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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 15:13
por BrunoAlves
Aceito, mas acho que isso é mesmo preocupação de geek :mrgreen:
Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 15:58
por civic
BrunoAlves Escreveu: 25 ago 2025, 15:13 Aceito, mas acho que isso é mesmo preocupação de geek :mrgreen:
Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.
Não acho, basta ver as limitações em termos de tamanho ou temperatura para passar de umaLFP para uma NMC. ;)

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 16:20
por BrunoAlves
Certo, mas limitações de tamanho qual é a relevância? O produtor do carro é que tem de ter essa preocupação para as fazer lá caber.
E mesmo de temperatura, atualmente todos os VE têm sistemas de condicionamento eficazes.

Não me interpretem mal, esta discussão faz todo o sentido num fórum destes. Acho é que escolher um carro por estas características é coisa de geek :mrgreen:
E não há mal nenhum nisso :)

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 17:19
por civic
Continuo a não achar, a Tesla, por exemplo, se quisseres LFP ficas limitado a +/- 60kWh, MG4 limite a 54kWh, .... ;)

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 17:24
por BrunoAlves
É isso que eu digo que para a escolha não é importante.
Tu dizes "se quiseres LFP". Eu digo que para virtualmente toda a gente é irrelevante o que lá está.
Se a Tesla quiser oferecer um carro de "X" autonomia, mete uma bateria "A". Se a Tesla quiser oferecer um carro de "Y" autonomia, tem de meter uma bateria "B" que caiba no mesmo espaço. É um problema do construtor ;)

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 17:26
por civic
Ah! Ok, já percebi o teu ponto de vista, e por aí concordo, o pessoal escolhe o carro pelo preço/autonomia e siga. ;)

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 17:32
por BrunoAlves
Exato. E acho que com o que se vê já não há degradação "à la Leaf", acho mesmo que se pode escolher com base em critérios mais práticos e gosto e ter garantia de muitos anos livres de preocupação.

No teu caso claro, se conheces as diferenças, vantagens e desvantagens que achas importante, podes acrescentar aos critérios 👍

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 18:50
por jfr2006
Não há degradação, mas há outros problemas (para não falar no número de ciclos).

Por exemplo, o meu Kia teve de levar um pack novo por causa de uma célula "mal" comportada. :o

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 20:21
por EVUber
jfr2006 Escreveu: 23 ago 2025, 17:48
EVUber Escreveu: 23 ago 2025, 17:29
LFP VS NMC ?
optaria pela NMC

Começas logo pela opção errada. De longe LFP, mesmo tendo menor densidade energética :!:
As NMC teem dado bastantes provas de durabilidade e milhares de ciclos "no mundo real" superando as expectativas dos fabricantes.

As LFP são boas no papel pelo numero de ciclos, mas desconheço casos "no mundo real" de existir LFP com milhares de km e pouca degradação, basta ver o teslafi leaderboards.
As LFP requerem um rigoroso processo de Humidade Zero para evitar oxidação durante o processo de fabrico, e não é nas LFP fabricadas da china que vais encontrar esse rigor.

Vou buscar exemplo da Tesla

Model Y SR (LFP china) 395km...garantia 8 anos ou 160.000km
Model Y LR (NMC ou NCA) 497km...garantia 8 anos ou 192.000km

Quantos modelos Tesla com LFP são long range ?
Nenhum


Arranja 2 carros iguais (NMC + LFP) com o mesmo tamanho de bateria e o mesmo peso total e a veras que a autonomia superior das NMC equivale a fazer menos ciclos.

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Enviado: 25 ago 2025, 20:46
por EVUber
civic Escreveu: 25 ago 2025, 17:26 Ah! Ok, já percebi o teu ponto de vista, e por aí concordo, o pessoal escolhe o carro pelo preço/autonomia e siga. ;)
Realmente a maioria da população escolhe o carro pelo Preço/Autonomia e também o design.
Muitas das marcas ainda estão em modo de Trial & error e são mesmo de evitar para evitar dores de cabeça.

Em minha opinião as que erram menos são a Toyota, Tesla, Kia, Hyundai, BMW...