Página 14 de 19

Re: DIY EVSE

Enviado: 25 nov 2016, 08:48
por Erbium
HugoCunha Escreveu:Aparentemente está tudo bem ligado. Só não se consegue validar a polaridade dos 12V e as ligações do próprio interruptor, a partir dessas imagens.
A polaridade dos 12V da fonte para o circuito está ok e as do interruptor verifiquei com multímetro (ohm's) e também bate certo com o esquema: aberto, fechado e 5k ohms...
Apr Escreveu:vais ter alguma dificuldade em enrolar os fios todos na caixa, talvez seja melhor repensares o comprimento deles ;)
Pois ou encurtar os fios ou aumentar a caixa :D
Apr Escreveu:Se o fores usar como unidade portatil aconselho-te a colocar um interruptor diferencial e fusiveis se bem que ja nao vai ficar tão pequeno.
As 2 coisas? Interruptor e fusíveis? Fusíveis na fase e no neutro de entrada? Interruptor > 20A com 2 módulos?
Apr Escreveu:Reve os cravamentos dos fios nos terminais e em caso de duvida um banho de estanho para dar rigidez não é pior.
Achas que não estão bem?
Banho de estanho será assim?
Imagem
Apr Escreveu:Nao vais por nenhum led para indicar o estado de funcionamento do evse?
Sim, estou a deixar isso para o final depois de estar tudo no sitio dentro da caixa.
Apr Escreveu:Ah e tens que por bucins para o fio para ficar imovel. Essas borrachas nao prestam para isto.
Pois a caixa talvez tenha de ser revista, apesar de não estar a planear usar no exterior debaixo de chuva e assim prevenir nunca é demais...

Re: DIY EVSE

Enviado: 25 nov 2016, 17:18
por alexmol
Os EVSE's estão sujeitos a muitas acções e esforços mecânicos, incluindo vibrações, chuva e humidade.
Na minha opinião:

:arrow: Caso não estejam, estanhar as pontas dos fios de terra que estão ligados no dado de junção.

:arrow: Verificar que os terminais planos que ligam no relé e na fonte 12V não saem puxando por eles. Esses parece-me que vão sair.
Se saírem puxando então substituir por terminais com sistema click ou então usar outro método de fixação, por exemplo estanhar.

:arrow: Os cabos vão precisar de bucins de muito boa qualidade para impedir a entrada de água e segurar os cabos em caso de puxões.

:arrow: Em caso de curto-circuito no cabo de saída ou na própria entrada AC do carro só vai disparar a protecção a montante, normalmente o disjuntor da tomada onde foi ligado o EVSE. Em alguns casos isto pode ser problemático e para isso é necessário um fusível ou disjuntor no EVSE.

:arrow: Aconselho vivamente a instalação de um interruptor diferencial de 30mA, a não ser que o EVSE seja sempre usado numa tomada que tenha essa protecção.

Re: DIY EVSE

Enviado: 25 nov 2016, 23:01
por Erbium
alexmol Escreveu: :arrow: Caso não estejam, estanhar as pontas dos fios de terra que estão ligados no dado de junção.
Ok, irei fazê-lo.
alexmol Escreveu: :arrow: Verificar que os terminais planos que ligam no relé e na fonte 12V não saem puxando por eles. Esses parece-me que vão sair.
Se saírem puxando então substituir por terminais com sistema click ou então usar outro método de fixação, por exemplo estanhar.
Na foto do relé os terminais da direita estão só colocados no sitio para mostrar as ligações precisamente porque se os empurrar completamente custam a sair, é disso que falas?
alexmol Escreveu: :arrow: Os cabos vão precisar de bucins de muito boa qualidade para impedir a entrada de água e segurar os cabos em caso de puxões.
Será então preferível escolher outra caixa e fazer os furos para os bucins à medida e só os necessários?
alexmol Escreveu: :arrow: Em caso de curto-circuito no cabo de saída ou na própria entrada AC do carro só vai disparar a protecção a montante, normalmente o disjuntor da tomada onde foi ligado o EVSE. Em alguns casos isto pode ser problemático e para isso é necessário um fusível ou disjuntor no EVSE.

:arrow: Aconselho vivamente a instalação de um interruptor diferencial de 30mA, a não ser que o EVSE seja sempre usado numa tomada que tenha essa protecção.
Uma coisa destas no cabo de entrada?
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... s_id=67664

Re: DIY EVSE

Enviado: 25 nov 2016, 23:25
por alexmol
Erbium Escreveu:
alexmol Escreveu: :arrow: Verificar que os terminais planos que ligam no relé e na fonte 12V não saem puxando por eles. Esses parece-me que vão sair.
Se saírem puxando então substituir por terminais com sistema click ou então usar outro método de fixação, por exemplo estanhar.
Na foto do relé os terminais da direita estão só colocados no sitio para mostrar as ligações precisamente porque se os empurrar completamente custam a sair, é disso que falas?
Se custarem muito a sair deve estar OK, mas lembra-te que com as vibrações e variações de temperatura essas coisas têm tendência a soltar-se.
Há uns que têm um sistema com um pino que encaixa no buraco dos terminais planos, que mesmo puxando com toda a força não saem.
Algo assim:
[img]http://img3.banggood.com/thumb/view/oau ... 9a5509.jpg[/img]
Erbium Escreveu:Será então preferível escolher outra caixa e fazer os furos para os bucins à medida e só os necessários?
Se essa caixa for resistente e as tampas para os não utilizados vedarem então só precisas de bucins à medida dos buracos existentes.
Erbium Escreveu:Uma coisa destas no cabo de entrada?
Exactamente.

Re: DIY EVSE

Enviado: 31 dez 2016, 17:15
por Erbium
Bem o EVSE está terminado. Caixa não é muito pequena mas assim cabe o interruptor diferencial e pode "sofrer upgrades" no futuro.
Tem botão para regular entre 6, 10 e 16A e um LED exterior.
Imagem
Imagem
Imagem

Obrigado a todos pelas ajudas ;)

Re: DIY EVSE

Enviado: 03 jan 2017, 22:28
por Apr
Isso está mesmo a pedir um medidor de energia na tampa ;-)

São só mais ~10€ e alguns minutos.

Re: DIY EVSE

Enviado: 04 jan 2017, 07:32
por Erbium
Eu tenho um pzem 051 na tomada da garagem onde carrego o carro.

Re: DIY EVSE

Enviado: 04 jan 2017, 09:03
por LuisG
Apr Escreveu:Isso está mesmo a pedir um medidor de energia na tampa ;-)

São só mais ~10€ e alguns minutos.
Será algo como isto?
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... s_id=73091

cumprimentos

Re: DIY EVSE

Enviado: 04 jan 2017, 09:06
por Erbium
Hoje carreguei 1ª vez a 16A com EVSE "homemade":
- 16% até 79%
- o carro estimava 7:00, cálculo relativo ao 10A da nissan penso eu
- programação está das 00:10 às 6:50, para carregar nas horas de vazio
- às 3:07 recebi notificação de ter terminado, demorou portanto 3:17 8-)

Re: DIY EVSE

Enviado: 04 jan 2017, 09:20
por BrunoAlves
Boa :clap:

O problema dos 16A é que, depois de experimentares, nunca mais vais querer usar os 10A :mrgreen: