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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 05 out 2015, 18:25
por Filipe
jpgoncalves2 Escreveu:mjr Escreveu:Mais um DB, parabéns!
Quando puderes, descarrega a bateria até à tartaruga e depois mede a energia até 100%, para teres uma referência de degradação.
Obrigado pelo incentivo mjr!;-)
Farei o que me sugeres, mal tenha o OBDC2 e Leaf Spy a funcionar, quero aproveitar a ocasião para ir clarificando algumas dúvidas que me estão a aparecer, por referência ao conhecimento e experiência prévia que tinha das Lipo, que uso num dos meus hobbies preferidos e que se resumem com facilidade neste artigo...
http://www.rchelicopterfun.com/rc-lipo-batteries.html
Preciso por exemplo de perceber se a regra de ouro "THE 80% RC LIPO BATTERY RULE TO THE RESCUE!" que sempre apliquei com sucesso na gestão de descarregamento das baterias dos meus helicópteros RC continuam válidas..

Página com excelente informação, obrigado jpgonçalves2

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 05 out 2015, 18:38
por jpgoncalves2
Filipe Escreveu:jpgoncalves2 Escreveu:mjr Escreveu:Mais um DB, parabéns!
Quando puderes, descarrega a bateria até à tartaruga e depois mede a energia até 100%, para teres uma referência de degradação.
Obrigado pelo incentivo mjr!;-)
Farei o que me sugeres, mal tenha o OBDC2 e Leaf Spy a funcionar, quero aproveitar a ocasião para ir clarificando algumas dúvidas que me estão a aparecer, por referência ao conhecimento e experiência prévia que tinha das Lipo, que uso num dos meus hobbies preferidos e que se resumem com facilidade neste artigo...
http://www.rchelicopterfun.com/rc-lipo-batteries.html
Preciso por exemplo de perceber se a regra de ouro "THE 80% RC LIPO BATTERY RULE TO THE RESCUE!" que sempre apliquei com sucesso na gestão de descarregamento das baterias dos meus helicópteros RC continuam válidas..

Página com excelente informação, obrigado jpgonçalves2

De nada Filipe!;-) Espero que lhe aches alguma utilidade, o que poderá significar dúvidas, como a mim, quando comparo o que sabia com o que vou lendo sobre a bateria do VE... Mas o processo de aprendizagem implica exatamente novo ciclo de dúvida- busca de explicação- aquisição de mais conhecimento, não é..?!;-)
Bem Haja e boa leitura!;-)
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 05 out 2015, 22:52
por Fil
Este db é só aprendizagem, e ainda só agora começou

Infelizmente a mobi.e só funciona das 8h00 às 20h00 todos os dias, e nem sempre conseguem resolver remotamente os problemas. Também enviei mail à mobi.e a referir o caricato da situação, mas não obtive resposta.
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 05 out 2015, 23:08
por Filipe
CUSTOS,
CUSTOSCUSTOS 
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 11 out 2015, 11:48
por jpgoncalves2
Enquanto espero pelo obd2, mas evitando perder a oportunidade de ter uma leitura de carga o mais completa possível, enquanto a quilometragem é pequena, resolvi aproveitar um fim de viagem em que, pela primeira vez vi o aviso de carga muito baixa ( o dito 2º aviso) e fiz um ´teste de tomada´.
Não o levei à tartaruga pois sem a mais detalhada info que o o obd2 e LS poderiam prestar sobre a voltagem mínima das células, não quis arriscar. Embora sabendo que a química da bateria do Leaf não é exatamente as da Lipo, que costumo usar em aplicações mais exigentes, com descargas a 30C e cargas a 2C, penso que levar uma célula abaixo dos 3.0 v continua a ser um risco igualmente desnecessário e comprometedor da vida útil da bateria, ainda por cima se inadvertidamente. Lido com algum cuidado alguns DB , com especial menção para o do mjr (obrigado e parabéns companheiro!;-) , fica-me a ratificação dessa certeza, pelo menos nos mk1...
Então aqui ficam os dados deste primeiro teste da tomada:
Início teste : 7%, 5 barras temperatura
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .06.08.jpg
Carga admitida: 22.5Kwh , em 11h , a +/- 2280 w , ESVE 10A
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .17.13.jpg
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .18.02.jpg
Estado final: 100% , 5 barras temperatura
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .22.22.jpg
Julgo aceitável, tendo em conta que parti de 7% e a bateria é nova e de um mk2!;-)
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 11 out 2015, 12:57
por Apr
Continuas a não ter um ponto de referencia, daqui a um ano não vais conseguir replicar o teste e vais ficar sem saber a degradação anual do pack. Do segundo aviso até à tartaruga ainda se conseguem fazer uns valentes km.
O leaf é uma máquina bem protegida, ele nunca te vai deixar ultrapassar o limite das células por isso se fizeres a descarga com calma não estragas nada e não elevas muito a temp.
Ainda me lembro da primeira vez que fiz. Estava cheio de medo de ficar no meio da estrada e passei 3 horas a andar devagar às voltas da minha casa. Foi equivalente a fazer 30km às voltas num parque de estacionamento de um supermercado

Um gajo dá-se a cada coisa!!
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 11 out 2015, 13:43
por Orlando
o Teu carregador dá 2280w....bem bom porque o EVSE é mts vezes de apenas 9ah, mas para o pack entram 1800 a 1900w.
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 11 out 2015, 14:19
por jpgoncalves2
Apr Escreveu:Continuas a não ter um ponto de referencia, daqui a um ano não vais conseguir replicar o teste e vais ficar sem saber a degradação anual do pack. Do segundo aviso até à tartaruga ainda se conseguem fazer uns valentes km.
O leaf é uma máquina bem protegida, ele nunca te vai deixar ultrapassar o limite das células por isso se fizeres a descarga com calma não estragas nada e não elevas muito a temp.
Ainda me lembro da primeira vez que fiz. Estava cheio de medo de ficar no meio da estrada e passei 3 horas a andar devagar às voltas da minha casa. Foi equivalente a fazer 30km às voltas num parque de estacionamento de um supermercado

Um gajo dá-se a cada coisa!!
Obrigado pelas tuas positivas e confiantes sugestões Apr! Tens por certo razão!;-)
Faz algum tempo e porque também trabalho com modelos, na perspectiva do pensamento sistémico, adquiri já como sólida uma afirmação da escritora Gala Beaumont que cito " A verdade é apenas uma versão da realidade "! Isto é, a realidade é
Inapreensivel para qualquer um de nós, só apenas a vemos segundo os nossos objetivos de estudo e experiência, negligenciando sempre algum detalhe e que , pelo efeito de retroalimentação, pode vir a adquirir inusitada relevância ! Dai que, embora reconhecendo a tua segura argumentação, vou ter que me contentar , sem obdc2 e LS a apoiar-me , com esta profundidade de investigação que consegui, por ora , produzir.

E, por certo, os 7 % de agora, só mesmo literalmente é que serão coincidentes em capacidade da bateria daqui por 1 ano..!;-)
Deve ter sido engraçado andares às voltas até caçares a tartaruga..!;-)) Não disseste a ninguém que esse era o teu objetivo com tal romaria, pois não?;-;)
Bem hajas!;-)
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 11 out 2015, 14:34
por jpgoncalves2
Orlando Escreveu:o Teu carregador dá 2280w....bem bom porque o EVSE é mts vezes de apenas 9ah, mas para o pack entram 1800 a 1900w.
O aparelho medidor da potência que utilizei, estava diretamente ligado ã tomada AC, com uma média de 235 v durante essas 11h e, a bem da exatidão, a potência por ele calculada , de cerca de 2800w, seria a que pode ser calculada antes do ESVE é claro , e antes da própria bateria do Leaf... Não tenho como medir entre o ESVE e a tomada do carro..;-( Mas é certo que, fazendo as contas, e medindo na tomada, a intensidade média da corrente daria mais precisamente, 9,70 A. E confirmo que muito raramente vi 10 A!! Desculpa a imprecisão , os valores lidos do teu ESVE estarão mais idênticos ao meu, por certo!;-) As perdas e consumos dos próprios instrumentos de medida, aniquilam sempre as nossas contas, não é?
Obrigado pela tua pertinente e bem objetivada opinião !;-)
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 11 out 2015, 16:32
por Orlando
jpgoncalves2 Escreveu:Orlando Escreveu:o Teu carregador dá 2280w....bem bom porque o EVSE é mts vezes de apenas 9ah, mas para o pack entram 1800 a 1900w.
O aparelho medidor da potência que utilizei, estava diretamente ligado ã tomada AC, com uma média de 235 v durante essas 11h e, a bem da exatidão, a potência por ele calculada , de cerca de 2800w, seria a que pode ser calculada antes do ESVE é claro , e antes da própria bateria do Leaf... Não tenho como medir entre o ESVE e a tomada do carro..;-( Mas é certo que, fazendo as contas, e medindo na tomada, a intensidade média da corrente daria mais precisamente, 9,70 A. E confirmo que muito raramente vi 10 A!! Desculpa a imprecisão , os valores lidos do teu ESVE estarão mais idênticos ao meu, por certo!;-) As perdas e consumos dos próprios instrumentos de medida, aniquilam sempre as nossas contas, não é?
Obrigado pela tua pertinente e bem objetivada opinião !;-)
2800w???