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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 09:56
por Apr
O que falta nas contas são as luvas... aumenta logo a contribuição de 1cent para 3 cents... :-)

Não consigo processar ainda a tabela, tem que ser mais logo com calma.

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 09:59
por VETL
Nesse caso, deixem-nos meter uma microprodução e paguem-nos o CO2 que evitamos.
Só a minha micro este ano já produziu quase 7.700Kwh...

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 10:03
por RNM
Apr Escreveu:O que falta nas contas são as luvas... aumenta logo a contribuição de 1cent para 3 cents... :-)

Não consigo processar ainda a tabela, tem que ser mais logo com calma.
Um PCR custa 20 k€ + 50% para instalação + 50% para luvas...? Tal como eu escrevi.

Quem tudo quer, tudo perde.
E se insistirem em 3 cents, vamos perder, segurissimamente!

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 10:13
por RNM
Querem uns valores mais realistas, principalmente em relação a quantidades?
Apenas 0,5 cents de ISP.
Imagem

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 10:59
por mjr
RNM Escreveu:
mjr Escreveu:1l Diesel = 2640g CO2
1kW.h = 109g CO2 (Dados da EDP, para 2014, consumos particulares)

Fontes:

http://www.ecoscore.be/en/how-calculate ... onsumption
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Completamente insignificante na eletricidade, mesmo tendo em conta que 1l de Diesel dá para fazer 20km e 1kW.h dá para fazer 5km.
Não se deve fazer as contas com esses 109g, mas sim contando com toda a EDP, 235,1g/kWh
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Assim, um Leaf, (usando os valores acima) emite 4702 g/100km, o equivalente a 1,78 l/100km de diesel.

Não é insignificante, de maneira nenhuma.
Como particular não deverão ser as emissões associadas a particulares que contam para mim?

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 11:01
por FullElectric
RNM Escreveu:
mjr Escreveu:1l Diesel = 2640g CO2
1kW.h = 109g CO2 (Dados da EDP, para 2014, consumos particulares)

Fontes:

http://www.ecoscore.be/en/how-calculate ... onsumption
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Completamente insignificante na eletricidade, mesmo tendo em conta que 1l de Diesel dá para fazer 20km e 1kW.h dá para fazer 5km.
Não se deve fazer as contas com esses 109g, mas sim contando com toda a EDP, 235,1g/kWh
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Assim, um Leaf, (usando os valores acima) emite 4702 g/100km, o equivalente a 1,78 l/100km de diesel.

Não é insignificante, de maneira nenhuma.
Sim não é insignificante, só que aqui estás a cometer um erro grosseiro ao comparar as emissões well 2 wheel do VE com as emissões apenas produzidas pela combustão do hidrocarboneto no motor ICE
É importante comparar as emissões W2W nas 2 tecnologias.

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 11:04
por rnlcarlov
FullElectric Escreveu: Sim não é insignificante, só que aqui estás a cometer um erro grosseiro ao comparar as emissões well 2 wheel do VE com as emissões apenas produzidas pela combustão do hidrocarboneto no motor ICE
É importante comparar as emissões W2W nas 2 tecnologias.
Exatamente. Isso parece quase o argumento dos velhos de restelo quando falamos em carros elétricos e eles dizem "ah e tal, a energia e a produção de baterias também consomem combustíve", sem nunca olharem para onde vem o sumo fóssil deles.

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 11:07
por mjr
A EDP SU teve 122g/kW.h em 2014:

http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/ ... ergia.aspx

Acho que estes dados é que são os relevantes e não os totais da EDP. Ou seja, um hipotético imposto sobre o CO2 seria cobrado sobre as emissões de CO2 que vêm na fatura, que não são baseados nos 235g CO2/kW.h que o RNM indicou mas os 100-120 g CO2/kW.h que indiquei.

O WW dos fósseis é um pouco superior ao valor base indicado para o diesel, e deve ser obviamente considerado.

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 11:17
por RNM
FullElectric Escreveu:
RNM Escreveu:
mjr Escreveu:1l Diesel = 2640g CO2
1kW.h = 109g CO2 (Dados da EDP, para 2014, consumos particulares)

Fontes:

http://www.ecoscore.be/en/how-calculate ... onsumption
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Completamente insignificante na eletricidade, mesmo tendo em conta que 1l de Diesel dá para fazer 20km e 1kW.h dá para fazer 5km.
Não se deve fazer as contas com esses 109g, mas sim contando com toda a EDP, 235,1g/kWh
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Assim, um Leaf, (usando os valores acima) emite 4702 g/100km, o equivalente a 1,78 l/100km de diesel.

Não é insignificante, de maneira nenhuma.
Sim não é insignificante, só que aqui estás a cometer um erro grosseiro ao comparar as emissões well 2 wheel do VE com as emissões apenas produzidas pela combustão do hidrocarboneto no motor ICE
É importante comparar as emissões W2W nas 2 tecnologias.
Acrescenta 10~15% aos CIs, para extração, refinamento e transporte. Estas operações são muito eficientes, visto que impactam directamente nos bolsos dos accionistas, fora 100+anos de experiência.
E acrescenta mais qq coisa para para extração, refinamento e transporte do carvão e gás natural. ;)

15% não é um erro grosseiro mas ok

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Enviado: 14 dez 2015, 11:19
por RNM
mjr Escreveu: Como particular não deverão ser as emissões associadas a particulares que contam para mim?
Se estiveres desligado da rede, podes fazer as contas como quiseres.
Estando ligado à rede, é igual para todos, os nossos contadores não têm filtro de electrões verdes...