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Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 09 out 2014, 10:49
por cromero
mjr Escreveu:A deposição de lítio penso que só acontece durante períodos mais longos de carga, quando a velocidade das reações não permite que o lítio se combine com o ânodo. Pequenos picos de carga como acontece na regeneração não deve ser problemático.
ok

Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 09 out 2014, 10:50
por VETL
mjr Escreveu:A deposição de lítio penso que só acontece durante períodos mais longos de carga, quando a velocidade das reações não permite que o lítio se combine com o ânodo. Pequenos picos de carga como acontece na regeneração não deve ser problemático.
Além de que, quando a temperatura baixa, o Leaf diminui fortemente ou desactiva a capacidade de regeneração, quer tenha ou não o ECO ou o B activados.
Portanto ao nível do frio ele está bem protegido e não há que ter preocupações...
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 09 out 2014, 10:59
por cromero
Esclarecido. Vou manter o modo B
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 09 out 2014, 12:36
por Orlando
Por isso eu vou continuar apenas com cócegas às minhas baterias...
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 out 2014, 10:35
por Malm
Ontem esteve um dia bastante frio e o meu carro praticamente não andou. Acho que ontem teria, pela meia-noite, as baterias a 16º C, coisa assim. Parei o carro a essa hora na garagem com 19% de SoC e 329 de voltagem total. Sempre que tive essa voltagem total o carro com 19% ele chegou aos 0%, pelo que assumo que ele tinha de facto, mais uma vez e com esses 19%, energia para chegar aos 0% de SoC. Hoje de manhã fui ver quanto ele tinha consumido e o valor que lá estava era 14,08 kWh.

. Eu até estava desconfiado que ele me carregaria um pouco mais que o normal, pois já há uns tempos que ando com esta ideia que ele consome significativamente mais energia da rede quando começa o carregamento muito frio (desconfio que o processo de carregamento se torna bastante menos eficiente). Mas 14,08 kWh para 81% nunca imaginei. Isso quer dizer que se eu ontem o tivesse levado ao 0% (e estou convicto por tudo o que conheço do carro que ele ia mesmo até lá, é muito raro que isso não aconteça atualmente e para isso acontecer ele tem de me dar uma barra extra quando chega aos 30 e tal por cento, coisa que não aconteceu) eu gastaria da rede 17,38 kWh. O máximo que eu o vi carregar até ontem, desde que o tenho foi qualquer coisa como 16,6 kWh. E como também já sabem, por vezes com um segundo carregamento eu posso colocar lá mais 0,5 kWh da rede, o que neste caso me levaria para um valor próximo dos 18 kWh.
Fico com esta ideia mais reforçada, que a temperatura inicial do pack afeta de forma significativa o rendimento do processo de carregamento, e que se eu quiser (com um carro com 3 anos e 7 meses, com 72.000 km) eu consigo fazer um carregamento completo que me gasta mais de 17,5 kWh da rede.
Outra coisa que também pode contribuir para ter carregamentos com valores mais altos é o equilíbrio do Pack. Parece-me mais equilibrado agora, pois também não me lembro de a 329 de voltagem total ter uma diferença de apenas 0,05V entre as células.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 out 2014, 11:57
por mjr
Curioso, com o Leaf não noto qualquer diferença de rendimento nos carregamentos a frio (moderado...) ou a quente.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 out 2014, 09:47
por mjr
Atenção que o teste da tomada deve ser feito desde morto, ou no caso do iMiEV garantir que a tensão das células está abaixo dos 3V, pelo menos. Noutras condições é possível fazer suposições, mas são sempre estimativas.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 out 2014, 11:37
por mjr
Entre 25ºC e 15ºC a diferença deve ser mínima durante as cargas lentas. Numa carga rápida ainda aceito que devido à (pouco) maior resistência interna do pack haja uma perda significativa de eficiência, mas ao nível de corrente de uma carga lenta a diferença deveria ser mínima, abaixo de 1%. Como é no Leaf.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 20 out 2014, 17:30
por Orlando
O que achas desta fórmula do Blue Lightning para validar a capacidade dum Imeiv?
Claro que me vais dizer que o SOC 36.5% não é igual em todos e temos é que levá-los ao 0%.
1-
Capacidade da Bateriea = 100 x 0.812 x "Consumo kW-h" / (100 - SoC inicial)
Exemplo, SoC antes de carga : 36.5 %, carga no medidor de energia na tomada, depois de recarga à 100% : 12.74 kW-h.
Capacité Batterie = 100 x 0.812 x 12.74 / (100 - 36.5) = 16.28 kW-h
0.812 é a eficiência de carga, a relação 100 x "Mur kW-h" / (100 - SoC inicial) corresponde à energia na tomada para racarga à 100 % duma bateria que estaria vazia.
O que tem piada é que ele afirma que o carregamento tem mais eficácia a 10a(87%) do que a 16a(81%).
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 20 out 2014, 22:08
por Malm
O meu carro, neste momento, os seus 0 aos 100% são menos energia que aquilo que ele consegue realmente carregar. Mas há um ano os 0 aos 100% correspondiam a bem mais do que podia carregar (por isso me chegou a parar com 14,5%). Essa fórmula iria dar-me no dia 28 de fevereiro qualquer coisa com 17 kWh de capacidade e no dia a seguir 14 kWh de capacidade. Eu só preciso de saber se vai dos 0 aos 100% e se a barra dos 54% aos 59% carrega da parede 0,622 kWh. Se isso acontecer anda o mesmo que um novo. O meu carro carrega cerca de 0,550 kWh dos 54% aos 59% e faz dos 0 aos 100%. Ou seja, menos 12%, que um novo.