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Re: Apresentação

Enviado: 10 nov 2016, 23:05
por beme83
Caro Tito seja bem vindo a esta nova aventura, em relação ao carregamento o LEAF apenas usa corrente monofásica, por outro lado o i3 com a nova bateria, o zoe e os tesla podem utilizar a monofásica e a trifásica. O LEAF carrega sim em casa até 32 amperes o que dará aproximadamente 6.6kw/h ou seja 3.5 a 4 horas para carregar a bateria de 24kw ou 5,5 horas para a bateria de 30kw, Além destes carregamentos em casa poderá carregar em CHADEMO (carregamento rápido) até 50Kw/h ;)

Re: Apresentação

Enviado: 10 nov 2016, 23:16
por Tito
;)

Obrigado beme83.

Versões e diferenças entendidas (depois de lido o catálogo)... a questão dessas contas que apresenta é que ainda não é imediata para mim - a estudar - mas percebi o essencial. Claro que esse modo que refere necessitará de potência contratada e infraestrutura a condizer - duvido que possa colocar isso em minha casa, nem me parece absolutamente necessário dado que deixarei a carregar durante a noite.

Este sistema é mais 'antigo', pelo que entendo, certo?

Obrigado.

Quando custa a instalação de um carregador doméstico, em média - alguém me poderá dizer?

Re: Apresentação

Enviado: 10 nov 2016, 23:36
por beme83
Tito Escreveu:;)

Obrigado beme83.

Versões e diferenças entendidas (depois de lido o catálogo)... a questão dessas contas que apresenta é que ainda não é imediata para mim - a estudar - mas percebi o essencial. Claro que esse modo que refere necessitará de potência contratada e infraestrutura a condizer - duvido que possa colocar isso em minha casa, nem me parece absolutamente necessário dado que deixarei a carregar durante a noite.

Este sistema é mais 'antigo', pelo que entendo, certo?

Obrigado.

Quando custa a instalação de um carregador doméstico, em média - alguém me poderá dizer?
Carregdores também chamados EVSE, eu pessoalmente aconselho um portátil pois poderá usar em casa ou fora, no LEAF de origem vem com um de 10a que carrega aproximadamente 2 kw/h numa ficha doméstica. Se tiver potência contratada poderá ter uma ficha monofásica ou de 16 amperes ou 32 amperes, aquelas azuis, há vários evse para diversos valores.

exemplos de sites https://r-evc.com/en/1
www.efimarket.pt
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... laborativo
entre outras opções, um exemplo é o que se vende no forum nova energia (que adquiri)

Re: Apresentação

Enviado: 11 nov 2016, 08:56
por mjr
Bem vindo Tito!

Já foi dito quase tudo. Na minha opinião, para quem compra agora um carro, ficará muito melhor servido por um modelo de 30kW.h. Além das melhores condições de garantia da bateria, o aumento de autonomia é significativo e torna algumas situações que eram problemáticas com a de 24kW.h fáceis de transpor (há vários relatos de utilizadores do Leaf de 24kW.h que ficam espantados com a autonomia do de 30kW.h). Também consegue utilizar melhor os PCRs pois aceita a corrente máxima dos mesmos até mais de 80% de SOC, o que pode ser vantajoso em alguns cenários de tarifas que os comercializadores possam impor (faturar ao tempo vs ao kW.h), e diminui o tempo de espera pela conclusão da carga.

Re: Apresentação

Enviado: 11 nov 2016, 09:13
por Tito
Obrigado mjr.

Interessante essa perspectiva - não me tinha ocorrido. O tempo pode vir a ser parte da formula de taxação, claro - talvez até faça muito sentido ser só o tempo para evitar que as pessoas deixem o VE a ocupar o lugar com o mesmo já carregado.

Sempre a aprender.

Re: Apresentação

Enviado: 11 nov 2016, 09:15
por Tito
Caro beme83.

Vou ver as opções que me indica e que, obviamente, agradeço.

Re: Apresentação

Enviado: 11 nov 2016, 09:28
por Tito
Isto já é a roçar o off-topic - digo eu - mas este tipo de ponto de carga http://www.efimarket.pt/ponto-carga-schuko-1 deve ter um contador e, tendo chave, até daria hipótese de ligar via condomínio.

Consideram uma opção doméstica válida, para um Leaf 30 kW, ou nem por isso? É melhor pensar numa 'wallbox'?

Re: Apresentação

Enviado: 11 nov 2016, 09:54
por Orlando
Apostaria num carregador portatil de 32a e num leaf de 30kw.

Re: Apresentação

Enviado: 11 nov 2016, 10:08
por pemifer
removido pelo autor

Re: Apresentação

Enviado: 11 nov 2016, 10:10
por traveller
beme83 Escreveu: O LEAF carrega sim em casa até 32 amperes o que dará aproximadamente 6.6kw/h ou seja 3.5 a 4 horas para carregar a bateria de 24kw ou 5,5 horas para a bateria de 30kw)
Atenção que importados podem ter só carregador de 3.3Kw/h e não o de 6.6
Tito Escreveu:O espaço na bagagem - para quem tem uma na casa dos 610 l em estado normal - vai ser duro.

Não sei, nem entendo bem, o que é e como funciona o CarWings - sei que há uma app e um site (ambos com muitos altos e baixos) mas o carro está ligado à web (tem cartão dados ou algo assim? isso é um custo mensal, incluído? o que me podem dizer sobre isso, por favor).

O posto do Forum Montijo não funciona - oficialmente - ou funciona? E há mais operacionais aqui perto? Obrigado
Espaço de bagagem já carreguei duas malas de viagem grandes para o aeroporto + os cabos sem qualquer problemas na bagageira

Carwings o carro tem um cartão de dados que é de borla actualmente poderá mais tarde vir a ser cobrado dá informação da carga, opção de parar e começar a carga e o ar condicionado pode enviar email quando a carga termina.

O posto fórum montijo não funciona mas há um no continente de Alcochete que carrega a 7.4 no leaf 6,6, no próprio fórum montijo já carreguei no parque por cima da Norauto mas é lento carrega a 2.2

Em relação viagem palmela-Lisboa não há qualquer problema com o de 24Kwh, as subidas de Sesimbra também não há qualquer problema, já a viagem palmela-coimbra faz mas vais ficar com o coração apertado algumas vezes e se for cheio com a família e malas vai ter que ser bem planeado.

O meu com 3 anos fez ontem Torres-Vedras Coruche são 92 Km sem qualquer problema ainda chegou com 30% de bateria e tem algumas subidas no entanto não podes andar com o pé pesado.

Se houver orçamento é muito melhor o de 30Kwh