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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 05 mai 2014, 21:28
por mikexilva
Sim, o meu LEAF vai fazer 3 anos em Setembro e tem apenas ~16500km, mas eu acho que já me chegou às mãos com um bocado de maus tratos da bateria (carga a 100% durante uns 3 meses numa estufa a 40%) - pelo menos existem fortes suspeitas de o terem visto lá na montra no 1o piso do stand enquanto aguardava por burocracias e que a vendedora desse andamento, (bem chateei várias vezes ao longo de mais de 1 ano desde que fiz a reserva a perguntar o estado da coisa).

Eu é muito raro carrega-lo a 100% mas podia ter visto antes deste passeio e esqueci-me a ver com o Leaf Spy, mas realmente também pode existir ali alguma falta de calibração dos ciclos mais profundos, pois quando o estado de carga passa a baixo dos 40km de autonomia fica à carga para voltar a ter 80% de noite, mas é muito raro passar a baixo dos 40km de autonomia estimada, sei que existem 2 barras escondidas mas nunca lá cheguei.

O pior que lhe faço é no verão realmente tem dias que fica ao sol com ~75% de carga, entre as 9 e as 18h (quando não há lugar à sombra) mas também só carrega de 4 em 4 dias.

É uma estupidez a Nissan não incluir a funcionalidade do Leaf Spy na aplicação para smartphones (apenas para consulta) mesmo remota sendo informação apenas disponível para o dono. Infelizmente a Nissan mesmo do outro lado do mundo (Japão) tem acesso a mais informações do estado do carro do que o próprio dono mesmo dentro dele :(

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 05 mai 2014, 22:11
por Malm
Parece-me que o valor de degradação do teu carro está mal calculado e nunca deverias ter um valor superior a 15%. Ao utilizares apenas 40 ou 50% do SoC entre cada carregamento, isso deve ter um efeito negativo no cálculo diário da capacidade.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 27 jun 2014, 01:22
por Filipe
mikexilva Escreveu:Sim, o meu LEAF vai fazer 3 anos em Setembro e tem apenas ~16500km, mas eu acho que já me chegou às mãos com um bocado de maus tratos da bateria (carga a 100% durante uns 3 meses numa estufa a 40%) - pelo menos existem fortes suspeitas de o terem visto lá na montra no 1o piso do stand enquanto aguardava por burocracias e que a vendedora desse andamento, (bem chateei várias vezes ao longo de mais de 1 ano desde que fiz a reserva a perguntar o estado da coisa).

Eu é muito raro carrega-lo a 100% mas podia ter visto antes deste passeio e esqueci-me a ver com o Leaf Spy, mas realmente também pode existir ali alguma falta de calibração dos ciclos mais profundos, pois quando o estado de carga passa a baixo dos 40km de autonomia fica à carga para voltar a ter 80% de noite, mas é muito raro passar a baixo dos 40km de autonomia estimada, sei que existem 2 barras escondidas mas nunca lá cheguei.

O pior que lhe faço é no verão realmente tem dias que fica ao sol com ~75% de carga, entre as 9 e as 18h (quando não há lugar à sombra) mas também só carrega de 4 em 4 dias.

É uma estupidez a Nissan não incluir a funcionalidade do Leaf Spy na aplicação para smartphones (apenas para consulta) mesmo remota sendo informação apenas disponível para o dono. Infelizmente a Nissan mesmo do outro lado do mundo (Japão) tem acesso a mais informações do estado do carro do que o próprio dono mesmo dentro dele :(
Mike, acho que o que te fazia falta para gastares uns electrõesitos era isto :mrgreen: :

https://www.youtube.com/watch?v=5rwWRyN1qrM#t=60

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 27 jun 2014, 11:55
por mikexilva
:) por acaso há uns tempos quando comprei o LEAF ainda consederei uma Bramo Empulse, mas para isso teria que ser um Renault Twizy + a Mota em vez do LEAF :P

As Harley convencionais fazem barulho a mais, não sei como é que vao convencer a cabeça dos actuais donos a passar a ouvir melhor o som em sua volta... (desegocentralização audio-cerebral :P)

Nem sei como é que a lesgislação permite os níveis de ruído de uma harley mesmo parada num semáforo faz 10x mais barulho que 10 carros que estejam em volta e torna-se incomodativo para quem esteja na rua, o que vale é que não são muitas se não algo tinha que mudar.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 23 mar 2015, 22:14
por mikexilva
No FDS estive quase a esgotar a bateria (depois de ter ido passear ao jardim da Estrela onde andei às voltas para estacionar e fui a 3 postos de carga, 2 ocupados com CI's e um que não funcionava consegui regressar a casa sem carregar) e aproveitei para fazer o teste de carga completo para ver a capacidade da bateria e liguei o ODBC2 com o LeafSpy no telemóvel e fui monitorizando até entrar no modo tartaruga, achei curioso quando fui ver o SoC real ainda me dizia ter uns 18% quando já só me dizia ter 8km de autonomia no painel do carro, mas dei umas voltas ao quarteirão devagarinho até entrar no modo tartaruga que deve ter sido pelos 2% (ou 1,9%) mas ainda rendeu mais do que estava à espera, talvez por andar devagar sem grandes declives.
Como não quis mexer na instalação eléctrica só consigui intercalar um contador numa tomada shucko, e usei o cabo com EVSE de 10A mas penso que o resultado seja o mesmo, pois o que interessa é o total de energia consumida seja carregado a 10A ou a 16A, e esperava melhor resultado, pois o carro ainda tem 3,5 anos, 21mil km e 99% das cargas são de 4 em 4 dias (que é quando já só tem 4 barras) e só carrega até 80%.

Resumindo conforme dá para ver no teste que fiz, apenas carregou 17,8 KWh que demorou 7h40m limitado a 10A.

Isto foi com a bateria descarregada já depois de estar no modo de tartaruga antes de iniciar a carga
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing

[img]https://lh4.googleusercontent.com/m8zLe ... w1869-h739[/img]

Contador logo no inicio da carga:
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing

Depois da carga completa o contador indicava 17,39
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing

Isto foi no dia a seguir já com a carga completa:
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing

[img]https://lh5.googleusercontent.com/9keLK ... w1869-h739[/img]

Depois de carga completa indica apenas 129km no modo normal ou cerca de 140 no modo Eco.
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing

E as temperaturas que são normais e na garagem está quase sempre estavel
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing

Notei que a célula #1 está significativamente mais fraca que as outras (e a #47 também mas a #1 está pior)

Acham normal? o SOH com 77% também me parece baixo...

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 23 mar 2015, 22:30
por VETL
Não consigo ver as fotos...
:(

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 23 mar 2015, 22:43
por Malm
Essa bateria tem o aspeto de uma com 80.000 km. Tipo a minha. E eu só não é a 100% se ele não me deixar.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 23 mar 2015, 22:49
por mikexilva
VETL Escreveu:Não consigo ver as fotos...
:(
Estava a meter links para o Google Drive mas ao que parece eram temporarios :) eu acho que já fiz isto em tempos mas já não resulta, já mudei para links para os ficheiros, que não aparece as imagens mas dá para clicar no link e ver noutra pag..

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 23 mar 2015, 23:37
por VETL
Necessita claramente tratamento com método mjr.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 23 mar 2015, 23:47
por Malm
VETL Escreveu:Necessita claramente tratamento com método mjr.
Tenho as minhas dúvidas. Pelo que vi do carro do mjr, nos carregamentos a 100% havia logo duas células claramente mais fracas que as restantes, e neste carro não me parece que isso esteja a acontecer. Não estará a equilibra-las relativamente bem em cima? Não sei, mas acho a situação mais parecida com a do carro do Filipe do que com a do mjr.