
Diário de bordo - Malm
- Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Sim rdias. Tens razão. O click que era necessário, está dado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Filipe
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Re: Diário de bordo - Malm
Parece-me que a degradação pode não acontecer nas baterias de chumbo ( há quem diga que pertence ás teorias de conspiração ), Mr. Bedini tem baterias de chumbo a trabalhar há mais 50 ANOS.Orlando Escreveu:Qualquer química sofre com calor, todas têm degradação (chumbo, Lifepo4, nimh, nicd, etc).RJSC Escreveu:Mas nas de lítio, nenhuma sofre tanto como as LiMn que estão em uso nos carros que não Tesla e Chevrolet Spark EV (que nunca mais se comercializa) neste momento.Orlando Escreveu:Mas é suposto ser surpresa?
Qualquer bateria sofre disso!
Claro que estamos a falar das LiMn, certo. Mas seria ingénuo da nossa parte não acreditar no inevitável: todas sofrem e sofrerão, mesmo com o + avançado sistema de proteção. Só que aí o efeito será minimizado.
Cabe-nos a nós, descobrir como diminuir esse efeito e como surge.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
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- mjr
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Re: Diário de bordo - Malm
Não sou pessoa de apostasMalm Escreveu: MJR, eu não me admiraria nada, afinal noutros tempos era carro para parar com 14,5% de SoC. Eu estou capaz de apostar como consigo. Um jantar naquele restaurante em que almoçámos no encontro de VE no Porto, junto à casa da música, alinhas? Só preciso que me dês uma semana.

Mas que seria um erro crasso da engenharia, lá isso seria.
Se vieres ao Porto numa data em que esteja disponível teria todo o gosto em pagar um lanche. Almoço ou jantar já é mais complicado de convencer a patroa...

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de bordo - Malm
É pena, mesmo que perdesse era dinheiro bem gasto.
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Re: Diário de bordo - Malm
Malm, ando a pensar comprar o OBD para usar com o CaniOn, que já descarreguei. Conheces algum mais barato ou qual recomendas?
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Re: Diário de bordo - Malm
Eu não me arrependo da escolha que fiz. Até hoje tem funcionado às mil maravilhas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Mais um domingo, mais uma viagem a Aveiro. Agora com o meu i-MiEV novo de 12.75 kWh. Gastei qualquer coisa como 6.5 kWh. 1:45 de viagem. 80 km. Menos de 100 W/km (é por isso que o Tesla S fica em casa). Na verdade, hoje terei feito o melhor consumo de sempre no que diz respeito a este percurso. Hoje faria facilmente 140 km e parava num RBI de Gaia. Ou, se calhar, aproveitava aquele SoC dos 0 aos - 5% e só parava no Porto. Pena que ninguém (a não ser uns quantos engenheiros japoneses) imagine sequer o que eu sei sobre o carro. Aproveitem que as lições são de borla.
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Re: Diário de bordo - Malm
E será que o teu I-Miev antigo era de 16kwh,,,,,,,ou de 17/18kwh?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: Diário de bordo - Malm
Qual é o que tens?Malm Escreveu:Eu não me arrependo da escolha que fiz. Até hoje tem funcionado às mil maravilhas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Comprei-o aqui:
http://batman.homelinux.com/blog/stn117 ... i-adapter/
Com correio e alfândega, ficou por uns 120€. Que 120€ mais bem gastos. Só por o que eu me diverti hoje, valeria a pena. Vocês sabem que o meu carro já andou sem tartaruga, parava com 14,5% de SOC. Mas esse era o i-MiEV de 16 kWh, este novo é de 12,75 kWh. Bem, hoje ainda faltava uma subida de 3 km mais 2 km no plano para chegar a casa e desaparece a última barra. Foi (não podia ser de outra maneira) aos 12% de SoC. A minha mulher já se torcia por tudo quanto era lado, deu-me um sermão de todos os tamanhos e foi os 3 km da subida a ordenar-me para eu encostar de imediato, porque o carro estava na eminência de parar. Os 4 últimos km foram feitos em tartaruga. Eu a olhar para o Canion, sempre para o Canion, à procura de um joelho que tardava em aparecer. Tinha uma confiança cega que ele não me iria parar antes dos 4%. E assim cheguei a casa. 6% de SoC e com 316 de voltagem total. 3.555 V para a célula mais fraca. Eu tinha tudo programado na minha cabeça, hoje poderia ser o meu primeiro teste de assalto aos valores de SoC negativos, e um susto aos ocupantes
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http://batman.homelinux.com/blog/stn117 ... i-adapter/
Com correio e alfândega, ficou por uns 120€. Que 120€ mais bem gastos. Só por o que eu me diverti hoje, valeria a pena. Vocês sabem que o meu carro já andou sem tartaruga, parava com 14,5% de SOC. Mas esse era o i-MiEV de 16 kWh, este novo é de 12,75 kWh. Bem, hoje ainda faltava uma subida de 3 km mais 2 km no plano para chegar a casa e desaparece a última barra. Foi (não podia ser de outra maneira) aos 12% de SoC. A minha mulher já se torcia por tudo quanto era lado, deu-me um sermão de todos os tamanhos e foi os 3 km da subida a ordenar-me para eu encostar de imediato, porque o carro estava na eminência de parar. Os 4 últimos km foram feitos em tartaruga. Eu a olhar para o Canion, sempre para o Canion, à procura de um joelho que tardava em aparecer. Tinha uma confiança cega que ele não me iria parar antes dos 4%. E assim cheguei a casa. 6% de SoC e com 316 de voltagem total. 3.555 V para a célula mais fraca. Eu tinha tudo programado na minha cabeça, hoje poderia ser o meu primeiro teste de assalto aos valores de SoC negativos, e um susto aos ocupantes

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