Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 01 dez 2024, 07:40
Claro que não é linear, mas a diferença existe. Sim, o facto de em Portugal termos menos SUCs e MUITOS mais carros por área ou per capita, faz baixar a estrutura de custos operacional, especialmente ao nível da potência. Mas eu continuo a achar a diferença demasiado elevada, acho que não explica tudo...
Sobre o CEME Iberdrola é fácil, basta usar outro CEME. Como temos liberdade de usar a eletricidade que quisermos em todos os postos, independentemente de serem do operador A ou B, torna a questão do preço CEME pouco relevante pois podemos usar sempre o mais barato. E de notar que o CEME mais barato no posto A também o será no posto B ou C, não é preciso andar a fazer contas (não conto com CEMEs que cobram por tempo, obviamente), exceto em condições muito específicas relacionadas com a maneira como tratam a tarifa EGME em carregamentos de pouca energia.
E é por isso que defendo o modelo híbrido, onde poderá haver a tarifa local do posto, preço único pago por cartão bancário ou cartão do OPC/CEME, mas com roaming obrigatório através da tarifa CEME. Dá mais liberdade ao utilizador. No entanto, como acho que já disse muito atrás neste tópico, já ficava satisfeito com a existência (apenas) de pagamento por cartão bancário no posto, embora ache que o modelo híbrido seja mais vantajoso para o utilizador e para a aumentar a concorrência.
Sobre o CEME Iberdrola é fácil, basta usar outro CEME. Como temos liberdade de usar a eletricidade que quisermos em todos os postos, independentemente de serem do operador A ou B, torna a questão do preço CEME pouco relevante pois podemos usar sempre o mais barato. E de notar que o CEME mais barato no posto A também o será no posto B ou C, não é preciso andar a fazer contas (não conto com CEMEs que cobram por tempo, obviamente), exceto em condições muito específicas relacionadas com a maneira como tratam a tarifa EGME em carregamentos de pouca energia.
E é por isso que defendo o modelo híbrido, onde poderá haver a tarifa local do posto, preço único pago por cartão bancário ou cartão do OPC/CEME, mas com roaming obrigatório através da tarifa CEME. Dá mais liberdade ao utilizador. No entanto, como acho que já disse muito atrás neste tópico, já ficava satisfeito com a existência (apenas) de pagamento por cartão bancário no posto, embora ache que o modelo híbrido seja mais vantajoso para o utilizador e para a aumentar a concorrência.