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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 07 fev 2025, 18:17
por BrunoAlves
De certeza que encontras com relativa
facilidade
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 07 fev 2025, 18:36
por Nonnus
Esse link não funciona.
Mas penso que seja este:
Como escrevi anteriormente. A imaginação é o limite. Deixamos de ter o cartão único para passar a ter 4 sistemas todos diferentes onde dois dos quais fazem exactamente o mesmo.
Alguém que me explique a necessidade da rede publica quando existe a rede OPC, os postos da rede publica pertencem a quem?
Ficava mal ter dado o nome
rede CEME à rede publica porque a diferença é essa, ter lá um CEME metido.
Deixem de tornar as coisas complexas porque estas ideias não ajudam o UVE, deixem de ser teimosos, olhem para o que os outros fazem lá fora e que funciona. Neste momento o que estão a fazer é pôr mais areia na engrenagem. Eu tinha vergonha de apresentar isto como solução. Mas que buraco tão grande que estão a cavar.
Edit: como também não era visível tomei a liberdade de postar como anexo
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 09 fev 2025, 11:50
por Nonnus
Lembrei-me de brincar um bocadinho com o photoshop (sei lá tenho muito tempo livre) e fiz isto:
Comparando as duas imagens qual é que vós parece mais simples?
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 09 fev 2025, 19:19
por cfvp
O plug&charge é o que está a azul também. Para mim é mais ou menos isso. Pode-se continuar com a rede como está hoje, mas dar liberdade aos OPCs de operarem fora da rede pública, como estão a funcionar agora a Tesla e o Continente.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 10 fev 2025, 08:51
por civic
Onde colocas a Eletroverse, por exemplo, será parecido com cartão bancário, não?
Não tens confusões, sabes que carreegas o que carregares sabes o custo antes, não precisas de esperar o fim do mês para saber o que gastaste, acho que estas simplicidades vão mmostrar a melhor forma de fazer as coisas.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 10 fev 2025, 08:56
por frankesousa
Este modo de funcionamento mais simples, penso que esbarra na legislação Portuguesa que "não permite" nenhuma entidade vender energia para além das já conhecidas (CEME para o caso da mobilidade elétrica) e estas alterações a ser feitas no modelo da ME não vão (nem podem certamente) alterar esta lei.
Assim, seja em adhoc seja num modelo em que o "OPC" faz tudo, esse OPC vai ter de ser CEME ou ter um CEME para vender a energia.
Daí percebo que sem alterar essa lei da energia a Tesla e o Continente vão permanecer "fora da lei" para sempre.
Estarei a ver bem as coisas?
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 10 fev 2025, 08:59
por frankesousa
civic Escreveu: 10 fev 2025, 08:51
Onde colocas a Eletroverse, por exemplo, será parecido com cartão bancário, não?
Não tens confusões, sabes que carreegas o que carregares sabes o custo antes, não precisas de esperar o fim do mês para saber o que gastaste, acho que estas simplicidades vão mmostrar a melhor forma de fazer as coisas.
Esses são um "simples" eMSP, que parece estar a utilizar a técnica da promoção de entrada em mercado.
Pelo que consigo entender do nosso modelo atual, eles pagam a um CEME, a um OPC, e ainda a taxa de ativação à MobiE.
No meu caso, todas as sessões que usei com eles, sem excepção, eles tiverem claramente prejuízo (não pagou nem o OPC o valor total que me cobraram)
Portanto quando acabar a "promoção" e cobrarem o preço "real" nunca mais ninguém vai usar aquilo. É assim que vejo isto, sem alteração ao modelo claro.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 10 fev 2025, 09:07
por civic
É assim se carregares muito lentamente, diria que a maioria fica um pouco mais caro que o equivalente mais barato para esse posto, por isso não sei o tempo que vai durar, mas que simplifica muito as coisa é um facto.
A ideia de simplificar isto não passa por criar um CAE para o OPC poder vender energia diretamente, não é isso que está em cima da mesa?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 10 fev 2025, 09:27
por BrunoAlves
frankesousa Escreveu: 10 fev 2025, 08:56(...)na legislação Portuguesa que "não permite" nenhuma entidade vender energia para além das já conhecidas (CEME para o caso da mobilidade elétrica) e estas alterações a ser feitas no modelo da ME não vão (nem podem certamente) alterar esta lei.
Atualmente isso já não é um problema. O novo DL do setor energético, 15/2022, de 14 de janeiro, diz claramente no artigo 2.º n.º 2 alínea c - que não se aplica “à organização, acesso e exercício das atividades relativas à mobilidade elétrica, regulados pelo Decreto -Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, na sua redação atual”.
Ou seja não há qualquer impedimento a que se legisle no sentido de transformar isto num fornecimento de um serviço de carregamento (como defende a CE) em vez de um fornecimento de eletricidade.
frankesousa Escreveu: 10 fev 2025, 08:59Pelo que consigo entender do nosso modelo atual, eles pagam a um CEME, a um OPC, e ainda a taxa de ativação à MobiE.
Trabalham com um CEME parceiro (têm de o fazer) que depois trata das contas com os OPC, EGME, etc. Esta revenda do carregamento aos eMSP não existe no RJME em parte nenhuma, mas mais uma vez a lei é muito elástica desde que seja para protelar o modelo
frankesousa Escreveu: 10 fev 2025, 08:59Portanto quando acabar a "promoção" e cobrarem o preço "real" nunca mais ninguém vai usar aquilo. É assim que vejo isto, sem alteração ao modelo claro.
Como devia ser óbvio para toda a gente. Electroverse e Wenea ainda só mantêm os preços por uma estratégia de promoção (ou então não sabem fazer contas, os "cartões mágicos" da BMW também duraram anos)
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 26 fev 2025, 21:29
por BrunoAlves