Baterias LFP - Guia de boas práticas de carregamento/manutenção

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
pms
Registado: 03 ago 2025, 18:23
Data de Aquisicao: 01 ago 2023
Capacidade bateria: 150 Ah

Re: Baterias LFP - Guia de boas práticas de carregamento/manutenção

Mensagem por pms »

Obrigado civic, parece-me ser um bom artigo, merece que veja com mais detalhe. E sim, aponta fortemente para essa relação.

A minha ideia com as recomendações também dar uma abordagem equilibrada e simples para a maioria das pessoas. Ou seja, fazer cargas unicamente com 5% DoD pode não funcionar para todos. E depois há a questão de que SoC fazer os ciclos. Eu acho que a abordagem/rotina que o EVUber partilhou há pouco, é talvez a que mais se aproxima de algo assim, e estou a ponderar se não a incluo como exemplo de rotina no primeiro post.

Mas essa co-relação parece-me suficientemente fundamentada.

Sobre as diferenças e semelhanças das baterias LFP:
  • De facto tenho visto vários vídeos a reforçar precisamente esse ponto: que as baterias LFP também são baterias de lítio (principalmente agora que começam a aparecer as devl sódio) é que portanto certos comportamentos do lítio e impactos são comuns a todas as químicas. Aliás até está logo no nome que é de lítio.
  • Mas em boa verdade também tenho visto sempre muito cuidado em referir as diferenças no comparativo NMC/LFP, nomeadamente esse da temperatura da tua zona para considerares a química. (Mas tenho vários colegas na Finlândia e até fico surpreso com a quantidade de baterias de LFP que circulam. Todavia eles são os primeiros a dizer que o winter hit é real.)
Vou ler com atenção e pensar que edições posso fazer nas recomendações. Obrigado. 🙌
BYD Atto 3 / MY22-24 / Comfort / Ski White / 2023 / Importação da Alemanha
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database

Associado UVE
Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”