Página 15 de 28
Re: EVSE inteligente
Enviado: 03 nov 2018, 23:20
por Apr
migle Escreveu: 03 nov 2018, 20:00
Apr, dá-me a sensação de que quando o EVSE está desactivado, e se altera os amperes, que ele se activa. Assim uma pessoa tem medo de mexer.
Isso e o facto de ele estar activo quando o ligamos a uma tomada é que me levou a umas situações de carregar a 30A sem intenção no princípio.
Quando ligas o EVSE à tomada o OpenEVSE inicia sempre ligado e usa os amperes que tinha antes de ser desligado. Isso é uma coisa que não consigo alterar.
Se mudares os amperes a ação é sempre enviada para o OpenEVSE que passa a assumir aquele valor mas por si só não faz iniciar a carga se estiver em Disabled ( mais concretamente em "Sleeping"). É sempre preciso dar a ordem de arranque.
Podes confirmar isso facilmente se ligares o carro ao EVSE e explorares alguns comandos na pagina. Podes até executar o comando para reiniciar apenas o OpenEVSE diretamente do URL fazendo /rapi?$FR e confirmar que ele inicia a carga assim que reinicia.
eu tento dotar o EVSE das configurações necessárias para que nunca haja stress na escolha dos amperes. Mesmo que tenhas uma instalação dedicada de capacidade inferior à potencia contratada (que é o teu caso) podes sempre definir o valor máimo que o EVSE pode debitar configurando a variável "MaxAmps". Em casa é impossivel o EVSE arrancar com mais potencia do que a tua instalação permite.
Fora de casa não tens ajustes automaticos, tens simplesmente o controlo dos amperes na pagina principal que deve ser sempre verificado antes de ligar o carro.
Bate certo com o que observas?
Re: EVSE inteligente
Enviado: 04 nov 2018, 13:51
por migle
Apr Escreveu: 03 nov 2018, 23:20
Se mudares os amperes a ação é sempre enviada para o OpenEVSE que passa a assumir aquele valor mas por si só não faz iniciar a carga se estiver em Disabled ( mais concretamente em "Sleeping"). É sempre preciso dar a ordem de arranque.
Hum... Agora não sei, não faço ideia qual seria o estado, mas aconteceu uma situação em que não estava a carregar e começou.
Essa máquina de estados é no teu software ou é no OpenEVSE?
Re: EVSE inteligente
Enviado: 05 nov 2018, 21:53
por Apr
migle Escreveu: 04 nov 2018, 13:51
Apr Escreveu: 03 nov 2018, 23:20
Se mudares os amperes a ação é sempre enviada para o OpenEVSE que passa a assumir aquele valor mas por si só não faz iniciar a carga se estiver em Disabled ( mais concretamente em "Sleeping"). É sempre preciso dar a ordem de arranque.
Hum... Agora não sei, não faço ideia qual seria o estado, mas aconteceu uma situação em que não estava a carregar e começou.
Essa máquina de estados é no teu software ou é no OpenEVSE?
O OpenEVSE é que comanda a carga do carro. A minha componente tenta ser o mais transparente possivel. Há muito para melhorar no OpenEVSE e eu tinha uma implementação muito mais interessante no EVSE colaborativo que criei de raiz, mas para poder entregar alguns EVSE's não dá para ir a todas. Pior é que qualquer coisa que fosse desenvolvida para melhorar o OpenEVSE seria uma dor de cabeça para divulgar as atualizações de firmware.
Entretanto o EVSE type2 já foi, ainda tenho o type1 disponivel:

Re: EVSE inteligente
Enviado: 05 nov 2018, 22:55
por migle
Ok, mas se está no OpenEVSE a documentação estará algures,
tipo aqui?.
Perguntei para tentar conhecer como utilizador o nome dos estados que aparecem no interface e ter menos surpresas. (há uns diagramas no final daquele texto, não vi sleeping).
Acho óptima ideia usar o OpenEVSE. Prefiro não ter todas as features e estar integrado. E é boa ideia que as modificações sejam aceites por uma comunidade.
Depois, tu podes um dia desinteressar-te deste projecto... Ou os outros... E depois não se deposita a confiança numa pessoa mas numa comunidade que fez peer review e onde há pessoas com opiniões diferentes.
Dá a sensação de que o controlador OpenEVSE dá para tudo. Qualquer coisa que me venha à cabeça tem mais a ver com o ESP8266.
Re: EVSE inteligente
Enviado: 05 nov 2018, 23:03
por Apr
Sim esses slides são muito bons para explicar o principio de funcionamento que são iguais para todos os EVSE.
Re: EVSE inteligente
Enviado: 06 nov 2018, 12:13
por Nonnus
Apr,
hoje deparei-me com um problema. Como sabes o meu carro carrega todos os dias em bi-horario, ponho o temporizador do EVSE a começar a 1H e deixo carregar até aos 100% coisa que normalmente acontece por volta das 6H a carregar a 6.6kW. Como o carro dorme na rua a minha mulher pós esta noite o temporizador do aquecimento programado no carro para as 7H30 só que o carro em vez de ir buscar a alimentação do aquecimento ao EVSE foi buscar a bateria gastando cerca de 1% da mesma.
Como é que eu posso resolver isto?
Re: EVSE inteligente
Enviado: 06 nov 2018, 12:22
por BrunoAlves
Arriscava a dizer que não podes. O timer do EVSE muda o estado para “disabled”, só por isso é que o carro deixa de puxar energia.
Não creio que não haja forma de fazer num EVSE o que o timer do carro faz.
A única hipótese que vejo seria deixar o EVSE livre, sem temporizadores, e usar o temporizador do carro
Re: EVSE inteligente
Enviado: 06 nov 2018, 12:28
por Nonnus
Exacto.
Eu só defino a hora de arranque do carregamento (1H) ele atinge os 100% e passa a disable, não deixando depois o carro puxar a corrente necessária para o aquecimento. A alternativa seria criar um modo de carregamento em que o EVSE não passe a disable.

Re: EVSE inteligente
Enviado: 06 nov 2018, 12:44
por Apr
Nonnus Escreveu: 06 nov 2018, 12:28
Eu só defino a hora de arranque do carregamento (1H) ele atinge os 100% e passa a disable
Algo não está correto com esta afirmação. Quando fizeres novamente põe um screenshot da pagina principal aqui.
Eu não consigo replicar essa situação porque já não tenho essa versão nos meus como podes ver aqui:
em (1) selecionas a hora de inicio
em (2) é programado um delay de inicio
nesta situação o EVSE nunca passa a disabled apos iniciar a carga, teria que haver uma configuração de uma determinada duração ou % de carga para haver condições de definir um desligar do EVSE.
Temos mesmo que fazer update OTA ao teu EVSE.
Re: EVSE inteligente
Enviado: 06 nov 2018, 12:49
por Nonnus
Então qual é a tua explicação para ele não ter ido buscar a corrente ao EVSE?