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Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 18 jan 2015, 23:45
por VETL
mjr Escreveu:...A energia armazenada também é corrigida pelos desequilíbrios, pelo que não apareciam tartarugas com 2kWh de energia disponível.
Também acredito nisso.
mjr Escreveu:Ogadiv, sabes quantos kWh o carro indicava quando apareceu a tartaruga com 11% de SOC?
Peço desculpa ao Ogadiv mas vou adiantar-me.
O carro indicava 0,4Kwh (5 GID's), a célula mais baixa 2,735v e o pack muito equilibrado (149mV difª)...

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 19 jan 2015, 09:11
por mjr
É curioso como apesar de o pack estar muito equilibrado ele insistiu em ter o SOC 10% acima do real, mas a representar corretamente a energia disponível. Perto da tartaruga eu só confio nas tensões das células e em menor grau na energia armazenada. Seria interessante que o LS apresenta-se no ecrã principal além da tensão total do pack também a tensão da célula mais fraca.

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 19 jan 2015, 09:34
por Orlando
ogadiv Escreveu:Quanto à bateria estar a crescer ponho as minhas dúvidas, cada vez mais olho de lado para o LeafSpy, penso que o frio não o deixa raciocinar. Desde que me apareceu a tartaruga e no leafspy ainda dava 11% de SOC... Poderia estar enganado, mas até à data ainda não se orientou, porque já fui quase a zeros outra vez e continuava com o SOC mais alto. Atualmente esta com 94% contra os 92% de à 1 ano e pouco atrás.
Nem o frio, nem o calor, nem as Cargas rápidas!

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 19 jan 2015, 14:43
por Malm
Bem, isso também me acontecia no passado. SoC superior a 10% e tensão muito baixa na célula mais fraca. A voltagem total estava sempre certa, como apresentada pelo Canion, o SoC é que aparecia sobrevalorizado. Talvez isso esteja relacionado com uma condução a velocidades baixas. Talvez isso acabe por conduzir o carro a um erro mais significativo no cálculo do SoC.

Desde março último que isso deixou de me acontecer, dado que o total de carga que o carro consegue comportar ficou subavaliado. Deste modo, a 10% de SoC continua a ter alguma energia disponivel (penso que ainda terá 1,5 kWh, mais coisa menos coisa).

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 19 jan 2015, 22:03
por ogadiv
Mas por duas vezes antes, fui quase às últimas e ele reportou sempre um SOC baixo cerca 3%, assim, como Kwh e tensão das células baixo, conforme está aqui no meu DB, de à uns tempos para cá o SOC anda muito mais alto .... não sei ...

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 03 fev 2015, 22:23
por ogadiv
Bem, após várias tentativas de resolver (sem sucesso) um dos problemas de aquisição do meu Leaf, aproveito aqui o o fórum para desabafar.

Como sabem, ou pelo menos escrevi na criação do DB, que adquiri o meu ebolide de serviço à Soveco Viseu. Trata-se da versão de 2013, modelo Acenta, na altura achei bom negócio, e decidi "fazer-me à estrada". Com ajuda do nosso camarada VETL, deslocamo-nos a Viseu para ver/analisar o carro.

Passado uns tempos descubro que a viatura não possui carregador de 6,6 kWh :shock: , apesar de na altura andarmos por volta do carro para tentarmos descobrir (tínha-nos chegado aos ouvidos que havia outras situações do género). O próprio vendedor questionado dizia desconhecer, mas que tinha que ficar tranquilo que a viatura tinha que ter todas as características desse modelo.

Logo que descobri que não trazia o carregador (e que tão fácil era verificar :oops: ) contactei o vendedor, o qual desconhecia, até me solicitou que lhe indicasse como poderia confirmar num de serviço que tinha no stand. Ele reconheceu que desconhecia tal situação, e que iria comunicar o sucedido à Nissan. Após várias trocas de emails e telefonemas quer com o stand, quer com o serviço de apoio ao cliente da Nissan (quando contactava estes, verificava que inventavam sempre uma desculpa, e só queriam falar dos cabos ...) O vendedor informa-me que a Nissan lhes indicou que o carro é das primeiras versões comercializadas cá em Portugal e os primeiros apenas tinham carregador até 16A :o Então na altura da venda ninguém me informa? Então um carro homolgado em Portugal não tem que ter as características técnicas de Portugal? Enfim ... Um empresa com a reputação da Nissan a troco de uns tostões tenta impigir assim viaturas? Acredito que o concessionário desconhecia tal situação. Ainda mais estranho é o meu carro ter características francesas (volante aquecido, bancos aquecidos), mas foi confirmado que é homolgado cá em portugal e foi colocado cá em Portugal pela Nissan.

Não satisfeito com a situação, procurei a advogada para tentar resolver o conflito, tinha de ser a quem adquiri a viatura (SOVECO), e estes como resposta indicam que era uma viatura usada, não estava a adquirir uma viatura nova :o Então nesse caso poderia vir sem motor não???? Estou muito triste com a situação, nunca pensei que uma marca ....

Uma coisa é certa, alguém dentro da Nissan anda nestes negócios escuros, porque parece que não foi 1 ou 2 viaturas que vieram nestas condições. Parece que com o conhecimento da própria Nissan. Já contactei várias vezes a linha de apoio, a resposta é sempre a mesmas ... Não sei o que fazer, a única solução será avançar pelas vias judiciais, tenho provas que aquando da compra foi abordado este assunto, assim como sendo o Acenta e homolgado cá em Portugal deveria ter as características técnicas de um Acenta, agora a via judicial implica custos :roll:

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 03 fev 2015, 22:47
por VETL
Sim, eu posso confirmar tudo e deves ter contigo com certeza informação escrita, questionando o vendedor acerca do carregador antes de fazer o negócio.
À data já me tinha chegado aos ouvidos uma história de um Acenta com carregador de 16A, mas na altura tinham-me pedido para não divulgar essa informação uma vez que ainda andava em negociação a forma de solucionar esse problema. Por isso, quando fomos ver o carro, perguntamos se o mesmo tinha carregador de 32A e tentamos ver, só que, nesse dia ainda estávamos verdinhos e não sabíamos como... :evil: :evil:
O vendedor descansou-nos com palavras mansas dizendo que 32A era o que estava no catálogo homologado e por isso tinha que ser esse o carregador... Que não eram feirantes e que vendiam produtos oficiais da marca, etc... E assim ficou o negócio com um preço porreiro até.
Mas sinto-me tão ou mais enganado que o Ogadiv... :(
É óbvio que o carro é francês pelas características que apresenta.
Sabemos que houve cá pelo menos mais um caso destes, mas resolvido a bem a favor do cliente.
Acabei por ficar com a sensação (espero estar enganado) que a postura dos envolvidos no mesmo para com o Ogadiv não foi de total abertura, no sentido de se esclarecer como foi solucionada a questão. Quero acreditar que talvez porque não poderão falar, pois é evidente que há "esturro" ao nível de altas patentes da Nissan...
Pelo menos e para não ser tudo tão mau, o pack do e-bólide (de acordo com o que aqui nos tem relatado o Ogadiv) parece estar em excelentíssimas condições...

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 03 fev 2015, 23:31
por RJSC
Até hoje só sei deste caso e do primeiro Leaf que o Apr teve, que estavam com preços "abaixo do normal" na altura da venda.
Não conheço mais nenhum caso. Eu suspeito que sejam só estes dois.
O Apr lá se safou...

A Nissan com a sua mania do "não fazemos upgrades" perde muito.

No caso do Apr deram-lhe outro carro :shock: quando bastava terem enviado uma unidade de potência que o concessionário trocaria debaixo do capot em pouco tempo, tal como se tivesse avariado, e o mesmo com o caso do ogadiv.
O carregador de 32A na França é uma opção de 900€.
Tinha ficado bem mais barato fazer o upgrade aos 2 carros afetados que ter trocado um, e toda a gente ficaria satisfeita.

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 03 fev 2015, 23:50
por pafi
Pergunta parva: Reconhecendo o engano (deles), porque é que não alteram o carregador do teu carro? Afinal de contas, a marca ganha muito mais com clientes satisfeitos (chama-se a isso publicidade de boca em boca, e sempre foi muito mais eficaz que os posters e anúncios).

Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv

Enviado: 04 fev 2015, 00:45
por RJSC
Por causa da política do "não se faz upgrade".
A Renault (mesmo grupo) por exemplo nem sequer deixa quem comprou um ZOE quando só havia aluguer comprar a bateria: versão de aluguer assim se mantém e para ter um com bateria em propriedade só trocando de carro. E isto era um upgrade apenas de papel! Nada se mudava no carro.
Se calhar na Nissan fazem o mesmo. Só que não sei de ninguém com um Leaf versão Flex que depois tenha tentado comprar a bateria.