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Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 02 jul 2016, 11:09
por santanamos
jmsilva Escreveu:
Poderá igualmente ter de fazer percursos esporádicos entre Torres Vedras e Almada 66kms (aqui tenho algumas duvidas da autonomia devido aos desníveis da A8).
Na boa, ontem saí do Seixal com 80% para ir à Encarnação/Mafra; Torres Vedras é logo ao lado! Com juizo dá para fazer ida e volta seguido.
Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 02 jul 2016, 15:57
por Orlando
santanamos Escreveu:jmsilva Escreveu:
Poderá igualmente ter de fazer percursos esporádicos entre Torres Vedras e Almada 66kms (aqui tenho algumas duvidas da autonomia devido aos desníveis da A8).
Na boa, ontem saí do Seixal com 80% para ir à Encarnação/Mafra; Torres Vedras é logo ao lado! Com juizo dá para fazer ida e volta seguido.
O people gosta de ajudar!
O que pretendes fazer é brincadeira para o Leaf de 24kw.
Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 03 jul 2016, 00:15
por jmsilva
Boas,
Torres Vedras - Almada, ida e volta são cerca de 140kms. Tendo em conta as subidas da A8, não será dificil ter autonomia?
Outra questão: A autonomia é sempre kms reais certo? Se pelo caminho houver um "azar com transito" e houver muito pára-arranca, a autonomia fica comprometida?
Obrigado.
Cumprimentos.
Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 03 jul 2016, 09:02
por santanamos
As subidas têm que se fazer mais devagar.
O trânsito não é de todo um problema para os eléctricos mas não posso garantir que se faça o trajecto com retorno com muitas condições adversas.
Ontem fiz uns 50km seguido de autoestrada sem declives a 80-90kmh e a autonomia total estimada pelo carro era de ~140km à justa. Claro que se reduzir um pouco isto melhora. com o tempo/degradação vamo-nos adaptando...
Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 03 jul 2016, 09:19
por labutess
O que eu costumo fazer é controlar a distância indicada pelo gps com os km indicados na autonomia,quando preciso reduzo a velocidade até ficarem iguais.
Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 03 jul 2016, 10:17
por mjr
Se queres fazer esses 140km sem preocupações há duas hipóteses:
- Leaf de 30kW.h
- carregar a meio >2h@16A ou >3h a 10A (assumindo bateria com alguma degradação)
Com a bateria nova fazes os 140km relativamente fácil no de 24kW.h, mas com o tempo vai ficando cada vez mais difícil. O para arranca não é muito penalizador, nos eletricos é pior a velocidade.
Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 03 jul 2016, 10:21
por snowman
labutess Escreveu:O que eu costumo fazer é controlar a distância indicada pelo gps com os km indicados na autonomia,quando preciso reduzo a velocidade até ficarem iguais.
Boa ideia Labutess. É o que eu faço também para calcular a chegada ao ponto de carregamento. E por mais que abuse, o carro (i3), nestas circunstâncias chega sempre com reserva de autonomia. Mas o meu caso é diferente, eu tenho um REX e nunca ficaria com problemas...
Abraço e bons Km's!
Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 07 jul 2016, 19:40
por jmsilva
Boas,
O que é isso de REX?
Obrigado.
Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 07 jul 2016, 19:43
por BrunoAlves
Range Extender penso eu de que
Basicamente é um motor a gasolina que alimenta um gerador que alimenta as baterias

Re: Apresentação JMSILVA
Enviado: 07 jul 2016, 19:54
por snowman
Olá de novo.
REX = Range extender.
Ou seja um extensor de autonomia, um gerador de electricidade a gasolina na minha maneira de ver, já que é sempre a bateria que move o carro.
Neste caso, este REX é automaticamente ligado pelo carro quando a autonomia chega a 7,5%. O utilizador pode acionar o sistema manualmente desde que a bateira esteja a 75% ou menos da sua carga máxima.
Na prática, se não houver carga eléctrica haverá sempre REX (gerador a gasolina). E nunca (teoricamente) o carro pára por falta de carga.
A não ser:
https://www.youtube.com/watch?v=EDoPBeXLq0E
Os espanhóis forçam o carro a parar... deve ser ruim para as baterias...e o carro não devia ser deles...Uma das coisas a não fazer em casa nem fora dela...
Abraço