Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 13 abr 2016, 11:24

Maravilha....
Que inveja,...
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Apr » 13 abr 2016, 11:30

Sacado do meu EVSE agora mesmo:

Código: Selecionar todos


EVSE - Amperes medidos
6A - 6,03A
7A - 6,9A
8A - 7,9A
9A - 8,8A
10A - 9,7A
12A - 11,6A
14A - 13,6A
16A - 15,5A
20A - 19,4A
25A - 24.0A
28A - 26,6 - 5982W
32A - 29,2 - 6401W

Reparem no máximo, o Leaf só puxa mais de 28A se o EVSE indicar que pode.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 13 abr 2016, 12:42

No caso de VETL estamos a falar de um erro menor que 5%. E não sabemos a precisão da medição... Não me parece significativo. Um disjuntor de 16A tem de suportar os 16A em contínuo em toda a gama de temperaturas, a temperaturas normais só se não estiver conforme é que com 16,5A irá disparar ao fim de algum tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por labutess » 13 abr 2016, 12:49

VETL Escreveu:Gostam da minha garagem?

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 074842.jpg[/img]

Muito fixe
Mas agora onde metes o Tesla?

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 13 abr 2016, 13:11

mjr Escreveu:No caso de VETL estamos a falar de um erro menor que 5%. E não sabemos a precisão da medição... Não me parece significativo. Um disjuntor de 16A tem de suportar os 16A em contínuo em toda a gama de temperaturas, a temperaturas normais só se não estiver conforme é que com 16,5A irá disparar ao fim de algum tempo.
A medição acho que não pode ser colocada em causa.
O teste consiste em passar a J1772 de carro para carro e tudo o resto se mantém excepto a corrente...
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 13 abr 2016, 13:14

labutess Escreveu:
VETL Escreveu:Gostam da minha garagem?

[img]download/file.php?id=720[/img]

Muito fixe
Mas agora onde metes o Tesla?
Sem stress. Venham 2 que ainda lá cabem...
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 15:33, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Apr » 13 abr 2016, 14:13

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:No caso de VETL estamos a falar de um erro menor que 5%. E não sabemos a precisão da medição... Não me parece significativo. Um disjuntor de 16A tem de suportar os 16A em contínuo em toda a gama de temperaturas, a temperaturas normais só se não estiver conforme é que com 16,5A irá disparar ao fim de algum tempo.
A medição acho que não pode ser colocada em causa.
O teste consiste em passar a J1772 de carro para carro e tudo o resto se mantém excepto a corrente...

Na minha opinião não é isso que está em causa, como podem ver se der ao Leaf mk2 folga na corrente máxima, por exemplo os 32A que ele nunca vai conseguir chegar, ele tenta ir ao máximo dos 6600Watts, mas se especificar claramente os 28A ele cumpre e baixa a corrente.

No mk1 quando está perante um EVSE de 16A parece que o carregador ignora e fica a trabalhar no máximo. Para ficar igual ao MK2, se o EVSE indica 16A o carro devia cumprir. Só deveria ultrapassar a corrente máxima se o EVSE indicar mais, tipo 17A ou 18A.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 13 abr 2016, 17:44

Se pedirem 15A a um mk1 ele cumpre, ou mantém continua a puxar mais? Eu não tenho medidor de corrente com precisão de confiança para esses testes.

A questão da precisão é que na verdade o mk1 pode estar a puxar 16,0A e o mk2 15,0A, quando a corrente máxima indicada é 16A, não é que o medidor dê correntes diferentes em carros diferentes apesar de elas serem iguais.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 14 abr 2016, 00:12

Ora quem não gostou nada de me ver com os irmãos mais novos de 30kWh foi o meu mk1.
Também não gostou de ter mudado de mãos e ter passado a fazer 50 ou menos km por dia, nem de carregamentos com o EVSE de 10A.
E vai daí, apresentou-me hoje este cenário quando o liguei ao fim do dia:
IMG_20160413_233809.jpg
IMG_20160413_233809.jpg (49.54 KiB) Visto 2580 vezes
Screenshot_2016-04-13-20-50-46.png
Screenshot_2016-04-13-20-50-46.png (43.83 KiB) Visto 2580 vezes
Mas nem tudo são más notícias pois acho que ouvi um zum zum acerca de alguém que, com isto, ficou com umas contas a saldar...
[img]https://encrypted-tbn2.gstatic.com/imag ... y--ZTORt4B[/img]

Caíu aos 51,6Ah, acima portanto dos 51,5 esperados (talvez na realidade seja com base na % de Ah's calculado pelo próprio carro).

Ele está nesta altura com precisamente 4 anos de matrícula e 4 anos e 8 meses de fabrico.
Aproveito para atualizar o famoso gráfico (podem clicar para ver em tamanho grande):
Ah.PNG
No último ano (14-04-2015 a 13-04-2016) fez 34.332Km e no anterior (14-04-2014 a 13-04-2015) fez 27.536Km. No precedente fez apenas 19658 nas minhas mãos mas começou só em Julho.
Acham que se nota mais degradação por ter vindo a fazer cada vez mais km?
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 19:46, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 14 abr 2016, 01:00

Nah, a degradação até parece estar a abrandar.

Eu acho que a perda da 12ª barra é aos 51,75Ah (51.75/65.5 = 79%). É normal perder um pouco depois devido à histerese.

E parabéns perdeu a 1ªa barra com os mesmos km que o meu perdeu a 2ª!
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