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Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 17 abr 2015, 23:54
por RJSC
A variação não devia ser tão grande mas é natural que a taxas de descarga mais elevadas não se consiga retirar a mesma energia.
Só na parte elétrica as perdas de calor por efeito de Joule aumentam com o quadrado da corrente, fora fenómenos químicos que me escapam.
Aqui está um conjunto de curvas de descarga para uma mesma célula de lítio a várias taxas de descarga diferentes:

Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 abr 2015, 16:35
por Malm
Confirma-se que uma descarga mais intensa faz reduzir a energia utilizável no pack (por carga completa). Nesta viagens a Viseu, devido diferença de desnível, pode estar aqui parte da explicação da diferença encontrada. Se à ida é quase sempre a subir e portanto o consumo rondará os 150 Wh/km, já no sentido inverso o consumo rondará os 70/80 Wh/km. Obrigado pela informação RJSC.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 abr 2015, 16:38
por VETL
RJSC Escreveu:A variação não devia ser tão grande...
Em packs mais pequenos, estas nuances acabam por se notar mais.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 abr 2015, 16:42
por Malm
E comigo a conduzir ainda mais se devem notar, porque muitas vezes faço muitos quilómetros com consumos muito baixos. Na viagem de Viseu para Tábua, apesar de um consumo médio de 70 Wh/km, na verdade na maioria da viagem o consumo é bastante inferior, só que lá se têm de fazer duas ou três subidas de 500 metros e a média sobe para os tais 70.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 abr 2015, 17:08
por BECOOL
Malm Escreveu:apesar de um consumo médio de 70 kW/km
Não serão 70wh/km?

Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 abr 2015, 18:09
por Malm
BECOOL Escreveu:Malm Escreveu:apesar de um consumo médio de 70 kW/km
Não serão 70wh/km?

Exato, wh/km. Corrigi as mensagens em que tinha colocado as unidades mal. Obrigado pela correção.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 abr 2015, 19:36
por mjr
RJSC Escreveu:A variação não devia ser tão grande mas é natural que a taxas de descarga mais elevadas não se consiga retirar a mesma energia.
Só na parte elétrica as perdas de calor por efeito de Joule aumentam com o quadrado da corrente, fora fenómenos químicos que me escapam.
Aqui está um conjunto de curvas de descarga para uma mesma célula de lítio a várias taxas de descarga diferentes:

Nos VEs, o máximo anda por volta dos 4C pelo que o efeito de Peukert não se deveria notar tanto (menos Ah retirados do pak). O que pode haver é uma perda de energia por efeito de Joule, onde a tensão em carga baixa consideravelmente sendo necessário mais corrente para compensar.
Este efeito vê-se claramente neste gráfico da célula do Leaf:
Os Ah são praticamente iguais mesmo a taxas de descarga mais elevadas, mas a energia retirada do pack é naturalmente menor devido ao abaixamento da tensão.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 27 mai 2015, 12:54
por RNM
Malm Escreveu:Lembro que o ano passado obtive 36,4 Ah de capacidade restante, ou seja, considerando 50 como valor inicial, 27,2% menos.
As LEV 50 dão 46 Ah, descarregadas até 3,47 V (última média de tensão do teu pack) e 47,5 Ah, até 3,3 V (os tais 5%).
O que daria 20,9% ou 23,4% menos de capacidade.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 05 jul 2015, 23:54
por Malm
As férias estão quase a chegar. Tempo não vai faltar para finalmente chegar ao bicentenário. Podem começar a contagem decrescente.
Amanhã é dia de ir a Coimbra. Ida e volta, 120 km no total. Vou usar e abusar do ar condicionado. Irei restabelecer a carga a valores próximos de 100% em Coimbra para poder chegar bem longe da tartaruga. Vamos lá ver se tudo funciona capaz de manter as temperaturas na bateria abaixo dos 25ºC.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 06 jul 2015, 00:40
por Filipe
Malm Escreveu:As férias estão quase a chegar. Tempo não vai faltar para finalmente chegar ao bicentenário. Podem começar a contagem decrescente.
Amanhã é dia de ir a Coimbra. Ida e volta, 120 km no total. Vou usar e abusar do ar condicionado. Irei restabelecer a carga a valores próximos de 100% em Coimbra para poder chegar bem longe da tartaruga. Vamos lá ver se tudo funciona capaz de manter as temperaturas na bateria abaixo dos 25ºC.
Ai Malm, e eu que ainda tive esperanças de o comemorar antes do Natal de 2014
