Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por VETL » 19 jan 2015, 00:45

mjr Escreveu:...A energia armazenada também é corrigida pelos desequilíbrios, pelo que não apareciam tartarugas com 2kWh de energia disponível.
Também acredito nisso.
mjr Escreveu:Ogadiv, sabes quantos kWh o carro indicava quando apareceu a tartaruga com 11% de SOC?
Peço desculpa ao Ogadiv mas vou adiantar-me.
O carro indicava 0,4Kwh (5 GID's), a célula mais baixa 2,735v e o pack muito equilibrado (149mV difª)...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por mjr » 19 jan 2015, 10:11

É curioso como apesar de o pack estar muito equilibrado ele insistiu em ter o SOC 10% acima do real, mas a representar corretamente a energia disponível. Perto da tartaruga eu só confio nas tensões das células e em menor grau na energia armazenada. Seria interessante que o LS apresenta-se no ecrã principal além da tensão total do pack também a tensão da célula mais fraca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por Orlando » 19 jan 2015, 10:34

ogadiv Escreveu:Quanto à bateria estar a crescer ponho as minhas dúvidas, cada vez mais olho de lado para o LeafSpy, penso que o frio não o deixa raciocinar. Desde que me apareceu a tartaruga e no leafspy ainda dava 11% de SOC... Poderia estar enganado, mas até à data ainda não se orientou, porque já fui quase a zeros outra vez e continuava com o SOC mais alto. Atualmente esta com 94% contra os 92% de à 1 ano e pouco atrás.
Nem o frio, nem o calor, nem as Cargas rápidas!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por Malm » 19 jan 2015, 15:43

Bem, isso também me acontecia no passado. SoC superior a 10% e tensão muito baixa na célula mais fraca. A voltagem total estava sempre certa, como apresentada pelo Canion, o SoC é que aparecia sobrevalorizado. Talvez isso esteja relacionado com uma condução a velocidades baixas. Talvez isso acabe por conduzir o carro a um erro mais significativo no cálculo do SoC.

Desde março último que isso deixou de me acontecer, dado que o total de carga que o carro consegue comportar ficou subavaliado. Deste modo, a 10% de SoC continua a ter alguma energia disponivel (penso que ainda terá 1,5 kWh, mais coisa menos coisa).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por ogadiv » 19 jan 2015, 23:03

Mas por duas vezes antes, fui quase às últimas e ele reportou sempre um SOC baixo cerca 3%, assim, como Kwh e tensão das células baixo, conforme está aqui no meu DB, de à uns tempos para cá o SOC anda muito mais alto .... não sei ...

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por ogadiv » 03 fev 2015, 23:23

Bem, após várias tentativas de resolver (sem sucesso) um dos problemas de aquisição do meu Leaf, aproveito aqui o o fórum para desabafar.

Como sabem, ou pelo menos escrevi na criação do DB, que adquiri o meu ebolide de serviço à Soveco Viseu. Trata-se da versão de 2013, modelo Acenta, na altura achei bom negócio, e decidi "fazer-me à estrada". Com ajuda do nosso camarada VETL, deslocamo-nos a Viseu para ver/analisar o carro.

Passado uns tempos descubro que a viatura não possui carregador de 6,6 kWh :shock: , apesar de na altura andarmos por volta do carro para tentarmos descobrir (tínha-nos chegado aos ouvidos que havia outras situações do género). O próprio vendedor questionado dizia desconhecer, mas que tinha que ficar tranquilo que a viatura tinha que ter todas as características desse modelo.

Logo que descobri que não trazia o carregador (e que tão fácil era verificar :oops: ) contactei o vendedor, o qual desconhecia, até me solicitou que lhe indicasse como poderia confirmar num de serviço que tinha no stand. Ele reconheceu que desconhecia tal situação, e que iria comunicar o sucedido à Nissan. Após várias trocas de emails e telefonemas quer com o stand, quer com o serviço de apoio ao cliente da Nissan (quando contactava estes, verificava que inventavam sempre uma desculpa, e só queriam falar dos cabos ...) O vendedor informa-me que a Nissan lhes indicou que o carro é das primeiras versões comercializadas cá em Portugal e os primeiros apenas tinham carregador até 16A :o Então na altura da venda ninguém me informa? Então um carro homolgado em Portugal não tem que ter as características técnicas de Portugal? Enfim ... Um empresa com a reputação da Nissan a troco de uns tostões tenta impigir assim viaturas? Acredito que o concessionário desconhecia tal situação. Ainda mais estranho é o meu carro ter características francesas (volante aquecido, bancos aquecidos), mas foi confirmado que é homolgado cá em portugal e foi colocado cá em Portugal pela Nissan.

Não satisfeito com a situação, procurei a advogada para tentar resolver o conflito, tinha de ser a quem adquiri a viatura (SOVECO), e estes como resposta indicam que era uma viatura usada, não estava a adquirir uma viatura nova :o Então nesse caso poderia vir sem motor não???? Estou muito triste com a situação, nunca pensei que uma marca ....

Uma coisa é certa, alguém dentro da Nissan anda nestes negócios escuros, porque parece que não foi 1 ou 2 viaturas que vieram nestas condições. Parece que com o conhecimento da própria Nissan. Já contactei várias vezes a linha de apoio, a resposta é sempre a mesmas ... Não sei o que fazer, a única solução será avançar pelas vias judiciais, tenho provas que aquando da compra foi abordado este assunto, assim como sendo o Acenta e homolgado cá em Portugal deveria ter as características técnicas de um Acenta, agora a via judicial implica custos :roll:

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por VETL » 03 fev 2015, 23:47

Sim, eu posso confirmar tudo e deves ter contigo com certeza informação escrita, questionando o vendedor acerca do carregador antes de fazer o negócio.
À data já me tinha chegado aos ouvidos uma história de um Acenta com carregador de 16A, mas na altura tinham-me pedido para não divulgar essa informação uma vez que ainda andava em negociação a forma de solucionar esse problema. Por isso, quando fomos ver o carro, perguntamos se o mesmo tinha carregador de 32A e tentamos ver, só que, nesse dia ainda estávamos verdinhos e não sabíamos como... :evil: :evil:
O vendedor descansou-nos com palavras mansas dizendo que 32A era o que estava no catálogo homologado e por isso tinha que ser esse o carregador... Que não eram feirantes e que vendiam produtos oficiais da marca, etc... E assim ficou o negócio com um preço porreiro até.
Mas sinto-me tão ou mais enganado que o Ogadiv... :(
É óbvio que o carro é francês pelas características que apresenta.
Sabemos que houve cá pelo menos mais um caso destes, mas resolvido a bem a favor do cliente.
Acabei por ficar com a sensação (espero estar enganado) que a postura dos envolvidos no mesmo para com o Ogadiv não foi de total abertura, no sentido de se esclarecer como foi solucionada a questão. Quero acreditar que talvez porque não poderão falar, pois é evidente que há "esturro" ao nível de altas patentes da Nissan...
Pelo menos e para não ser tudo tão mau, o pack do e-bólide (de acordo com o que aqui nos tem relatado o Ogadiv) parece estar em excelentíssimas condições...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3493
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por RJSC » 04 fev 2015, 00:31

Até hoje só sei deste caso e do primeiro Leaf que o Apr teve, que estavam com preços "abaixo do normal" na altura da venda.
Não conheço mais nenhum caso. Eu suspeito que sejam só estes dois.
O Apr lá se safou...

A Nissan com a sua mania do "não fazemos upgrades" perde muito.

No caso do Apr deram-lhe outro carro :shock: quando bastava terem enviado uma unidade de potência que o concessionário trocaria debaixo do capot em pouco tempo, tal como se tivesse avariado, e o mesmo com o caso do ogadiv.
O carregador de 32A na França é uma opção de 900€.
Tinha ficado bem mais barato fazer o upgrade aos 2 carros afetados que ter trocado um, e toda a gente ficaria satisfeita.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por pafi » 04 fev 2015, 00:50

Pergunta parva: Reconhecendo o engano (deles), porque é que não alteram o carregador do teu carro? Afinal de contas, a marca ganha muito mais com clientes satisfeitos (chama-se a isso publicidade de boca em boca, e sempre foi muito mais eficaz que os posters e anúncios).
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3493
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Mensagem por RJSC » 04 fev 2015, 01:45

Por causa da política do "não se faz upgrade".
A Renault (mesmo grupo) por exemplo nem sequer deixa quem comprou um ZOE quando só havia aluguer comprar a bateria: versão de aluguer assim se mantém e para ter um com bateria em propriedade só trocando de carro. E isto era um upgrade apenas de papel! Nada se mudava no carro.
Se calhar na Nissan fazem o mesmo. Só que não sei de ninguém com um Leaf versão Flex que depois tenha tentado comprar a bateria.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”