Viagem a Coimbra (6/7/2015)
A viagem iniciou-se com 99,5% de SoC (recusou-se a carregar mais que isso), com 21,5 ºC de média nos sensores de temperatura, como se pode observar a seguir. Seriam 9:30 da manhã.
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As células tinham este aspeto:
A primeira paragem em Coimbra foi no Hipercor de Coimbra. À chegada era este o panorama:
Ou seja, uma hora e cinco minutos de viagem, 54 km percorridos, gastei 6.717 Wh e regenerei 1.059 Wh. Ou seja, gastei efectivamente apenas 5.658 Wh. Desses 5.568 Wh, 499 Wh foram utilizados no ar condicionado que foi ligado no máximo toda a viagem. Não é mentira, à chegada a Coimbra a temperatura (média dos 66 sensores) era de 18,6 ºC (menos 2,9 ºC do que à saída de Tábua). O consumo foi de 105 Wh/km, como a AC desligado teria sido apenas 96 Wh/km. Gastei (99,5%-52%) 47,5% de SoC. Isto quer dizer que o carro esta à considerar 11,91 como 100% de SoC (em condições pouco exigentes, como foi o caso, dado que o desnível é claramente favorável, ele costuma considerar 12 kWh de há uns tempos para cá).
Hora de carregar, no parque de estacionamento do Hipercor de Coimbra. No final do carregamento era este o panorama:
Não liguem ao tempo e aos valores de energia, são apenas da parte final do carregamento. Seguiu-se um pequeno percurso até ao ISEC, onde estive umas duas horas e meia. Estive uma meia hora parado a fazer tempo, tendo aproveitada alguma carga para arrefecer as baterias. Assim, o SoC desceu até aos 90%, e a temperatura das baterias até 21 ºC. O carro ficou depois uma hora e tal à sombra, entregue a si mesmo, e quando voltei a temperatura das baterias estava em 23,2 ºC e o SoC tinha reajustado (surpresa que o não devia ter sido, porque ele faz-me isto muitas vezes) para 85%. Hora então de regressar, pena que o Canion tenha travado a 5 km de chegar. Fica então apenas o registo do SoC e da temperatura à chegada:
No regresso gastei 61,5 % de SoC. Isso quer dizer que no total da viagem gastei 109% de SoC. Ou seja, com AC ligado não dá para ir e voltar sem carregar em Coimbra, sem AC ligado dá mesmo nos limites, a tocar os 0,5% de SoC. Foram 111 km no total.
Agora gráfico da variação da temperatura durante a viagem (valores apenas retirados quando o carro esteve ligado, a viagem começa às 3:30):
E do SoC:
E por fim da variação de altitude nos últimos 100 km:
A temperatura ambiente terá chegado a valores máximos próximos dos 30 ºC, durante o dia.