Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 07 mar 2014, 10:27

Já há muito tempo que não dava uma vista de olhos na minha bola de cristal. O inverno está a chegar ao fim e o casaco já se torna desconfortável depois da hora de almoço. A partir de agora vamos ter mais de 20º C pela tarde. No entanto, de noite, vai continuar fresco. Garagem de dia, ao relento de noite, sempre que possível. Os Leaf do ruimegas e do Filipe estão agora a registar uma quebra significativa de capacidade. Pelo contrário, todos os outros devem estar a verificar uma recuperação ligeira, até o vitormcpinto, o que me permite ganhar uma folga e acertar em cheio na minha previsão da duração da 12ª barra. Mas essa recuperação ligeira vai ser Sol de pouca dura, porque o verdadeiro, esse sim, está cada vez mais tempo acima do horizonte.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 07 mar 2014, 12:52

36,4Ah x 330V (tensão nominal) dá 12kW.h de energia armazenada. É possível que seja mas já está muito próximo do EOL de 70%. Assumindo uma eficiência de 85% no carregamento, daria um gasto da rede de 14,1kW.h de 0 a 100%. Qual foi o último valor que tiveste de energia gasta de 0 a 100%?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 mar 2014, 15:01

36,4 Ah é a resposta. Mesmo que ele não traduza a realidade, é um valor objetivo, obtido através de instrumentação, que me permite fazer a comparação com os seus pares. O único senão é não ter o valor quando me passaram o carro para as mãos. De qualquer das maneiras, vou tentar agora que eles me digam os valores das anteriores revisões, que eles devem ter ficado lá com o registo. Se um i-MiEV de Nova Iorque com um ano, com menos de 10.000 km, tem 42 Ah, e o meu 36,4, acho que não me posso queixar. Da parede, sem ser dos 0 aos 100, tira-me neste momento mais de 15,5 kWh.
Última edição por Malm em 07 mar 2014, 15:21, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 07 mar 2014, 15:18

12/15.5 dá 77% de eficiência. Parece-me bastante reduzido este valor. Será normal? Pode estar aqui a explicação para o aquecimento da bateria. Isto dá cerca de 800W de energia num carregamento a 3,6kW que têm de ir para algum lado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 mar 2014, 17:20

mjr Escreveu:12/15.5 dá 77% de eficiência. Parece-me bastante reduzido este valor. Será normal? Pode estar aqui a explicação para o aquecimento da bateria. Isto dá cerca de 800W de energia num carregamento a 3,6kW que têm de ir para algum lado.
Isso quererá dizer que a resitência interna das baterias aumentou significativamente. Por outro lado, penso que a corrente que percorre as baterias em andamento será normalmente 6X mais elevada do que quando está a carregar. Como o calor libertado por efeito Joule deve aumentar ao quadrado em relação à intensidade da corrente, será de esperar uma produção de 36x mais calor. Se num carregamento lento aumenta 1,5ºC numa hora, então em andamento 36x1,5ºC - 54 º C numa hora. Ou seja, as baterias do meu carro ao fim de uma hora de viagem estarão 54º C mais quentes. Só não percebo porque é que no habitáculo se rapa tanto frio de inverno :? .

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 07 mar 2014, 17:28

O mais certo é a maior parte do calor ser gerado no próprio carregador e depois dissipado no radiador que está na frente. E algum calor ficar nas baterias no seu trajeto até ao radiador...

Sinceramente não acho possível que seja na bateria a dissipação de calor. Mas isso é um teste fácil de fazer. Colocas o carro em neutro e medes a tensão na bateria e depois aceleras ao máximo durante alguns segundos, medindo a corrente e a queda de tensão na bateria. Daí a resistência interna é igual à diferença de tensão entre o repouso e a carga máxima a dividir pela corrente. O Canion dá essa informação, certo?

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 mar 2014, 20:06

Recuperei esta imagem, que pretendia explicar a degradação heterogénea das células.

Imagem

Talvez uma ligeira relação com as linhas transversais de temperatura que identifiquei durante um carregamento lento. Parece-me continuar válida a ideia de as mais internas degradarem mais depressa. Os tubos da refrigeração, pelo que vi em http://www.youtube.com/watch?v=81mlaR5iu3I , passam por cima das células 9 a 16 e 69 a 76. Mais uma vez, talvez uma ligeira relação com a posição dos tubos de refrigeração, principalmente no que se refere ao quadrado traseiro. Já percebo melhor porque razão a 73 foi durante tanto tempo a pior. Agora entre as duas linhas transversais e os tubos de refrigeração, relação 0.
Última edição por Malm em 25 mai 2014, 11:03, editado 2 vezes no total.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 07 mar 2014, 20:58

Eu ia mais pela teoria dos pés então ... :lol: :lol: :lol:
Agora a sério: Não haverá hipótese dessa disposição não corresponder à realidade?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 mar 2014, 21:45

Não tenho 100% a certeza que seja esta a disposição. Se bem te lembras, a minha proposta inicial nem foi esta, mas um americano que conhecia bem o pack, pela forma como se faz a ligação entra as células (e aqui entram as tais peças de cobre), chegou à conclusão que será assim. Depois que chegámos a esta distribuição, mais ninguém a contestou e para mim todos os dados que vão aparecendo confimam-na. E cada vez que olho novamente para o pack com mais certezas fico.

A teoria dos pés também está posta de lado, a faixa tranversal de trás está debaixo do rabo e não dos pés. A não ser que os engenheiros da Mitsubishi pensem que no caso dos passageiros de trás é mais importante proteger o rabo do que os pés. Sendo assim, se alguém me der boleia no i-MiEV, não estranhem eu escolher ir atrás, que eu prezo muito mais a segurança do meu rabo do que a dos meus pés.

Conclusão: a única teoria que não tem contestação é a de tubos de refrigeração transversais fantasma, porque os reais, esses são longitudinais.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 08 mar 2014, 16:42

Acho que já andei o suficiente com ele para perceber que vem muito diferente da revisão. Parece-me que finalmente sabe que o tempo de ser de 16 kWh já la vai. Veio ensinado que é de 13 kWh. Cada barra agora dá para fazer menos distância. Assim tem agora 16 barras verdadeiras, mais magrinhas mas verdadeiras, e de certeza que tem novamente uma tartaruga para fazer vários km. Prefiro assim, porque como estava, e andou desde o verão assim, eu sem canion às vezes já não sabia se ele me ia parar com duas barras. Caso se venha a provar o que estou a constatar, engano qualquer um se disser que está novo. Só quem conhecer muito bem o que é o carro é que descobre o grau de degradação, e para isso ou anda com ele uns bons quilómetros e por experiência consegue fazer a comparação com os não degradados, ou tem que carregar e ver quanto gasta para carregar uma barra, ou tem acesso à capacidade restante a 100%.

Apesar de vir ensinado de que é agora de 13 kWh, penso que podia ainda ser de 13,5 kWh, mas dá-me a ideia que preferiram guardar 0,5 kWh no topo e no fundo para proteção da bateria (digo isto porque me tirava 15,8 da rede num carregamento de 0 a 100, e pelas contas de carregamento de ontem à noite ficar-se-ia pelos 15,3). Temos então um novo i-MiEV de 13 kWh, com a autonomia que seria de esperar para um i-MiEV de 13 kWh. A uma média de 50 km/h dá para fazer os 120 km de ida e volta a Coimbra.

Recebeu uma atualização (eu depois ponho aqui o número) mas não sei para que serviu, disseram-me que iria melhorar o equilíbrio das células :? . Talvez esta atualização lhe traga a capacidade de redistribuir a capacidade restante pelas 16 barras + --- + tartaruga, como os Leaf sempre fizeram. Eu sei que é discutível, mas acho que é agora um Leaf de 11 barras. Com menos autonomia que um Leaf de 11 barras, porque quando tinha 12 também já tinha menos autonomia, sobretudo porque aerodinamicamente eu fico muito a perder.

Os 36.4 Ah são bons para poder fazer comparações com outros i-MiEV, dado que o procedimento para a sua determinação é idêntico para todos. Mas não me parece que corresponda à verdadeira capacidade dos carros. Carros americanos com um ano e menos de 10.000 km com 42 Ah ????.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”