Página 2 de 2
Re: Nissan Leaf 2026
Enviado: 18 jun 2025, 16:00
por cfvp
BrunoAlves Escreveu: 17 jun 2025, 23:45
Muito errado. O meu id3 em ritmo pasteleiro deve chegar aos 400-420km (nunca fiz tanto sem carregar) com consumos um pouco inferiores a isso. E a bateria é de 58kWh.
Teria de fazer menos de 12kWh/100km para isso.
Possível sim, mas difícil...
No site da Nissan diz que o consumo é 14,2kWh/100km, o que é ainda mais estranho.
Re: Nissan Leaf 2026
Enviado: 18 jun 2025, 17:15
por Nonnus
A minha maior curiosidade neste carro é saber o quanto as pessoas tem memória curta e quanto estão dispostas arriscar na compra de um modelo de uma marca que num passado recente deu um tiro nos pés. É certo que em certos países tratou melhor os clientes e o nosso mercado é demasiado pequeno para servir de exemplo. Ainda assim tenho muita curiosidade. O Ariya não vende em Portugal, pode ser que este venda por ser de um segmento mais baixo.
Quanto aos consumos a Peugeot também anuncia 400km para o e2008 com a bateria de 50kWh e ao mesmo tempo diz que a média é de 15.3kWh/100km. São contas engraçadas de se fazer.
Os 15.3kWh/100km são reais, é mais ou menos o que tenho por estes dias. Agora como é que consigo fazer 400km com esta média é que gostava que a Peugeot me explicasse.
Re: Nissan Leaf 2026
Enviado: 20 jun 2025, 20:30
por frankesousa
Nonnus Escreveu: 18 jun 2025, 17:15
A minha maior curiosidade neste carro é saber o quanto as pessoas tem memória curta e quanto estão dispostas arriscar na compra de um modelo de uma marca que num passado recente deu um tiro nos pés. É certo que em certos países tratou melhor os clientes e o nosso mercado é demasiado pequeno para servir de exemplo. Ainda assim tenho muita curiosidade. O Ariya não vende em Portugal, pode ser que este venda por ser de um segmento mais baixo.
...
Diria que muita gente nem sabe o que é a Nissan, Muitos mais nem sabem o que é um leaf e que já existe desde 2011 e muito menos se tiveram problemas e quais.
Ou seja, pouca gente sabe que "genericamente" os leafs dão problemas e não prestam, como eu e tu sabemos e sentimos. Ainda há outras pessoas que sabendo que deu problemas, acreditam que não vão dar todos (ou quase todos), que os problemas são casos isolados e normais. Depois ainda algumas pessoas podem dar o beneficio da dúvida e acreditarem que a Nissan evoluiu e agora terá utilizado baterias melhores.
Em resumo, acho que o historial do leaf pouco ou nada mesmo vai influenciar as vendas deste novo modelo.
Re: Nissan Leaf 2026
Enviado: 20 jun 2025, 21:36
por civic
Vamos ver se com este novo LEAF a Nissan muda a abordagem aos EVs, o Ariya é um caso estranho de falta de vontade de vender.

Re: Nissan Leaf 2026
Enviado: 04 jul 2025, 22:32
por mjr
Sobre o consumo vs capacidade da bateria vs autonomia é preciso ter em atenção que o consumo WLTP é da tomada e não da bateria... ou seja, por exemplo, 14kW.h/100km de autonomia significa que da tomada AC entram 14kW.h, mas na bateria entram obviamente menos kW.h devido às perdas no carregador e na própria bateria (neste caso desprezáveis pois o C rate é baixo).
Se considerarmos 90% de rendimento no carregador AC, os 14.2kW.h transformam-se em 12,8kW.h na bateria, o que para dar 436km necessita de 55kW.h. Ainda não chega mas está mais próximo
Indo ao contrário, os 436km com bateria de 52kW.h necessitam de um consumo da bateria de 11,93kW.h/100km. Para gastar 14.2kW.h/100km da tomada, significa um rendimento do processo de carga de 11.93/14.2 = 84%. Parece-me um valor muito fraco, mas pode ser isso que mostram os dados WLTP.
Nota: Não verifiquei os dados WLTP, só utilizei o que colocaram neste tópico.