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Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 23 jun 2014, 13:18
por victormcpinto
Malm Escreveu:?..E eu já nem escrevo as coisas mais interessantes, porque por um lado não tenho nada a ganhar (pelo contrário), e por outro simplesmente não vão acreditar (para ser gozado, então que fiquem na ignorância). Nem mesmo aqui. Um dia todos saberão o que eu já sei, mas vai demorar anos.
Lamento ter de discordar com esta parte. Considero que as intervenções neste fórum, quer se tratem das certas, das menos certas, das jocosas, das mais ou menos objectivas, das factuais e até das erradas, são de utilidade indiscutível e sempre apreciadas ou contestadas de forma irrepreensivelmente civilizada.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 23 jun 2014, 14:13
por Malm
Sim, é verdade, de forma civilizada. Uma das maiores qualidades deste fórum. Mas eu precisava de alguém que conseguisse discutir, taco a taco, as minhas ideias. E não tenho. Daí que ou seguem dogmaticamente o que eu digo ou questionam o que para mim é inquestionável, e isso para mim é aborrecido. Vitormcpinto, neste momento não há nada como estar presencialmente com vocês e explicar-vos junto ao meu i-MiEV tudo o que sei, tudo o que faço, a forma como consigo os resultados que vou revelando. Porque torna-se tudo muito mais real e mais convincente. Penso que tu já sabes bem disso. Se tivesse um Leaf, seria mais fácil, falaríamos uma linguagem mais próxima e entenderiam-me bem melhor.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 23 jun 2014, 15:18
por Orlando
O conflito de gerações resulta da falha no vocabulário de ambas as partes.
Portanto, compra lá um leaf e depois falamos a sério...ou então compro eu um ion e já hablamos!

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 23 jun 2014, 16:42
por Malm
Compra um i-MiEV. Se depois o venderes por 11.000 € até eu to posso comprar. Mostre ele que está como novo (eu não me admiraria nada), e chego-me logo à frente. Eu ensino-te tudo o que sei, faço todos os testes ao carro que mais ninguém sabe fazer, nem mesmo a Mitsubishi Portugal, e o carro para nós não vai ter segredos.

Eu Leaf, extremamente improvável.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 23 jun 2014, 17:09
por galt
Malm Escreveu:Eu Leaf, extremamente improvável.
Registado. :lol:

PS: Esta frase pode ainda dar que falar num futuro próximo. Este fórum guarda as frases do passado pouco distante e prova as mudanças de vida de cada um de nós. Falo tb por mim claro! :lol:

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 23 jun 2014, 17:11
por galt
Orlando Escreveu:O conflito de gerações resulta da falha no vocabulário de ambas as partes.
Portanto, compra lá um leaf e depois falamos a sério...ou então compro eu um ion e já hablamos!
Eu quero ter um desses encontros em breve. ;)
Pode ser em Tábua desde que as eólicas nas Serras funcionem e a tomada esteja disponível. :lol:

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 23 jun 2014, 17:17
por Malm
A tomada estará sempre disponível, haja ou não haja vento. Já não é a primeira vez que escrevo isso, de o Leaf ser uma cena que não me assiste. E agora com a criação do planeta Malm, a opção original saiu muito reforçada.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 23 jun 2014, 22:15
por Orlando
rdias Escreveu:O Malm .... Sempre imiev.... Sempre....
E só podia ser assim!
Ele persistente e nós insistentes.
O mundo é belo, porque é feito de opções.
Adoro viver....no mundo dos elétricos! :mrgreen:

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 30 jun 2014, 23:43
por Malm
Imagem

Já há uns tempos que não trazia um novo exercício. A avaliar pela quantidade de participações nos últimos, sou capaz de ter uma, quem sabe duas respostas.

Qual o SoC a que se encontrava o carro na imagem apresentada?

A solução à pergunta será dada amanhã ao meio-dia.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 01 jul 2014, 07:58
por Malm
Carreguei-o agora de noite dos 0 aos 100: gastou 13,45 kWh.

Se me perguntassem antes o que ia carregar eu iria dizer 13,45 kWh. Iria acertar em cheio. Porquê? Porque esse valor, 13,45 kWh, é 72,8% de 18,5 kWh (o máximo que um i-MiEV novo pode carregar). Ora é esse o valor que o meu i-MiEV considera para a sua capacidade desde março (36,4 Ah/50 Ah = 72,8%). Por isso, tudo ocorreu segundo o que eu esperava.

Mas não há dúvidas que ele estava longe dos 0,0% reais. Talvez ainda houvesse lá mais 10%. Sendo assim, o que ele gastará realmente para estar a 100% é 13,45 + 18,5 *10% = 15,25 kWh. Este é um valor que eu na atualidade obtenho com mais regularidade num carregamento dos 0 aos 100 (sem que haja reajuste de SoC pelo meio). Nesse caso, teria uma capacidade de 82,8%.

Mas a realidade é que eu provocando um segundo carregamento, eu consigo muitas vezes acrescentar mais 0,5 kWh no final desses 15,25 kWh, passam a 15,75 kWh e então 15,75/18,5 = 85% da capacidade inicial.

Isso quer dizer que eu e o meu i-MiEV não estamos de acordo relativamente a capacidade que ele tem. Ele acha que é de 11,6 kWh, eu acho que ele é de 13,6 kWh, mas um dia já foi de 16 kWh.

O que eu tenho visto é que um i-MiEV perde, com muita facilidade, nos primeiros tempos de utilização, um valor próximo dos 8% da sua capacidade. Depois a taxa de degradação mantêm-se baixa (a não ser que andemos com as células em torno dos 40 ºC). Assim, acredito que as minhas baterias estão apenas a 7% do que seria de esperar para um qualquer i-MiEV com um ano. Existem dois culpados para esses 7%, o dono que não soube manter as baterias frias, e o verão português que ajudou à festa. Isso acabou.