Concordo com o tema do aumento dos CEME, tendo a discordar com o tema dos AC, pois depende sempre do veículo que utilizará o posto (eu, até 31/05, conseguia um valor €/kWh, tudo incluído, abaixo dos 0,35, mas pq utilizo um VE que carrega a 22).BrunoAlves Escreveu: ↑03 jun 2024, 18:31Desde o passado dia 1, com o aumento das TAR, que a generalidade dos CEME estão nos 25-30cts/kWh em FV. O OMIE para amanhã está quase nos 100€/MWh por isso nem os indexados safam.
Com o aumento das TAR e a "colagem" do modelo da ME ao setor elétrico temos agora uma boa parte dos CEME mais caros do que é possível obter no carregamento total em muitos postos por essa Europa fora, mesmo sem contar a parte OPC que é significativa. Carregar em AC tornou-se um luxo em Portugal, enquanto que lá fora continua a ser muito mais barato que em DC.
Há uns tempos largos deu-se aqui como exemplo do bons que somos e que maus são os Espanhóis um vídeo do Marcus.
Sugeria agora que se visse este vídeo do mesmo Marcus já do final do ano passado, em França.
Preço, disponibilidade, escolha variada, roaming, CPOs muito diversos, múltiplos postos por localização. É isto no fundo que andamos a perder, com a teimosia de 2010... Como já disse várias vezes, batemos no "Espanha, Espanha", para tentar escamotear quanto mercado há lá fora a funcionar, e nós a ficar para trás.
Os dados são o que são, frios...
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Dito isto, só referir que os opc deveriam cobrar por kWh e não por tempo.
Relativamente aos gráficos, para ser uma análise justa, falta só colocar algo como n°ve/100.000 hab, ou %do parque.
Num absurdo, em Estado que tenha 1 posto rápido e que no seu parque automóvel só tenha 1 VE, apareceria no topo desse gráfico, no entanto não significaria que fosse o melhor Estado para ter VE