Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 04 jan 2021, 16:46

alexmol Escreveu:
04 jan 2021, 16:19
Será que vão ter essa opção cá em Portugal ?
Se o nosso modelo não é impedimento para tal, os restantes OPCs não quererão fazer o mesmo?
O modelo *é* impedimento para fazer isto. O que o OPC terá de fazer é acordar com um CEME em exclusividade para os pagamentos ad-hoc (uma vez que não vais poder escolher - como é óbvio) e será esse CEME a fazer o circuito normal do modelo.

O que eu queria dizer é que mesmo uma má rede (a rede corri-dor parecia funcionar pior que a MobiE, se é que isso era possível :roll: ) tinha há vários anos meios de pagamento simples. Tinham quase tudo: via telemóvel no local, RFID pré-pagos que se vendiam ao balcão, contratos com cartões como os nossos, contratos com mensalidades e valores mais baixos por carregamento, etc. E isto há vários anos.
Ah, e tinham valores finais afixados no posto. Coisa "ispantosa" :mrgreen:
Ah, e há vários anos que era possível usar operadores de roaming europeu também nesses postos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 04 jan 2021, 16:50

OCasal Escreveu:
04 jan 2021, 13:21
Perguntou-me que solução teria para abastecer o carro, mas fiquei sem solução para o ajudar...
Então e a solução óbvia? Uma tomada em casa ou no trabalho?

A pagar com dinheiro conheço um sítio (oficiosamente): na estação de serviço da ponte D. Luís (2 PCR).
A minha esposa uma vez esqueceu-se do cartão em casa e foi lá esperar por alguém que lhe emprestasse cartão (pagando, claro).
O senhor da loja no interior foi quem lhe emprestou e disse que já várias vezes teve que o fazer a pessoas que se esqueceram.
No fim ele fez a conta ao custo com cartão dele e recebeu o dinheiro.
Mas por favor não façam disto sistema.

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rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 04 jan 2021, 19:21

OCasal Escreveu:
04 jan 2021, 13:21
Ontem na Praça Velasquez um condutor com um Kauai electrico, carro de cortesia, queria carregar e não tinha cartão. Pelo que percebi é condutor de carro a combustão e tinha-lhe sido entregue aquele veículo. Perguntou-me que solução teria para abastecer o carro, mas fiquei sem solução para o ajudar...
Muito mal também esteve o concessionário que deveria ter a obrigação de fornecer um cartão ou, no minimo, informar o condutor para os requisitos nos carregamentos... Pelo menos não fazia a pessoa em questão andar a perder tempo.
BrunoAlves Escreveu:
04 jan 2021, 16:46

O modelo *é* impedimento para fazer isto. O que o OPC terá de fazer é acordar com um CEME em exclusividade para os pagamentos ad-hoc (uma vez que não vais poder escolher - como é óbvio) e será esse CEME a fazer o circuito normal do modelo.

O que eu queria dizer é que mesmo uma má rede (a rede corri-dor parecia funcionar pior que a MobiE, se é que isso era possível :roll: ) tinha há vários anos meios de pagamento simples. Tinham quase tudo: via telemóvel no local, RFID pré-pagos que se vendiam ao balcão, contratos com cartões como os nossos, contratos com mensalidades e valores mais baixos por carregamento, etc. E isto há vários anos.
Ah, e tinham valores finais afixados no posto. Coisa "ispantosa" :mrgreen:
Ah, e há vários anos que era possível usar operadores de roaming europeu também nesses postos.
Muitas vezes os impedimentos estão mais na vontade de fazer alguma coisa do que noutro aspecto qualquer.

Apesar de tudo, a BMW charging já há muitos tempo que apresenta aos seus clientes 2 tarifas, uma por kWh e outra por minuto, em função daquilo que o OPC definiu para o posto.

A questão do registo está a montante dos carregamentos e querendo o CEME, poderá tornar este processo mais simples.

Fica apenas a faltar a activação do carregamento através da aplicação (que pelo que me tenho apercebido estará em desenvolvimento da miio), algo que já foi possivel em alguns postos no passado.

Claro que aqui temos, mais uma vez o dedo da incompetência da mobi.e, que andou a despedicar dinheiro e tempo com o desenvolvimento da sua aplicação, quando nunca o deveria ter feito.

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zeuz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 04 jan 2021, 20:25

RJSC Escreveu:
04 jan 2021, 16:50
OCasal Escreveu:
04 jan 2021, 13:21
Perguntou-me que solução teria para abastecer o carro, mas fiquei sem solução para o ajudar...
Então e a solução óbvia? Uma tomada em casa ou no trabalho?
Passava mais tempo a carregar o carro do que a o experimentar! :lol:
RJSC Escreveu:
04 jan 2021, 16:50
OCasal Escreveu:
04 jan 2021, 13:21
Perguntou-me que solução teria para abastecer o carro, mas fiquei sem solução para o ajudar...
A pagar com dinheiro conheço um sítio (oficiosamente): na estação de serviço da ponte D. Luís (2 PCR).
A minha esposa uma vez esqueceu-se do cartão em casa e foi lá esperar por alguém que lhe emprestasse cartão (pagando, claro).
O senhor da loja no interior foi quem lhe emprestou e disse que já várias vezes teve que o fazer a pessoas que se esqueceram.
No fim ele fez a conta ao custo com cartão dele e recebeu o dinheiro.
Mas por favor não façam disto sistema.
Ora aí está uma oportunidade de negócio! Montar uma banquinha ao lado de um PCR e aguardar que surja alguém sem cartão... depois é uma questão de determinar o valor do kWh pela cara de desespero do "João Esquecido"! :mrgreen:
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zeuz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 04 jan 2021, 20:26

rimsilva Escreveu:
04 jan 2021, 19:21
OCasal Escreveu:
04 jan 2021, 13:21
Ontem na Praça Velasquez um condutor com um Kauai electrico, carro de cortesia, queria carregar e não tinha cartão. Pelo que percebi é condutor de carro a combustão e tinha-lhe sido entregue aquele veículo. Perguntou-me que solução teria para abastecer o carro, mas fiquei sem solução para o ajudar...
Muito mal também esteve o concessionário que deveria ter a obrigação de fornecer um cartão ou, no minimo, informar o condutor para os requisitos nos carregamentos... Pelo menos não fazia a pessoa em questão andar a perder tempo.
Bem visto!
Estou a pensar ir fazer um test-drive a um BMW M2 CS, por isso vou pedir o cartão frota para poder abastecer e experimentar o carro à vontade... 8-)
E a ver se não me esqueço de perguntar de que lado fica o bocal de enchimento... :)
rimsilva Escreveu:
04 jan 2021, 19:21
Muitas vezes os impedimentos estão mais na vontade de fazer alguma coisa do que noutro aspecto qualquer.
Errr... então todas as discussões tidas aqui no fórum à volta deste tema não são demonstre de vontade de fazer algo para mudar ?
rimsilva Escreveu:
04 jan 2021, 19:21
Fica apenas a faltar a activação do carregamento através da aplicação (que pelo que me tenho apercebido estará em desenvolvimento da miio), algo que já foi possivel em alguns postos no passado.
Já escrevi algures aqui... se não fosse a Miio estavamos na m*rda!
rimsilva Escreveu:
04 jan 2021, 19:21
Claro que aqui temos, mais uma vez o dedo da incompetência da mobi.e, que andou a despedicar dinheiro e tempo com o desenvolvimento da sua aplicação, quando nunca o deveria ter feito.
Porque não ? Que desperdiçaram dinheiro é óbvio, mas porque não podiam ser eles a disponibilizar aquilo que a Miio nos disponibiliza ?

Podiam disponibilizar uma App para controlo dos carregamentos, que depois seria personalizada (branding) por cada CEME.
A Mobi.e teria uma fonte de rendimento vinda do suporte/desenvolvimento da App.
Os CEME teriam uma App para oferecer aos seus clientes sem gastar dinheiro a fazerem a sua App.
Os CEME que não quisessem a App da Mobi.e podiam optar por desenvolver a sua App ou fazerem como estão a fazer agora.
( estás a tirar notas, @rafaelferreirapt ? :mrgreen: )
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mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 04 jan 2021, 20:42

jfr2006 Escreveu:
04 jan 2021, 10:46
E neste momento está tudo off... Fantástico modelo, maravilha patrocinada pela mobie
Da informação que recolhi os postos estavam operacionais a essa hora,apesar de na Miio indicar em baixo. Não conseguiste carregar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 04 jan 2021, 21:16

mjr Escreveu:
04 jan 2021, 20:42
jfr2006 Escreveu:
04 jan 2021, 10:46
E neste momento está tudo off... Fantástico modelo, maravilha patrocinada pela mobie
Da informação que recolhi os postos estavam operacionais a essa hora,apesar de na Miio indicar em baixo. Não conseguiste carregar?
Quando cheguei ao posto, já aparecia operacional no Miio

FullElectric
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 04 jan 2021, 22:57

zeuz Escreveu:
04 jan 2021, 20:25
RJSC Escreveu:
04 jan 2021, 16:50
A pagar com dinheiro conheço um sítio (oficiosamente): na estação de serviço da ponte D. Luís (2 PCR).
A minha esposa uma vez esqueceu-se do cartão em casa e foi lá esperar por alguém que lhe emprestasse cartão (pagando, claro).
O senhor da loja no interior foi quem lhe emprestou e disse que já várias vezes teve que o fazer a pessoas que se esqueceram.
No fim ele fez a conta ao custo com cartão dele e recebeu o dinheiro.
Mas por favor não façam disto sistema.
Ora aí está uma oportunidade de negócio! Montar uma banquinha ao lado de um PCR e aguardar que surja alguém sem cartão... depois é uma questão de determinar o valor do kWh pela cara de desespero do "João Esquecido"! :mrgreen:
Tás maluco, receber dinheiro a vender carregamentos num posto em espaço de acesso público???
Leva já com uma queixa na ENSE, ERSE, MOBI.E, adc, OPC, CEME, MA, MAI, CM, PR, PM, PJ e CEF :lol:

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zeuz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 04 jan 2021, 23:14

FullElectric Escreveu:
04 jan 2021, 22:57
zeuz Escreveu:
04 jan 2021, 20:25
RJSC Escreveu:
04 jan 2021, 16:50
A pagar com dinheiro conheço um sítio (oficiosamente): na estação de serviço da ponte D. Luís (2 PCR).
A minha esposa uma vez esqueceu-se do cartão em casa e foi lá esperar por alguém que lhe emprestasse cartão (pagando, claro).
O senhor da loja no interior foi quem lhe emprestou e disse que já várias vezes teve que o fazer a pessoas que se esqueceram.
No fim ele fez a conta ao custo com cartão dele e recebeu o dinheiro.
Mas por favor não façam disto sistema.
Ora aí está uma oportunidade de negócio! Montar uma banquinha ao lado de um PCR e aguardar que surja alguém sem cartão... depois é uma questão de determinar o valor do kWh pela cara de desespero do "João Esquecido"! :mrgreen:
Tás maluco, receber dinheiro a vender carregamentos num posto em espaço de acesso público???
Leva já com uma queixa na ENSE, ERSE, MOBI.E, adc, OPC, CEME, MA, MAI, CM, PR, PM, PJ e CEF :lol:
Mas não estaria a vender energia... estaria a vender o direito a utilizar o meu cartão, por um determinado período de tempo! :mrgreen:
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 04 jan 2021, 23:49

zeuz Escreveu:
04 jan 2021, 23:14
FullElectric Escreveu:
04 jan 2021, 22:57
zeuz Escreveu:
04 jan 2021, 20:25



Ora aí está uma oportunidade de negócio! Montar uma banquinha ao lado de um PCR e aguardar que surja alguém sem cartão... depois é uma questão de determinar o valor do kWh pela cara de desespero do "João Esquecido"! :mrgreen:
Tás maluco, receber dinheiro a vender carregamentos num posto em espaço de acesso público???
Leva já com uma queixa na ENSE, ERSE, MOBI.E, adc, OPC, CEME, MA, MAI, CM, PR, PM, PJ e CEF :lol:
Mas não estaria a vender energia... estaria a vender o direito a utilizar o meu cartão, por um determinado período de tempo! :mrgreen:
Pois, é isso que faz o Continente e já levou com uma queixa em cima.

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