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Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 11 jul 2014, 11:35
por RJSC
Acordei às 5 horas para tirar a ventoinha e só tinha baixado para 22° no sensor mais frio e 24° no mais quente.
Pouco arrefeceu...
Foi apenas ar exterior da noite, não o Ar Condicionado nem uma ventoinha a sugar ar de uma câmara frigorífica.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 11 jul 2014, 11:39
por VETL
RJSC Escreveu:Acordei às 5 horas para tirar a ventoinha e só tinha baixada para 22° no sensor mais frio e 24° no mais quente.
Pouco arrefeceu...
Espero que o tenhas feito deixando vidros abertos! lool
Esta noite não foi fria como as anteriores...

Para a próxima arranjo-te um temporizador para ligares a ventoinha sem teres que te levantar de noite. :mrgreen:

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 11 jul 2014, 12:01
por RJSC
A ventoinha estava na janela, do lado de fora, a sugar ar pelo tubo.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 11 jul 2014, 12:08
por mjr
Esteve frio por aí! Aqui no Porto não baixou dos 20.6ºC (noite tropical):

http://www.wunderground.com/personal-we ... =IPORTOPO4

Tive de deixar o meu na garagem, de manhã estava com 23ºC de média (tinha chegado ao fim do dia com 25ºC.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 11 jul 2014, 12:39
por mrr
RJSC Escreveu:A ventoinha estava na janela, do lado de fora, a sugar ar pelo tubo.
Que tipo de ventoinha tinhas? eu tive que trocar a minha por duas razões:
1º porque não tinha caudal suficiente para se notar o arrefecimento
2º Porque a bobine que a fazia rodar aquecia, fazendo com que o ar também aquece-se mais um pouco.

Tenta colocar a ventoinha a empurrar ar através do acesso ao corte do Pack, certifica-te que não se perder ar por nenhum lugar, deve entrar o máximo de ar pelo buraco. Deves conseguir sentir o ar a sair por uns pequenos orifícios na lateral do carro. Não tenho fotos, mas posso tirar para te mostrar.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 11 jul 2014, 14:15
por RJSC
É uma ventoinha de 12V 8cm das fontes de alimentação de computador... foi só para ser melhor que deixar o vidro aberto e esperar pela convecção.
No meu caso a ventoinha não estava a empurrar ar para cima da bateria, estava sim a ajudar a convecção natural (a extrair ar da abertura do topo)
Não é coisa que vá fazer muitas vezes porque depois tenho que me levantar de madrugada para fechar o vidro e a tampa: parar a ventoinha com um temporizador não resolve porque depois começa a circular ar mais quente durante a manhã por convecção.

http://www.wunderground.com/cgi-bin/fin ... ery=aveiro

Aproveitando o site do link do mjr vi que ontem à noite aqui na zona às 4 da manhã começou a soprar vento morno que levou logo a temperatura para 21ºC, quando à meia noite estavam 15º C. Ainda fui desligar tudo uma hora tarde de mais...
O clima é um sistema bastante complexo...

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 11 jul 2014, 15:36
por mjr
É... o vento Leste e o efeito Foehn fazem coisas estranhas...

É comum no Verão um dia começar com vento leste quente, ao início da tarde iniciar a nortada e a temperatura arrefecer muito no litoral, e a meio da noite o vento voltar a rodar para leste subindo muito a temperatura. Isto apesar de no interior a temperatura estar mais baixa que no litoral, mas a compressão do ar que vem de altitudes mais elevadas no interior provoca este efeito. A cidade do Porto costuma ser a mais quente do País quando o vento leste vem até ao mar (por vezes fica-se a alguns km da costa).

Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 14 jul 2014, 00:19
por RJSC
Imagem

A capacidade reportada continua a descer embora a um ritmo mais lento...
O Hx continua também a cair...
É sempre triste... :(

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 14 jul 2014, 12:55
por mrr
Também já estive na tua situação, quando comprei tinha 96% de capacidade reportada, passado dois meses já só tinha 93%, andava muito desanimado com o carro. Na altura o Mjr e o Malm disseram para eu não me preocupar, pois o que estava a acontecer é que a capacidade reportada devia estar muito acima da real, dito e feito, neste momento anda muito mais estável entre 91%.
Pelo que tenho lido um Leaf(Pack)novo perde muita mais capacidade no primeiro ano, +/- 10%, no meu caso bate certo, fez um ano dia 20-junho.

O que te posso dizer é o mesmo que me disseram, não te preocupes tanto e vive mais o carro :P .

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 14 jul 2014, 13:38
por Malm
Num i-MiEV é igual, por isso eu compreendo bem esse vosso sentimento. Quase sem andar, num país frio, reporta menos 16% de capacidade ao fim de um ano. Desses 16%, 6 ou 7% são degradação real, o restante encolhimento. Não se nota na autonomia porque o carro está feito para que assim seja. Depois, depois anos e anos de degradação de 1 ou 2%, desde que sejamos capazes de manter o pack sempre abaixo de 20 ºC. Isto num i-MiEV. Nestas condições o pack vai ter de ser substituido, não por causa da degradação, mas por causa da corrosão, isto num i-MiEV. Já alguém ouviu falar na maldição do lago salgado? Alguém lançou essa maldição nos i-MiEV, apenas nos i-MiEV. A maldição do lago salgado. Felizmente, eu vivo a 90 km de água salgada.

Como é meu apanágio, o primeiro a descrever os defeitos e virtudes do i-MiEV. O primeiro a falar de correções de 5%, o primeiro a falar do diferencial de temperaturas entre as células internas e externas, o primeiro a demonstrar a imprecisão que caracteriza o SoC reportado, o primeiro a indicar temperaturas de 20 ºC como quase inócuas para a bateria dos i-MiEV, o primeiro a ..., agora o primeiro a reconhecer a maldição do lago salgado.