Malm Escreveu:Acho que entendi. Então um carro parado com as células a 3,9 V vai degradar muito menos num dia do que um carro que vai fazer uma viagem de 700 km nesse mesmo dia..
Depende!
Malm Escreveu:Por várias razões, uma é que nunca esteve nesse dia com as células a 4,1 V, o que provavelmente não terá acontecido com um carro que teve de fazer carregamentos para andar...
Será verdade se, e só se, o carro que foi fazer a viagem alguma vez carregou ou estacionou acima de 80% e esteve com as baterias a uma temperatura média mais elevada que o que ficou estacionado. Mas atenção que as faixas de temperatura para as quais há evidência comprovada de degradação crescente é acima de "room temperature" , abaixo dos 30C, portanto. Com cuidado, e em Portugal, dsede que não se recorra a CR, não representa problema, como nem sequer acabou por ser considerado "condições reais de utilização" na questão judicial contra a Nissan , em 2012...!
Malm Escreveu:Outra é que não aqueceu, nem nada que se pareça, como o que esteve todo o dia a andar....
De novo, depende!
Malm Escreveu: Ou seja, do ponto de vista da longevidade, e apenas da longevidade, um carro parado irá durar muito mais (desde que tenha sido deixado com 3,9V nas células). ....
Só e só se, o carro que foi andar tiver em algum momento estado a voltagens superiores e, em simultâneo, experimentado temperaturas superiores!
Malm Escreveu: Não compensa monetariamente, mas que vai durar muito mais tempo, lá isso vai. Outra coisa, as células poderiam carregar até 4,2 V, mas que eu saiba o carro não deixa fazê-lo. O máximo que consegui foi vê-las por muito pouco tempo com voltagens a rondar os 4,13 V, em condições muito específicas. Isso quer dizer que o próprio carro sabe proteger-se da degradação que acontece a voltagens altas, e se ele sabe proteger-se, eu não tenho de me preocupar.....
Temos que ter cuidado aqui... O carro não permite , normalmente chegar à tensão máxima, mas a faixa "perigosa" começa por volta dos 4.0V... E a 4.0v, qq carro com bateria baseada em iões de lítio , cujo valor nominal é 3.7v, vai permitir! Essa voltagem, costuma rondar , mais ou menos os 80-85% SOC, dependendo da precisão do LBC.
Malm Escreveu: Das temperaturas altas é que eu descobri que ele não se sabe proteger sozinho.....
É , neste campo, é que a experimentação forneceu conclusões que permitiram às marcas explorar os seus interesses comerciais, tendo mais lucros, enquanto garantindo os tempos de garantia e ciclos para os quais a experimentação lhes forneceu dados de eficiência colômbica que lhes permitiram antecipar tais períodos (anos) e /ou quilometragem ( traduzidos em nº ciclos carga/descarga), com risco controlado, e sem gastar dinheiro em sistemas de refrigeração de baterias. Ficamos nós os clientes a perder, mas sem hipótese de reclamação...

Assim que, se quisermos garantir que a vida útil da nossa bateria dura mais que a garantia, é benéfico ter o cuidado de mantê-la abaixo da dita "room temeprature". Mas vale o que eu vale, até aos 55 graus C, a degradação que se reconhece atribuível, com preponderância, para a temperatura, é negligenciável...
Malm Escreveu: No vídeo, acho que as cargas que fizeram foi mesmo até ao máximo da voltagem, nos nossos carros isso não acontece. Acho que isso faz muita diferença......
Sem dúvida! Mas a diferença começa a sentir-se, numa progressão não linear e exponencial, a partir dos 4.0v... O número de reações parasitas aumenta exponencialmente a partir dos 4.0v, não só pela proximidade física de um maior numero de iões de lítio junto do elétrodo negativo ( maior progressão aritmética do numero de reações parasitas) mas também pela elevação das condições de oxidação do cátodo e reforço, por essa via, da capacidade reativa dos iões de lítio com a grafite e demais componentes do ânodo (progressão não linear, geométrica, cumulativa dos efeitos da progressão aritmética do numero de reações parasitas já provocados pela proximidade física dos iões de lítio junto ao ânodo)
Malm Escreveu:Na verdade, eu tenho cuidado com as voltagens mas só quando ele fica parado vários dias seguidos.......
Todos os minutos contam...
Malm Escreveu: Nessas situações sim, procuro mantê-lo próximo dos 50%. Mas fica muitas vezes 12 horas seguidas com as células a 4,05V. Mas fresquinho.
Mas poderás fazer bastante melhor se, além de o manteres fresquinho, tiveres o cuidado de não o estacionar acima de 4.0v. E isso, quando não nos apetece voltar a andar com o carro, também se pode conseguir ligando o ar condicionado durante algum tempo, não..?!.......[/quote]
Obrigado Malm por, indiretamente, teres-me dado a indicação segura que a química da tua bateria é afinal bastante parecida com a do Leaf!

Pelo menos já está descartada a possibilidade mais "divergente", que é a LiFePO4 ! Mas se souberes, de fonte segura, qual é, gostava que me deixasses saber, pode ser?!
