
Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Não tenho que estar enganado, como referi, é-me completamente indiferente. Nem me interessa, nem tem relevância para o fórum.
O tempo útil é relativo. Se reparar o meu registo neste fórum é de 2012, no tempo em que praticamente não haviam PCR (quase como agora). Provavelmente deve ter lido outros DB. Há foristas que deram a volta ao país sem CR. Há foristas que fizeram a viagem que refere, e pasme-se, sobreviveram.
Se aquele comentário não foi achincalhar o veículo Nissan Leaf, no fórum Nissan Leaf, devo estar com problemas cognitivos e peço desculpa.
O Ampera tem um motor de combustão interna, é um híbrido, ponto final. Foi o que referi, e vejo com agrado que concorda comigo e com as finanças.
A postura improdutiva teve-a quem "apedrejou" um proprietário de VE por reclamar, e bem, de haverem híbridos a a ocupar PCR.
Já vi que a discussão, mais uma vez, não vai a lado nenhum. O melhor será a moderação ter a mesma atitude que já teve e bloquear o tópico. Também penso que seria interessante a moderação se pronunciar.
O tempo útil é relativo. Se reparar o meu registo neste fórum é de 2012, no tempo em que praticamente não haviam PCR (quase como agora). Provavelmente deve ter lido outros DB. Há foristas que deram a volta ao país sem CR. Há foristas que fizeram a viagem que refere, e pasme-se, sobreviveram.
Se aquele comentário não foi achincalhar o veículo Nissan Leaf, no fórum Nissan Leaf, devo estar com problemas cognitivos e peço desculpa.
O Ampera tem um motor de combustão interna, é um híbrido, ponto final. Foi o que referi, e vejo com agrado que concorda comigo e com as finanças.
A postura improdutiva teve-a quem "apedrejou" um proprietário de VE por reclamar, e bem, de haverem híbridos a a ocupar PCR.
Já vi que a discussão, mais uma vez, não vai a lado nenhum. O melhor será a moderação ter a mesma atitude que já teve e bloquear o tópico. Também penso que seria interessante a moderação se pronunciar.
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Desculpas aceites.lmlr Escreveu:Se aquele comentário não foi achincalhar o veículo Nissan Leaf, no fórum Nissan Leaf, devo estar com problemas cognitivos e peço desculpa.
Ponto 1 do Artigo 3º - DL 90/2014:lmlr Escreveu:O Ampera tem um motor de combustão interna, é um híbrido, ponto final. Foi o que referi, e vejo com agrado que concorda comigo e com as finanças.
Consideram-se «veículos elétricos» o automóvel, o motociclo, o ciclomotor, o triciclo ou o quadriciclo, dotados de um ou mais motores principais de propulsão elétrica que transmitam energia de tração ao veículo, incluindo os veículos híbridos elétricos, cuja bateria seja carregada mediante ligação à rede de mobilidade elétrica ou a uma fonte de eletricidade externa, e que se destinem, pela sua função, a transitar na via pública, sem sujeição a carris.
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Até pode citar a Bíblia, para mim e para a maioria das pessoas, tem um motor de combustão interna, é um híbrido. Tanto que fiscalmente (e bem), penso ser tratado como tal.
O que interessa é que esteja feliz com o que tem, se o estiver, óptimo.
Pela minha parte, encerro a discussão. Não há nenhum facto que me faça mudar de ideias.
O que interessa é que esteja feliz com o que tem, se o estiver, óptimo.
Pela minha parte, encerro a discussão. Não há nenhum facto que me faça mudar de ideias.
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Muito satisfeito, obrigado.lmlr Escreveu:Até pode citar a Bíblia, para mim e para a maioria das pessoas, tem um motor de combustão interna, é um híbrido. Tanto que fiscalmente (e bem), penso ser tratado como tal. O que interessa é que esteja feliz com o que tem, se o estiver, óptimo.
Também não faço questão de fazer como Santo António e pregar aos peixes.lmlr Escreveu:Pela minha parte, encerro a discussão.
É pena. É para isso que servem as conversas. Pessoalmente adoro quando me demonstram, com factos, que estou errado. Vejo-o como uma oportunidade de enriquecimento enquanto pessoa.lmlr Escreveu:Não há nenhum facto que me faça mudar de ideias.
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Mas os factos o meu amigo já os tem. Não é evidente o IUC que paga? O ISV? As revisões? Etc., estes factos não o levam a concluir que tem um híbrido?
Qualquer carro que tenha propulsão eléctrica a circular nas nossas estradas, é excelente, e quantos mais melhor, mas se tem MCI é híbrido.
É uma opção válida, cada um sabe da sua vida e toma as opções que acha serem as melhores, e ninguém tem nada que criticar, nem me passava isso pela cabeça. Fui inclusivamente, como à altura era cliente Opel, convidado para a apresentação do Ampera, e fiquei agradado, já não me recordo o ano mas deve ter sido por volta de 2012.
Qualquer carro que tenha propulsão eléctrica a circular nas nossas estradas, é excelente, e quantos mais melhor, mas se tem MCI é híbrido.
É uma opção válida, cada um sabe da sua vida e toma as opções que acha serem as melhores, e ninguém tem nada que criticar, nem me passava isso pela cabeça. Fui inclusivamente, como à altura era cliente Opel, convidado para a apresentação do Ampera, e fiquei agradado, já não me recordo o ano mas deve ter sido por volta de 2012.
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Está complicado.
Um híbrido plug-in é um VE. Um híbrido "convencional" não o é.
Não é evidente que tem dois motores eléctricos? Que a propulsão é eléctrica? Que a autonomia em modo eléctrico é de cerca de 80 km? Que carrega as baterias ligado à rede eléctrica? Que tem o selo VE do IMT no pára-brisas?
Estes factos não o levam a concluir que tenho um VE?

Um híbrido plug-in é um VE. Um híbrido "convencional" não o é.
Não é evidente que tem dois motores eléctricos? Que a propulsão é eléctrica? Que a autonomia em modo eléctrico é de cerca de 80 km? Que carrega as baterias ligado à rede eléctrica? Que tem o selo VE do IMT no pára-brisas?
Estes factos não o levam a concluir que tenho um VE?
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Não sei como esta discussão ainda se alonga...
É tão simples!
PCR - Ponto de Carga Rápida
Pelo que é para ser usado por carros com carga rápida. Não interessa se são elétricos ou híbridos... Interessa apenas que tenham carga rápida.
Por exemplo... O Mercedes B ED é 100% elétrico mas não tem carga rápida por isso não deve usar o PCR.
O Mitsubishi Outlander PHEV é um híbrido plug in e tem porta chademo permitindo carga rápida, por isso pode usar o PCR.
É isto!
É tão simples!
PCR - Ponto de Carga Rápida
Pelo que é para ser usado por carros com carga rápida. Não interessa se são elétricos ou híbridos... Interessa apenas que tenham carga rápida.
Por exemplo... O Mercedes B ED é 100% elétrico mas não tem carga rápida por isso não deve usar o PCR.
O Mitsubishi Outlander PHEV é um híbrido plug in e tem porta chademo permitindo carga rápida, por isso pode usar o PCR.
É isto!
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Efectivamente parece-me que não. E é disto que a ME não precisa! Em vez de "isolacionismo", a mentalidade deveria seguir a via da concentração de forças face a um objectivo comum.Apr Escreveu:Nao concordo com nada disso, somos tão poucos e não nos conseguimos entender??
Mas como disse antes e na minha opinião, este fórum radicalizou-se demasiado pois quando o comecei a seguir, à uns atrás, as coisas eram diferentes. Nomeadamente muitos dos habituais seguidores/comentadores, nunca mais os vi por cá...talvez isso queira dizer alguma coisa.
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Infelizmente a distinção é complicada. Apesar de o Outlander ter Chademo, em meia hora de carga carrega o mesmo que o Mercedes B ED. A distinção não pode ser por ter uma determinada interface de carga mas antes pela potência de carga instantânea em tempo real.
Vejo que este é um tema muito polémico, e peço que façam a discussão dentro dos limites da cordialidade.
Vejo que este é um tema muito polémico, e peço que façam a discussão dentro dos limites da cordialidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Penso ter sido claro, o facto de ter um motor de combustão interna, que em alguma parte intervém na locomoção do veículo, torna-o a meu ver num veículo híbrido. Só veículos que não utilizem motor de combustão interna, para mim, são VE. Mais claro que isto é impossível. Não percebo a ideia de não tendo um VE,sosimple Escreveu:Está complicado.![]()
Um híbrido plug-in é um VE. Um híbrido "convencional" não o é.
Não é evidente que tem dois motores eléctricos? Que a propulsão é eléctrica? Que a autonomia em modo eléctrico é de cerca de 80 km? Que carrega as baterias ligado à rede eléctrica? Que tem o selo VE do IMT no pára-brisas?
Estes factos não o levam a concluir que tenho um VE?
Relativamente aos PCR, já o referi anteriormente, o pagamento irá disciplinar alguma coisa, que venha rapidamente. Mas é urgente também o pagamento nos PCL, igualmente para disciplinar.
Para mim os PCR e o PCL devem ser priorizados para as grandes deslocações.