
Mais um Ion
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mais um Ion
Se o carro é de 2011 não é assim tão estranho essa capacidade. Kms importam, mas a idade não perdoa.
-
- Mensagens: 22
- Registado: 13 dez 2017, 15:29
- Data de fabrico: 12 jul 2011
- Capacidade bateria: 37.1
Re: Mais um Ion
Pois... eu nunca o levei a um PCR, sempre cargas lentas, mas calculo que lá tenha levado umas quantas...
Para aquilo que o quero está impecável, desde que consiga fazer 80km por dia e no verão ter um pouco mais para ligar o A/C é o suficiente
.
Só tem de aguentar mais 4 anitos e está pago
A ver se os Tesla em França chegam perto dos 15 mil € para ir buscar um

Malm, 130 mil já é muito bom. É a quilometragem que quero/espero que ele atinja, a partir dai tudo o que vier é bonus
Para aquilo que o quero está impecável, desde que consiga fazer 80km por dia e no verão ter um pouco mais para ligar o A/C é o suficiente

Só tem de aguentar mais 4 anitos e está pago

A ver se os Tesla em França chegam perto dos 15 mil € para ir buscar um



Malm, 130 mil já é muito bom. É a quilometragem que quero/espero que ele atinja, a partir dai tudo o que vier é bonus

- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mais um Ion
Cargas rápidas não são um drama tão grande nos clones, que têm arrefecimento. Com as viagens que fiz no morangwatt já dei várias cargas rápidas (uma vez 10 no mesmo dia), e é um carro de 2011 com uma boa capacidade ainda.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Mais um Ion
Também não considero estranho, apenas abaixo da média. Devido ao arrefecimento com o ar condicionado, os carregamentos rápidos no i-MiEV podem até ser menos danosos para a bateria que os lentos. Já constatei várias vezes sair de um duplo carregamento rápido com temperaturas inferiores na bateria do que no final de um carregamento lento.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Mensagens: 22
- Registado: 13 dez 2017, 15:29
- Data de fabrico: 12 jul 2011
- Capacidade bateria: 37.1
Re: Mais um Ion
Boas.
Estou com um pequeno problema no meu Ion..
Não carrega com o carregador doméstico..


Do que ja li no forum "myimiev.com" é um problema que aconteceu já a alguns carros, uns mais graves outros mais simples de resolver..
Quando o ligo á corrente o evse dá 3 "estalitos" normais de começar a carregar e depois liga a luz "fault", não liga as ventoinhas, não aparece a luz de "carregamento" no painel conta quilómetros, nada ..
O carro "trabalha" normalmente, não liga nenhuma luz de erro no conta quilómetros.
Ja experimentei ligar num carregador rápido ( CHAdeMO )do lidl, e ele carrega normalmente. Tentei também num posto do aldi, (lento) type 2 to type 1, mas nao consegui ligar.. a ver se testo noutro mas parece-me mesmo que queimou algo na MCU ou OBC..
Do que me parece so mesmo o carregamento lento foi afetado.
Alguém da quinta do conde ou arredores somente para testar o carregador e por essa hipótese de lado?
Estou com um pequeno problema no meu Ion..
Não carrega com o carregador doméstico..


Do que ja li no forum "myimiev.com" é um problema que aconteceu já a alguns carros, uns mais graves outros mais simples de resolver..
Quando o ligo á corrente o evse dá 3 "estalitos" normais de começar a carregar e depois liga a luz "fault", não liga as ventoinhas, não aparece a luz de "carregamento" no painel conta quilómetros, nada ..
O carro "trabalha" normalmente, não liga nenhuma luz de erro no conta quilómetros.
Ja experimentei ligar num carregador rápido ( CHAdeMO )do lidl, e ele carrega normalmente. Tentei também num posto do aldi, (lento) type 2 to type 1, mas nao consegui ligar.. a ver se testo noutro mas parece-me mesmo que queimou algo na MCU ou OBC..
Do que me parece so mesmo o carregamento lento foi afetado.
Alguém da quinta do conde ou arredores somente para testar o carregador e por essa hipótese de lado?
Última edição por FRibeiro em 05 out 2023, 12:05, editado 1 vez no total.
Re: Mais um Ion
estou fora, mas poderia segunda a tarde. se ainda for preciso, avise.FRibeiro Escreveu: ↑05 out 2023, 10:08Boas.
Estou com um pequeno problema no meu Ion..
Não carrega com o carregador doméstico..
Do que ja li no forum "myimiev.com" é um problema que aconteceu já a alguns carros, uns mais graves outros mais simples de resolver..
Quando o ligo á corrente o evse dá 3 "estalitos" normais de começar a carregar e depois liga a luz "fault", não liga as ventoinhas, não aparece a luz de "carregamento" no painel conta quilómetros, nada ..
O carro "trabalha" normalmente, não liga nenhuma luz de erro no conta quilómetros.
Ja experimentei ligar num carregador rápido ( CHAdeMO )do lidl, e ele carrega normalmente. Tentei também num posto do aldi, (lento) type 2 to type 1, mas nao consegui ligar.. a ver se testo noutro mas parece-me mesmo que queimou algo na MCU ou OBC..
Do que me parece so mesmo o carregamento lento foi afetado.
Alguém da quinto do conde ou arredores somente para testar o carregador e por essa hipótese de lado?
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
-
- Mensagens: 22
- Registado: 13 dez 2017, 15:29
- Data de fabrico: 12 jul 2011
- Capacidade bateria: 37.1
Re: Mais um Ion
Bem, após exatamente 6 anos de começar a andar com o carro e 129 mil km rodado, pagou-se a ele próprio, relativamente ao outro carro com que andava no dia a dia..
Neste momento tem 27.8Ah e consigo uma autonomia de 90 km..

A célula 18 é a que esta pior, mas agora é andar até morrer..
Tendo em conta que faço diariamente 75km, espero ainda conseguir pelo menos mais 1 ano sem cargas a meio.
Cumpriu ate agora com aquilo que exigia dele, daqui para a frente o que vier é "lucro"
Neste momento tem 27.8Ah e consigo uma autonomia de 90 km..

A célula 18 é a que esta pior, mas agora é andar até morrer..
Tendo em conta que faço diariamente 75km, espero ainda conseguir pelo menos mais 1 ano sem cargas a meio.
Cumpriu ate agora com aquilo que exigia dele, daqui para a frente o que vier é "lucro"

-
- Mensagens: 22
- Registado: 13 dez 2017, 15:29
- Data de fabrico: 12 jul 2011
- Capacidade bateria: 37.1
Re: Mais um Ion
Bem, neste momento o meu "ovo" está com 167 mil km e a bateria ja quase não dá para um dia casa-trabalho-casa, em dias de chuva ou vento não facilito e leva uma pequena carga de 2 kw no meu local de trabalho para não ter nenhuma surpresa no caminho de volta..
Com 100% de carga ainda acusa 80km no "achômetro". Sim, ando devagar, tenho média de 12.25kw/100km o que tb contribui o facto do trajeto normal ser relativamente nivelado sem grandes subidas.
Acusa 25.1 Ah, pelo que o receio de que aconteça o mesmo que aconteceu no carro do Malm está a aumentar, a ver vamos se chega pelo menos ao verão..
Apos muito ponderar, vou avançar para a troca da bateria de tração.
Apesar dos anos, 14, e dos quilómetros, sinto que ainda consegue durar o suficiente para um novo pack, vamos ver se o motor ou conversor não me pregam nenhuma partida.
Para já cumpriu o que queria dele, "pagou-se" a ele próprio sem problemas de maior e espero que dure o suficiente para pagar o novo pack que segundo as minhas contas anda pelos 4 anos.
Deixo abaixo uns gráficos com informação que fui recolhendo ao longo do tempo ( caniOn ), pode ser útil para termos de comparação..


Neste 7 anos as despesas que tive
4 pneus
1 bateria de 12v
1 evse ( falha minha pois não o tapei conveniente durante a chuva e morreu "afogado")
óleo transmissão aos 100 mil
3 filtros de habitáculo
ponteiras de direção e tirantes barra estabilizadora
1 mola da porta "combustível"
Considero um carro bem fiável para o que andou.
Com 100% de carga ainda acusa 80km no "achômetro". Sim, ando devagar, tenho média de 12.25kw/100km o que tb contribui o facto do trajeto normal ser relativamente nivelado sem grandes subidas.
Acusa 25.1 Ah, pelo que o receio de que aconteça o mesmo que aconteceu no carro do Malm está a aumentar, a ver vamos se chega pelo menos ao verão..
Apos muito ponderar, vou avançar para a troca da bateria de tração.
Apesar dos anos, 14, e dos quilómetros, sinto que ainda consegue durar o suficiente para um novo pack, vamos ver se o motor ou conversor não me pregam nenhuma partida.
Para já cumpriu o que queria dele, "pagou-se" a ele próprio sem problemas de maior e espero que dure o suficiente para pagar o novo pack que segundo as minhas contas anda pelos 4 anos.
Deixo abaixo uns gráficos com informação que fui recolhendo ao longo do tempo ( caniOn ), pode ser útil para termos de comparação..


Neste 7 anos as despesas que tive
4 pneus
1 bateria de 12v
1 evse ( falha minha pois não o tapei conveniente durante a chuva e morreu "afogado")
óleo transmissão aos 100 mil
3 filtros de habitáculo
ponteiras de direção e tirantes barra estabilizadora
1 mola da porta "combustível"
Considero um carro bem fiável para o que andou.