De acordo. O condutor normal não anda a brincar aos recordes e muito menos a velocidades malmonásticas...rdias Escreveu:Os valores europeus deviam ser mais realistas para o utilizador comum e sem velocidades baixas porque na realidade ninguém anda assim... por isso o EPA é mais realista e mais correcto...
A minha ainda breve experiência de condução de um eléctrico diz-me que numa condução despreocupada, num LEAF novo, a autonomia é de 120/130 kms, desde que o percurso não tenha subidas muito acentuadas.
Acho também que o modo como se conduz um eléctrico deve ser diferente do modo convencional de conduzir um CI, isto se não queremos ter surpresas desagradáveis: pé leve no acelerador, evolução suave de velocidade, antecipação e aproveitamento das condições do trânsito, atenção à capacidade regenerativa das travagens e das desacelerações, etc. Estou a falar de LEAFs, i3, imiev's, VW e-up, ions e semelhantes, e não de bombas como o Tesla. É claro que há muita gente que não está disposta a mudar hábitos de condução e que acha ridículo conduzir em "modo eléctrico". Os CI têm ainda uma longa vida pela frente...