma condução controlada.
Isso seria um abaixamento para menos de metade do consumo de não híbrido para híbrido. Parece-me uma redução demasiada. Mesmo o Prius, que é extremamente eficiente para um motor a gasolina, não tem metade do consumo de um motor a gasolina equivalente num carro do mesmo peso .
Repara, um Toyota Avensis é cerca de 90kg mais leve que um Prius e com exactamente o mesmo motor 1.8 faz de média anunciada 6,7l/100 (optimista), enquanto que o Prius com a ajuda do sistema híbrido faz cerca 4l/100 (anunciado). Se o consumo real conseguir baixar 3 litros, como neste caso, é possível um diesel que faça médias de 5 litros, passar para 2.
EDIT: Estive a pesquisar o consumo real e o Avensis ronda os 8l/100. O Prius 5,2. Vai desembocar nos 3 litros de diferença
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 15:57
por mjr
ruicvt Escreveu:mjr Escreveu:ruicvt Escreveu:Um Volvo V70 (mais pesado) com um motor 1.6 gasta cerca de 5l de média. E está claramente sub-motorizado dada a baixa potência e o alto peso.
http://www.adac.de/infotestrat/tests/ec ... DMess=2753
Por isso, acredito que numa V60 com a ajuda do motor eléctrico e nova gestão electrónica fique nos 2l/100. Com uma utilização regrada, claro

Assim como é possível num 1.9 Tdi, ou num 1.5 Dci fazer médias de 4, tendo uma condução controlada.
Isso seria um abaixamento para menos de metade do consumo de não híbrido para híbrido. Parece-me uma redução demasiada. Mesmo o Prius, que é extremamente eficiente para um motor a gasolina, não tem metade do consumo de um motor a gasolina equivalente num carro do mesmo peso .
Repara, um Toyota Avensis é cerca de 90kg mais leve que um Prius e com exactamente o mesmo motor 1.8 faz de média anunciada 6,7l/100 (optimista), enquanto que o Prius com a ajuda do sistema híbrido faz cerca 4l/100 (anunciado). Se o consumo real conseguir baixar 3 litros, como neste caso, é possível um diesel que faça médias de 5 litros, passar para 2.
Mas o Prius é mais aerodinâmico e usa um motor a gasolina super afinado, com taxa de compressão 13:1.
Sobre utilizar valores absolutos em vez de valores relativos, não concordo. Nesse caso, carros não híbridos que gastassem menos de 3l aos 100 iriam jorrar combustível do depósito no caso de se tornarem híbridos, assumindo o valor fixo de 3l como a vantagem do híbrido.
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 16:09
por ruicvt
Pronto. Pode não ser possível, mas o exemplo que dei e o facto de um moderno motor 1.33 Toyota de 100cv num Auris com menos 250kg de peso, fazer mais 2 litros de média, leva-me a crer numa notória redução.
Podemos chegar ao acordo de 2 litros de redução?
O Ruimegas já fez 3,5 de média no 1.5 DCi dele, porque não posso eu acreditar que um diesel híbrido pode fazer 2, ou até 3l/100??
Não me parece uma ideia surrealista, mas ok.

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 16:22
por mjr
ruicvt Escreveu:Pronto. Pode não ser possível, mas o exemplo que dei e o facto de um moderno motor 1.33 Toyota de 100cv num Auris com menos 250kg de peso, fazer mais 2 litros de média, leva-me a crer numa notória redução.
Podemos chegar ao acordo de 2 litros de redução?
O Ruimegas já fez 3,5 de média no 1.5 DCi dele, porque não posso eu acreditar que um diesel híbrido pode fazer 2, ou até 3l/100??
Não me parece uma ideia surrealista, mas ok.

Eu acho 2,5 - 3l possível (mais a cair para os 3), mas 2 é muito pouco.
Eu sei que de 2 para 2,5 são só 0,5 litros, mas que fazem uma enorme diferença.
Imagina um depósito de 50l (normal num carro actual). Se gastares 2l aos 100 fazes 2500km ( ! ). No entanto, subindo "apenas" para 2,5 litros aos 100, com o mesmo depósito já só fazes 2000 km. São 500 km de diferença para "apenas" 0,5 l/100km de diferença.
No caso de um carro que consuma 4l aos 100 km, com o mesmo depósito já só faria 1250 km. Subindo para 4,5l aos 100 km, a autonomia baixava para 1111 km.
Ou seja, com o mesmo depósito, no primeiro caso ganhavas 500km em melhorar 0,5 l e no segundo já só conseguias ganhar 139 km.
A matemática é fantástica não é?

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 16:38
por ruicvt
Hei!! Dispenso indirectas à minha inépcia no campo das ciências exactas!
Sim, bem sei que quanto menores são os valores, maior dificuldade existe nos ganhos. Mas pronto. Chegamos ao acordo de 3l
E se isso for aplicado num modelo de contenção de peso/cilindrada/potência como foi o caso do Lupo 3l há uns anos?
Adoro a ideia de um híbrido eléctrico (a autonomia de 50km do Volvo permite andar muito em cidade sem consumo de combustível e sem emissões, mantendo a autonomia para grandes viagens). A ver vamos a evolução deste conceito.

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 18:36
por batalha
nunca tive nem conheço quem tenha um hibrido! À uns tempos ainda equacionei essa possibilidade, mas não sei já onde, venderam-me a ideia que a sua manutenção seria demasiado cara? O que faz algum sentido...
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 18:56
por ruimegas
mjr Escreveu:ruicvt Escreveu:Um Volvo V70 (mais pesado) com um motor 1.6 gasta cerca de 5l de média. E está claramente sub-motorizado dada a baixa potência e o alto peso.
http://www.adac.de/infotestrat/tests/ec ... DMess=2753
Por isso, acredito que numa V60 com a ajuda do motor eléctrico e nova gestão electrónica fique nos 2l/100. Com uma utilização regrada, claro

Assim como é possível num 1.9 Tdi, ou num 1.5 Dci fazer médias de 4, tendo uma condução controlada.
Isso seria um abaixamento para menos de metade do consumo de não híbrido para híbrido. Parece-me uma redução demasiada. Mesmo o Prius, que é extremamente eficiente para um motor a gasolina, não tem metade do consumo de um motor a gasolina equivalente num carro do mesmo peso .
Agora é que os Hibridos Diesel estão a sair

...se fosse à alguns anos atrás tinha comprado logo um...agora já perderam o comboio ou estão quase a perder com a autonomia das baterias a aumentar exponencialmente e rapidamente

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 19:05
por ruicvt
Agora é que os Hibridos Diesel estão a sair

...se fosse à alguns anos atrás tinha comprado logo um...agora já perderam o comboio ou estão quase a perder com a autonomia das baterias a aumentar exponencialmente e rapidamente

Eu não diria tanto. Até os eléctricos chegarem ao binómio preço/autonomia dos diesel, ainda se vão vender milhões de veículos a gasóleo cada vez mais eficientes com autonomias de mais de 1000km

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 19:09
por ruimegas
ruicvt Escreveu:Pronto. Pode não ser possível, mas o exemplo que dei e o facto de um moderno motor 1.33 Toyota de 100cv num Auris com menos 250kg de peso, fazer mais 2 litros de média, leva-me a crer numa notória redução.
Podemos chegar ao acordo de 2 litros de redução?
O Ruimegas já fez 3,5 de média no 1.5 DCi dele, porque não posso eu acreditar que um diesel híbrido pode fazer 2, ou até 3l/100??
Não me parece uma ideia surrealista, mas ok.

Hoje foi pior por causa da 2ª Circular que me fez estragar a média...

mesmo assim 3,7 l aos 100 km

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 19:10
por ruicvt
batalha Escreveu:nunca tive nem conheço quem tenha um hibrido! À uns tempos ainda equacionei essa possibilidade, mas não sei já onde, venderam-me a ideia que a sua manutenção seria demasiado cara? O que faz algum sentido...
A manutenção é a mesma, além disso, normalmente esses sistemas têm 8 anos de garantia (Honda e Toyota).