Página 16 de 87

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 25 out 2014, 13:27
por Apr
Evse de 10Amp são os melhores para desenrascar numa casa de um amigo, restaurante, hotel ou outro ponto ocasional de carga sem ter que stressar muito.

Um de 16A já está no limite da ficha ou mesmo da potencia contratada de muita gente, por isso não é tão universal.

Claro que nos postos publicos, quando a mennekes está avariada, que é o caso da maioria dos postos mobie em Coimbra, dava jeito um evse de 16A para usar no posto com tomada CEE normal, mas qualquer dia a mala é curta para tanto cabo.

A Nissan fez bem em entregar um EVSE compativel com tomadas caseiras, e outro cabo para usar nos postos públicos, o menos bom é que infelizmente já há relatos de quem não foi presenteado com este último.

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 25 out 2014, 13:42
por jasmim
O ideal, era a Nissan ter fornecido um EVSE que ajustasse a amperagem (manual ou auto). Quanto ao cabo suplementar, efetivamente tive que comprar um para ligar na tomada mennekes dos mobi.e (J1727 - Mennekes)

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 25 out 2014, 18:28
por Apr
Eu entendo a falta de ajuste nos evse's portateis como uma medida de segurança. A alteraçao de corrente para ser feita com segurança deveria ser num evse fixo com instalação que permita sempre a corrente maior que o proprio evse consegue debitar. Neste cenário só tem interesse mudar a corrente se por exemplo estiver integrado com o consumo instantaneo da casa para que, por exemplo se ligar um eletrodomestico o evse ajuste na hora a corrente de carregamento para o quadro nao ir abaixo.

Nos EVSEs portateis a conversa é outra, um variavel de 32A - 6A pode ser potencialmente perigoso. A potencia de carregamento fica dependente de o dono se lembrar de mudar a corrente para um valor ajustado à tomada. Para alem do mais se for usado pelo outro elemento do casal que não se interessa tanto pelo tema é mais uma variável complexa. Do lado das instalacoes também há muito por onde ter receio, por isso um evse mal programado pode desvendar algumas instalações menos capazes e fica a responabilidade do lado do dono do VE.

Não é à toa que evse's de 10A podem ter ficha schuko, mas os de 16 tem cee. Os de 32 nunca vi mas a ficha certamente torna a mudar para uma CEE bem grande.

O ideal para um EVSE portatil variável seria detetar a potencia de carregamento quando se colocasse o adaptador certo. Um de 32A vinha com uma cee de 32A e assim que se colocasse um adaptador para os postos mobie, por exemplo, ao colocar o adaptador o evse mudava a corrente automaticamente para 16A. E para uma ficha schuko a mesma coisa.

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 26 out 2014, 01:08
por RJSC
Os iMiev vieram com EVSE de 16A e ficha Shucko...

É mais dificultar a vida para ganhar dinheiro a vender equipamentos que por segurança!
Qualquer instalação elétrica dentro da legalidade tem que ter as tomadas protegidas contra sobrecarga com um disjuntor de 16A.
O problema é que muitas são "remendos de pixeleiro" feitas por quem não entende realmente o que tem nas mãos.

O que é que impede alguém de ligar o carro e um aquecedor com uma ficha tripla? Para quem não tem noções de eletricidade também pode acontecer.
A instalação elétrica é que tem que estar "fool proof", senão tinham que proibir a venda de fichas triplas para ninguém ligar por exemplo um aquecedor e uma máquina de secar roupa na mesma tomada, ou dois VE na mesma tomada.

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 26 out 2014, 06:09
por cromero
Apr Escreveu:A Nissan fez bem em entregar um EVSE compativel com tomadas caseiras, e outro cabo para usar nos postos públicos, o menos bom é que infelizmente já há relatos de quem não foi presenteado com este último.
Foi o meu caso. Ainda hoje espero pelo cabo mennekes que me prometeram. Uma vergonha. Para que conste, a trampolinice foi feita pela Rotor do campo alegre (porto)

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 26 out 2014, 13:23
por Apr
Pois a Tesla não falha...

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 26 out 2014, 21:53
por Apr
Bem, um UMC de 22kW tambem não serviria de muito, se o objetivo é ser portatil e carregar em viagem não me parece que haja muitos pontos particulares onde se possa carregar a essa potencia. Só por curiosidade, sabes quanto fica para um partucular o termo fixo mensal de uma instalação trifasica com 30A?

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 26 out 2014, 22:02
por Fil
Fica a 28€ por mês, iva incluído.

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 27 out 2014, 21:34
por Apr
fil, obrigado, é bastante dispendioso.

Estive a ver a ficha do adaptador do umc da tesla e tem dois pinos a mais com uma resistencia que é diferente em cada adaptador para indicar ao evse que adaptador está colocado. É uma solução simples e elegante, de facto a tesla supreende até nos pormenores.

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Enviado: 28 out 2014, 03:00
por Fil
De nada Apr ;)

A Tesla está muito à frente, e ouve os clientes, essa, além da qualidade geral da equipa, é uma das grandes vantagens da marca.