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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 20 fev 2016, 11:38
por jpgoncalves2
Há dias, cheguei a casa já com o aviso de bateria muito fraca (2º aviso), 21 GIDS e 1.6kWh a restar na bateria. Foi para a tomada, a 32A, durante 4h30. O contador disse que forneceu 22,37kWh e o LS disse que a bateria tinha ficado com 21,2kWh. As fotos demonstram ;)
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Falta uma foto de valores inicias, que não quis entrar na primeira leva:
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Esta bateria parece ter deixado já a meninice e está agora na sua juventude. Os valores Hx relativos à resistência interna, andam interessantes , para já não falar nos volúveis Ah e até me surpreende com uma nunca vista autonomia de 200km :mrgreen:
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Será que a Nissan foi tão boazinha para mim que até me deu uma bateria de 30kWh bem camufladinha..?! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 20 fev 2016, 11:57
por Fil
Essa bateria parece estar tão boa como uma nova!

És capaz de ter razão, tens uma bateria mais resistente que a maioria ;)

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 20 fev 2016, 17:40
por Orlando
Eu já nem digo nada sobre esta bateria, ando cá com uma azia...

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 06 mar 2016, 22:14
por jpgoncalves2
Mais uma semana em que a minha "Folha" Nissan totalizou cerca de 1000 kms e, ontem, após um carregamento intermédio a 100%, numa viagem de 220 km, era este o panorama: :D
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Estou a gostar da função clorofilina desta minha Folha! :mrgreen:

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 06 mar 2016, 22:41
por ricardot
Fogo muito bom!!

O meu nunca aparece tanto.
Mesmo andando devagar.
Se calhar as baterias ja estão com desgaste

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 06 mar 2016, 23:02
por mjr
Não percebo o SOH de 95% com 65,3Ah de capacidade.

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 06 mar 2016, 23:19
por jpgoncalves2
mjr Escreveu:Não percebo o SOH de 95% com 65,3Ah de capacidade.
Será que as definições desses dois parâmetros, e que vem no manual da versão do software do LSPro IOS que uso, te pode ajudar..?! ;)

"AHr Ampere/Hour is a rating of the present battery capacity. This is determined by the Battery Management Controller in the Leaf and decreases as the battery ages. It gives an estimate of the battery's capacity to hold energy when fully charged, not how much energy is currently in the battery. Think of it as the size of the tank not how much is currently in the tank. As the battery ages this number will decrease indicating that less and less energy can be stored in the battery when fully charged. If you have a laptop you have seen this happen. The amount of time the laptop can run on a fully charged battery decreases as the batteries get older.

SOH State of Health is another indication of the battery's ability to hold and release energy and is reported as a percentage. When the battery is new SOH=100%. When SOH drops to 85% for a month or so the Leaf loses the first capacity level segment displayed on the right side of the Leaf's central dash display. The capacity gauge is the rightmost outer curved column of segments next to "1" at the top and "0" at the bottom with the last two segments being colored red
."

O sublinhado é meu...!

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 06 mar 2016, 23:54
por mjr
95% de SOH com 65,3Ah implica 68,7Ah para 100% de SOH. É a primeira vez que vejo isso, até agora sempre vi 100% de SOH como equivalente a 65,5Ah.

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 07 mar 2016, 09:59
por Orlando
mjr Escreveu:95% de SOH com 65,3Ah implica 68,7Ah para 100% de SOH. É a primeira vez que vejo isso, até agora sempre vi 100% de SOH como equivalente a 65,5Ah.
Eu já referi isto, mas este LEaf tem algo de anormal, para mim a nissan tem culpa disto.

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Enviado: 07 mar 2016, 10:05
por jpgoncalves2
mjr Escreveu:95% de SOH com 65,3Ah implica 68,7Ah para 100% de SOH. É a primeira vez que vejo isso, até agora sempre vi 100% de SOH como equivalente a 65,5Ah.
Talvez se deva dar menos importância a essa ligação da capacidade em Ah como o SOH, pelo menos no algoritmo escolhido pelo autor desta versão da aplicação LS..?! Mais adiante no manual encontramos esta afirmação:

"kWh = Approximate energy currently stored in the battery. This number is calculated by multiplying the number of Gids read from the Leaf times the Wh/Gids set in the Settings/Battery panel. The default Wh/Gids is 77.5. The calculated kWh gives the best indication of available energy in the battery."

De novo, o sublinhado é meu... Fazendo fé nesta afirmação e sabendo que eu tenho definida a equivalência 1 GID= 77,5 watt, então a energia reportada aproximada de 21,9 kWh está validada!
Se interpretarmos a definição dada para SOH como a capacidade (no sentido de "ability") para armazenar ou descarregar energia, que suspeito estará afetada de um coeficiente estimado, mas não mostrado, de (in)eficiência colômbica , poderemos chegar a uma outra estimativa, que considero mais sólida, e que seria que 100 % SOH seria equivalente a 21,9 x100/95 = 23,05 kWh.

No meu ponto de vista, estando eu mais interessado em saber a energia que consigo meter efetivamente na bateria, independentemente do "tamanho do depósito" que é a aproximação metafórica ao Ah que vem na definição assumida no manual, desvalorizaria de futuro essa ligação Ah-SOH que tem vindo a ser feita... Ainda neste campo, é curioso notar a primazia atribuída ao SOH na determinação do momento em que se perde a 12ªbarra, relativamente à associação mais comum e generalizada daquela perda com o valor Ah... Ver sublinhado meu..:

"SOH State of Health is another indication of the battery's ability to hold and release energy and is reported as a percentage. When the battery is new SOH=100%. When SOH drops to 85% for a month or so the Leaf loses the first capacity level segment displayed on the right side of the Leaf's central dash display. The capacity gauge is the rightmost outer curved column of segments next to "1" at the top and "0" at the bottom with the last two segments being colored red."

Espero ter ajudado, também ando na busca de conhecimento e sempre disponível para deitar fora a última verdade que tinha, desde que uma melhor se revele, entretanto...! ;) :)