Página 160 de 335
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 30 out 2015, 23:28
por lmlr
Se bem me lembro, para aos 80% (mais ou menos).
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 30 out 2015, 23:54
por Fil
Depende muito da voltagem que o posto tiver em Alcobaça, mas deve entrar pelo menos 3,5 kWh para a bateria.
Quanto aos pcr's não posso ajudar, nunca fiz uma carga rápida, nem vi nenhuma ao vivo

Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 out 2015, 07:54
por mjr
Nós que conheço, se começar com um nível de carga elevado (50%?) a carga rápida vai até aos 100%.
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 out 2015, 11:38
por jpgoncalves2
LFN Escreveu:Nunca fiz um carregamento em PCR. O carregamento para automaticamente aos 80% ou prossegue até valores mais altos se o ponto de partida for na casa dos 60%?
Complementando o que o mjr já referiu, com a minha própria experiência ...
Nos PCR da AS Pombal, tendo sempre começado com menos de 50%, o carregamento parou sempre nos 80%, dando contudo a opção de, no imediato ( e isto obriga a estar atento ao écran, prosseguir para 100%, carregando no botão superior direito ( o mesmo de inicio de carga, Chademo). Se deixar "fugir" esse écran, julgo que só voltando a fazer nova carga, mas aqui não tenho a certeza, nunca tentei esta opção.
No PCR da Auto Júlio de Leiria, não carece de cartão MOBI.E, e não tem a possibilidade de, no imediato, como os da AS Pombal, seguir com a carga para cima dos 80%. Julgo contudo que aceitará começar uma carga de uma bateria que previamente carregou a 80%, levando-a agora aos 100%... mas também nisto não tenho a certeza.
Boa viagem!;-)
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 out 2015, 12:14
por LFN
Reportagem em direto do PCR de Pombal.
Na chegada um primeiro momento de satisfação por ver o posto desimpedido, e com o ecran ativo.
Saio do carro e dirijo-me ao posto e pimba, tudo escuro, sem corrente. Já estava a ver a vida a andar para tras, quando o posto inicia um reboot com linhas de comando...em Linux.
Apos uns minutos de espera lá iniciou apesar de algumas mensagens de erro. Ativação facilima (sem codigo).
Cheguei com um pouco mais de 70 por cento de SOC e não parou nos 80. Estou a acompanhar no Leaf Spy está a andar bem e a potência de carregamento tem sempre vindo a aumentar. Já falta pouco para chegar ao máximo (18,5 kWh úteis de acordo com o Leaf Spy)
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 out 2015, 12:24
por VETL
LFN Escreveu:...Cheguei com um pouco mais de 70 por cento de SOC e não parou nos 80. Estou a acompanhar no Leaf Spy está a andar bem e a potência de carregamento tem sempre vindo a aumentar...
Ah???
O quê??
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 out 2015, 15:58
por rnlcarlov
Temos de dar um workshop sobre conceitos básicos de eletricidade, para o pessoal aprender a distinguir potência de capacidade e de corrente, em especial explicar a muita gente que A e Ah correspondem a coisas bem diferente
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 out 2015, 19:52
por LFN
Escrever a correr e num tablet às vezes não dá clareza de expressão. Naturalmente o que quis dizer é que a carga das baterias estava a aumentar a bom ritmo.
Parou de carregar aos 91% de SOC com 17,9 kWh disponíveis de acordo com o Leaf Spy. No posto indicava 98% de carga. Tentei por de novo a carregar e voltou a dar indicação de carga completa quase de imediato. Pus-me de seguida a caminho e cheguei a Alcobaça após 74 km ainda com 8,6 kWh disponíveis. Ainda bem que tinha uma boa reserva porque o ponto de carregamento de Alcobaça afinal apenas debita 10A...ganhou apenas 6 kWh em 3 horas. Aquilo é para carregar um Twizzy não precisa de se esforçar muito...
O regresso até Pombal foi feito com maior conforto pelo conhecimento adquirido e a um ritmo superior, pelo que gastei 10 kWh para os mesmos 74 km em vez dos 9,3 kWh anteriores. Estava com carga restante no limite para chegar a Coimbra pelo que resolvi parar no PCR e dar um "cheirinho". Quando chego estava um Zoe a carregar (na verdade já a 100% e com indicação de estar ligado há 1 hora). Tive sorte que 5 minutos depois chegou o dono e libertou o posto, pelo que pude ligar de seguida. Nem 10 minutos demorei a ir comprar o jornal e já tinha "bebido" 6 kWh...de facto muito mais rápido quando se parte de um nível de carga baixo do que quando é mais alto.
Com tanto conforto na bateria resolvo fazer o resto da AE até à saída de Condeixa a um ritmo "normal", na casa dos 120 km/h, para ver a diferença. Em 15 km fez média de 0,22 kWh por km, face aos 0,13/0,14 gastos nos percursos anteriores, feitos na casa dos 80/90 com reduções a 65/70 nas subidas. Nada mau...
E pronto, fez-me melhor do que pensava.
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 out 2015, 20:01
por VETL
LFN Escreveu:... Ainda bem que tinha uma boa reserva porque o ponto de carregamento de Alcobaça afinal apenas debita 10A..
A potência disponibilizada pelo posto, é uma coisa.
A potência de carregamento é outra.
Se utilizar um EVSE de 10A num posto de 32A ou mais, o carro só vai carregar a 10A.
Qual foi o EVSE que utilizou?
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 out 2015, 20:26
por LFN
Boa questão, usei o do Leaf que vem de origem. Estava a assumir que era de 16A e nem me lembrei que pode ser de 10A...deve ser isso. Teria de comprar um de 16A para tirar partido do posto (e de outros pontos de carga que suportem os 16A).
Alguém devia normalizar estas coisas, um cidadão quando dá por ela já comprou uma data de cabos e de adaptadores!