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Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 08 out 2014, 22:45
por cromero
Carregar a 10 ou 16 amperes é mais ou menos a mesma coisa, ou estou enganado? Foi a essa conclusão que cheguei lendo este fórum, foi isso que me levou a comprar uma wallbox que carrega a 16...

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 08 out 2014, 22:51
por Orlando
cromero Escreveu:Carregar a 10 ou 16 amperes é mais ou menos a mesma coisa, ou estou enganado? Foi a essa conclusão que cheguei lendo este fórum, foi isso que me levou a comprar uma wallbox que carrega a 16...
Com as nossas temperaturas de inverno...é quase o mesmo....

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 08 out 2014, 22:58
por Fil
Carregar a 10a parece-me que faz menos aquecimento do que a 16a, muito ligeiramente, mas faz.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 out 2014, 00:37
por mjr
Carregar a 10A,16A, 32A, para a bateria são sempre cócegas. A 16A dos 230V entram na bateria cerca de 9A, que para uma bateria nova de 65Ah correspondem a um ritmo de carga de C/7 (65Ah/7h = 9A). Isto é muito abaixo do ritmo de carga a que foi feito o estudo (C/1). Mesmo a 32A dos 230VAC estamos a falar de 18A para a bateria que é C/3,5.

O problema acontece mais nas cargas rápidas (carga até 2C) e na regeneração (1C a 2C), a temperaturas relativamente baixas.

Eu entendo que a deposição de lítio acontece porque a temperatura não permite que este se combine com o ânodo a correntes elevadas devido à menor velocidade das reações químicas que acontece a temperaturas baixas. A deposição é irreversível.

A temperatura ideal depende naturalmente da química específica de cada célula e eu acredito que no Leaf a temperatura ideal ande entre os 15-20C. Se acreditarmos que o LBC protege a bateria desta situação, então podemos assumir que a temperatura ideal poderá ser ainda inferior, pois a deposição de lítio só acontece se a corrente de carga for acima da velocidade das reações químicas, algo que pode ser medido em laboratório.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 out 2014, 00:54
por cromero
Portanto, cargas rápidas no Inverno são desaconselhadas, e regenerações fortes também. Passei o Verão a conduzir em modo B, passarei, com o frio, a conduzir em modo D. Estou a pensar bem?

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 out 2014, 07:50
por Malm
"Cargas rápidas e regenerações fortes no inverno são desaconcelhadas" - Tudo depende da temperatura a que tiveres o pack. Se ficar de noite na garagem e no dia anterior tiver andado bastante, a temperatura do pack de manhã vai ser muito superior à temperatura exterior. Eu diria semre que tiver o pack a temperaturas inferiores a 15º C, cargas rápidas e regenerações fortes são desaconcelhadas.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 out 2014, 08:22
por cromero
Entendido. Obrigado, Malm

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 out 2014, 09:38
por mjr
Tendo em conta aquilo que se conhece da degradação do pack em locais frios, eu diria que o LBC protege bem a bateria para a deposição de lítio, e por isso não deveria ser algo que nos preocupasse.

O caso do Steve Marsh, que perdeu a terceira barra quase com 200000km mostra que o pack se aguenta bem em condições de uso contínuo a baixas temperaturas, com duas cargas rápidas diárias e o resto do tempo a andar ou a carregar em modo lento. Na verdade a degradação do pack dele deve ter mais a ver com temperaturas elevadas do pack do que com o frio, pois com este nível de uso o pack nunca arrefece.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 out 2014, 10:37
por cromero
mjr Escreveu:Tendo em conta aquilo que se conhece da degradação do pack em locais frios, eu diria que o LBC protege bem a bateria para a deposição de lítio, e por isso não deveria ser algo que nos preocupasse.

O caso do Steve Marsh, que perdeu a terceira barra quase com 200000km mostra que o pack se aguenta bem em condições de uso contínuo a baixas temperaturas, com duas cargas rápidas diárias e o resto do tempo a andar ou a carregar em modo lento. Na verdade a degradação do pack dele deve ter mais a ver com temperaturas elevadas do pack do que com o frio, pois com este nível de uso o pack nunca arrefece.
Isso quer dizer, mjr, que para as temperaturas de Inverno no Porto, com casos pouco frequentes de temperatura negativa, a malta dos Leaf não deve preocupar-se com esta questão? Nunca fiz uma carga rápida e não sei quando farei alguma, o que significa que, quando o frio apertar, o pack vai mesmo descer de temperatura. Será ou não, com o frio, aconselhável desactivar o modo B de condução? Uma das coisas que eu vejo no meu Leaf (que está sempre no modo B) quando desacelero fortemente ou travo, são os círculos de regeneração completamente preenchidos, o que equivale, ao que me dizem, a uma carga rápida instantânea. O que me aconselham? Também posso, no Inverno, manter o carro na garagem, onde as temperaturas não descem abaixo dos 16/17 graus. Isto de tratar bem um carrinho eléctrico dá algumas preocupações.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 out 2014, 10:46
por mjr
A deposição de lítio penso que só acontece durante períodos mais longos de carga, quando a velocidade das reações não permite que o lítio se combine com o ânodo. Pequenos picos de carga como acontece na regeneração não deve ser problemático.