1º - O que foi agora revelado pelo pafi e pelo Filipe já eu verifiquei há vários meses no meu i-MiEV.
2º - Esse diferencial elevado só se verifica abaixo dos 20% de SoC.
3º - Na minha opinião, tal situação deverá ser comum a todos os carros de 2011. Nenhum carro de 2011 deverá escapar a um diferencial de 300-400 mV a 7% de SoC. No meu entender deve-se à degradação heterogénea das células. Para mim, é de esperar que ocorra uma degradação diferente das várias células porque elas estão frequentemente a diferentes temperaturas e algumas andam constantemente mais quentes, pela posição que ocupam no pack.
4º - Só o Filipe, o pafi e o mjr nos revelaram tal situação porque mais ninguém, dos carros de 2011, levou o carro a 7% de SoC nos últimos tempos e verificou a voltagem das células nesses valores de SoC. E não, não vos peço para o fazer porque a curiosidade matou a tartaruga.
Por isso, para mim, esta situação enquadra-se na degradação normal, e é isso que a Caetano Power vai dizer.
Também acho que essa diferença de 600 mV que o Filipe registou com 7% de SoC está relacionada com outro facto. O carro deverá estar a determinar mal o SoC, situação que acontece muitas vezes com o meu i-MiEV (eu sei quando acontece). Nessa situação, com essa diferença de voltagem, apesar de ele indicar 7% ele está de facto com menos, talvez 3%. A razão de isto acontecer é que o Leaf do Filipe não fez a atualização e sobreavalia a sua capacidade. Assim, de inverno, o carro acha que tem mais 2 a 4% de capacidade do que realmente tem e depois dá nisto. Com a atualização, essa diferença só deverá registar-se a 2 ou 3% de SoC (ou seja, eu acho que se o Filipe tivesse feito a atualização, a 7% teria um diferencial de 300 mV e não 600, porque esses 7% corresponderiam a uma maior voltagem das células). Ruimegas, se vês alguma lógica/ credibilidade nas teorias malmonásticas, toma cuidado e desconfia que o teu carro pare a 5/6% de SoC. Os outros, como têm a atualização bem feita, têm o carro a estimar bem a sua capacidade e só vai parar aos 2%.
Ruimegas, se vais para Évora, vai a 60 km/h. No final da viagem logo vês se da proxima podes ir mais rápido. O teu Leaf, porque tem mais km, ainda deve estar pior que o do Filipe e pode parar a 7% de SoC (ainda por cima num percurso a subir

). Se tivesse uma atualização bem feita, eu confiava no SoC. Assim não confio. De verão, provavelmente dará o SoC correto, mas de inverno não. Tira 5% ao SoC que o carro te dá e correrá tudo bem.
Experiência malmonástica, quase 60.000 km e quase 3 anos de condução elétrica, só não fiquei parado até hoje porque consegui sempre antecipar os problemas. Agora estou a antecipar os dos outros e desejo estar errado.