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Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 15 mai 2014, 10:23
por mjr
Sobre o trajeto, estive a estudar os desníveis e o perfil de declive falha redondamente nas pontes da Arrábida e em menor extensão no freixo. Isto porque o perfil traçado não considera as pontes e viadutos mas sim a altitude do solo. No caso da Arrábida, a cota da ponte é de 70m, pelo que não há qualquer descontinuidade. Já no caso do Freixo, estimo que a cota ande pelos 30m, o que mesmo assim retira grande parte da variação de declive do circuito para 100-110m. A maior descida é de facto junto ao estádio do Dragão para a arrábida, e na primeira volta vamos ser prejudicados por provavelmente não termos regen suficiente para aguentar a velocidade nos 90km/h.
Edit: Analisando uma foto da ponte do freixo e sabendo que o vão maior é de 150m, obtive uma cota entre os 40 e os 45m.
Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 15 mai 2014, 10:49
por VETL
mjr Escreveu:...A maior descida é de facto junto ao estádio do Dragão para a arrábida, e na primeira volta vamos ser prejudicados por provavelmente não termos regen suficiente para aguentar a velocidade nos 90km/h.
Haverá problema para o teste se descerem todos juntos?
mjr Escreveu:Edit: Analisando uma foto da ponte do freixo e sabendo que o vão maior é de 150m, obtive uma cota entre os 40 e os 45m.
Bem observado!
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https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... CI%202.png[/IMG]
Será mais ou menos então este o declive da estrada?
Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 15 mai 2014, 11:28
por mjr
Os Leafs vão com CC, por isso o comportamento será semelhante. Já os iMiEV como não têm CC, terão de tentar manter a distância ao carro da frente. Na primeira volta se o regen não for suficiente e não ganharem tanto lanço pode ser um problema. O melhor será tentarem acompanhar o Leaf que vai à frente.
Sim, esse perfil estará mais próximo da realidade. Penso que na realidade ainda será mais linear, sem os pequenos picos e vales que aparecem ao longo do perfil devido aos viadutos que uniformizam o traçado.
Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 15 mai 2014, 12:11
por Malm
85 km/h, não é, definitivamente a minha praia. A 60 km/h seria bem mais equilibrado, atendendo ao menor coeficiente de aerodinâmica. Pelo contrário, o facto de não ser um percurso plano aproxima a autonomia do i-MiEV à do Leaf. Não conheço tão bem os consumos a essas velocidade, mesmo assim estabeleço como objetivo mínimo completar 4 voltas.
Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 15 mai 2014, 12:15
por mjr
A 60km/h teríamos de andar bem mais de 2 horas à volta do circuito, além de que iríamos perturbar o trânsito. Penso que os 85km/h reais serão uma velocidade mais equilibrada.
Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 15 mai 2014, 12:23
por Malm
Sim, eu estou de acordo que se faça o teste a essa velocidade. Não são as minhas velocidades habituais, mas eu adapto-me. Vamos lá ver se consigo fazer 80 km.
Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 15 mai 2014, 16:33
por OCasal
Querem que leve o meu outro Nissan (Patrol) no caso de alguém não chegar a um ponto de carga?
Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 15 mai 2014, 16:35
por mjr
Dá para rebocar?
Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 15 mai 2014, 20:29
por Malm
Se é para ir é de Leaf. Eu vou desitir quando achar que é a altura certa. O meu objetivo não é ver quanto consegue andar, o meu objetivo é determinar o consumo. Eu sei que paro aos 0%. Por isso, matematicamente determino facilmente quantos km faço ao fim de uma volta. Acho que 4 faço sem problemas, mas se começar a duvidar fico-me pelas 3. No meu, o SoC baixa de forma linear, nunca cai de forma abrupta.
Re: Perda de barras de capacidade
Enviado: 16 mai 2014, 11:26
por victormcpinto
Também me parece que mais do que record de distância, seria interessante verificar o consumo obtido em 2/3 voltas e analisá-los comparativamente. O levar a bateria a baixo nível de carga, para além do risco de não chegar a um posto de carregamento, levanta o problema do tempo de carga para o regresso a casa dos que não são de perto do Porto.